Ele persistiu e conseguiu a tão sonhada vaga no cargo público

Conheça a história de Diego Barroso, aprovado para o cargo de Técnico Administrativo no concurso UFPA

Deixe seu like:

Avatar


21/06/2021 | 05:57Atualizado há 1000 dias

Natural da terra do Caruru e da Maniçoba, o belenense Diego Barroso sempre sonhou em ingressar no serviço público por três motivos: gosta da adrenalina do processo de preparação para um concurso; a estabilidade; e poder fazer a diferença no serviço público, contribuindo de alguma forma para a sociedade.

Uma vaga na Universidade Federal do Pará (UFPA) sempre esteve no radar dele. A primeira tentativa foi em 2015. Ainda era iniciante no mundo dos concursos e foi eliminado por não atingir a pontuação mínima nos conhecimentos específicos.

Nem por isso o sonho havia arrefecido ou morrido. “Em 2016 prestei o concurso pela segunda vez. Foi quando adquiri o material do Gran Cursos Online. Após dois meses de preparação intensa, até mesmo por estar desempregado, consegui a aprovação no cadastro de reserva”.

Em 2018 surgiu novamente a oportunidade de ingressar como servidor na UFPA. Segundo Diego, ele reforçou os principais conteúdos por meio de videoaulas, exercícios e leitura e conseguiu a aprovação dentro do número de vagas imediatas, acertando 48 de um total 50 questões.

Saber administrar o tempo provavelmente tenha sido um dos principais desafios. “Eu era servidor temporário no sistema penal estadual. Trabalhava de 7h às 13h. À tarde, entre 14h às 18h, me dedicava junto a uma turma de exercícios. E à noite, entre 18h30 às 21h30, cursava o 4º semestre do curso de Administração na UFPA. Durante o final de semana, reforçava os estudos com as videoaulas do Gran e maratonas de exercícios presenciais”.

Ao ver o nome na lista dos aprovados na 12º colocação, Diego Barroso descreve a sensação como de dever cumprido. “Percebi que todo meu investimento foi recompensado e que nunca devemos desistir dos nossos objetivos”.

Aos concurseiros de plantão que estão sonhando e se preparando para uma vaga no serviço público, Diego dá três excelentes dicas:

“A primeira dica é definir como meta o cargo e órgão que se deseja ingressar. Não aconselho estudar para muitos concursos com conteúdos diferentes ao mesmo tempo. Você pode até conseguir um bom desempenho, porém dificilmente terá aquele algo mais necessário para a aprovação. A segunda dica é a disciplina. Organize uma parte do seu tempo durante a semana para assistir videoaulas, ler apostilas e resolver questões. E a última dica é a persistência. Não desanime com uma reprovação, mesmo que esta seja por pouco”.

 

 

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online