Conheça Mariana Vieira: Aprovada em dois cargos da SEEDF

“Optei pela carreira pública principalmente pela segurança proporcionada pela estabilidade"

Avatar


17 de abril3 min. de leitura

Mudar vidas é e sempre será o objetivo do Gran Cursos Online. E não foi diferente com a Mariana Lopes de Oliveira Vieira, aprovada em 10ª lugar para o cargo de Professora de Educação Básica e em para o cargo de Monitora de Gestão Educacional, ambos pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

O grande motivo que fez com que Mariana optasse pela carreira pública foi a sonhada estabilidade que todos querem.

“Optei pela carreira pública principalmente pela segurança proporcionada pela estabilidade. Eu comecei a estudar 6 meses antes de me formar em Biologia. Ao total, foram 2 anos de estudo antes de conseguir ser aprovada”.

Ela aproveitou o período de pré-edital para conciliar os estudos para o cargo de Professora com matérias voltadas para a FUNAI. Mas sua rotina se tornou ainda mais intensa e focada na área de educação.

“Antes do edital me dediquei exclusivamente para os estudos para o concurso de professor da SEEDF por aproximadamente 6 meses. Os boatos sobre a saída de edital eram vários, mas não se concretizavam. Decidi intercalar os estudos para a SEEDF com estudos para outros concursos que foram aparecendo, como o de Oficial de Chancelaria e o concurso da FUNAI. Após a saída do edital, saí do emprego que tinha em uma ONG e decidi me dedicar exclusivamente para o concurso de professor da SEEDF novamente. Antes da saída do edital, estudava mais por meio de leitura das teorias ou de visualização de video-aulas. Após a saída do edital, revisava os assuntos que acreditava serem mais importantes e fazia mais questões de concursos anteriores da área de educação”.

Ter disposição como Mariana é primordial, mas também é fundamental aprender com os melhores professores e matérias que sejam completamente direcionados para a carreira desejada. Foi aí que o Gran Cursos Online fez toda a diferença na vida de Mariana.

“O Gran Cursos Online conta com profissionais experientes, que geralmente enfocam em assuntos que já sabem (por análises de concursos anteriores) que vão estar presentes na prova. Além disso, essa experiência deles também ajuda a nos ensinar as formas em que o assunto costuma aparecer, inclusive famosos “peguinhas” (questões que nos induzem a marcar um item de forma incorreta). Creio ser muito importante que os candidatos a concurso tentem compreender a melhor forma que aprendem. Eu precisei intercalar períodos de aulas presenciais com as aulas online, pois as aulas presenciais me ajudavam a sanar algumas dúvidas mais específicas. Sempre que possível, estudava em bibliotecas públicas pois as distrações nesses ambientes são bem menores do que as que tinha em casa. São alguns fatores que foram determinantes para mim, mas não são iguais para todos”.

Quem chega lá é porque já sabe o caminho, e quem sabe o caminho tem muito a ensinar a quem também quer alcançar sua aprovação. Mariana recomenda:

“Acredito que a dica mais importante é: estudem português! O português é uma matéria que sempre está presente em todos os concursos, em uma quantidade de questões acima da maioria. É uma matéria menosprezada por muitos candidatos, e que cada questão que você deixa de errar te põe muito a frente de seus candidatos. Essa dica é especialmente importante em provas do CEBRASPE, em que uma questão errada anula uma certa. Além disso, saber bem português é essencial para se sair bem em concursos com questões dissertativas ou redação. Outra dica é respeitar seu ritmo. Mesmo para aqueles que se dedicam exclusivamente aos estudos, nem todos os dias serão de igual rendimento. É melhor estudar menos tempo com qualidade, do que muitas horas intercaladas com redes sociais e outras distrações. Caso possível, sugiro que façam outras provas antes daquela “dos sonhos”. Sentir o clima de um ambiente de prova de concurso e administrar o tempo de resolução da prova são duas coisas que aprendemos muito ao fazer várias provas. Acredito que o fato de ter feito a prova de Monitor me deu a confiança que precisava para ser aprovada na prova de professor da SEEDF. Antes da prova de Monitor, estava estudando, mas na verdade não acreditava ser capaz de ser aprovada em uma prova elaborada pelo CEBRASPE. O concurso de Monitor tinha muitas matérias parecidas com a de Professor. Achar a prova de Monitor fácil me fez acreditar que seria capaz de ser aprovada na prova de Professor; e ao final acabei sendo aprovada nos dois concursos. Por fim, sugiro que tentem realizar atividades físicas pelo menos duas vezes por semana. São momentos em que é possível relaxar o corpo e a mente. Dissipar a tensão acumulada”.

 

Avatar


17 de abril3 min. de leitura