Conhece o Power BI ?

Olá pessoal, tudo bem?

Nesse artigo vamos falar da ferramenta POWER BI, já tem sido cobrada nos editais e esperamos mais questões em breve. Sendo assim vamos entender para o que ela serve e ver um pouco do seu funcionamento.

O Power BI é uma solução da empresa Microsoft que tem a finalidade apoiar na análise de dados de maneira prática e sem muitas complicações. É um tipo de ferramenta classificada no hall das soluções de Data Discovery, similar ao antigo QlikView e ao QlikSense.

Essas ferramentas apesar de terem até o nome BI no nome, como o caso do Power BI, não são ferramentas clássicas de um mundo BI pois não necessitam da complexidade de construção de Data Marts ou até mesmo Data Warehouses. As conexões de dados podem ser realizadas em um conjunto de dados simples (por exemplo, planilhas) e efetua cruzamentos para construção de informações para análise.

No caso do Power BI dependendo do modo de licenciamento você poderá conectar com planilhas do Excel, data warehouses locais ou até mesmo fontes de dados na Nuvem.

A ideia principal por trás dessa solução é fornecer funcionalidades de uma ferramenta OLAP clássica, mas sem a complexidade de cargas de dados passando pelo processo de ETL. Por essa facilidade vem ganhando mercado e até mesmo já tem sido exigida nos concursos, como agora no caso do DEPEN.

Consultando a documentação oficial [1] , o Power Bi é dividido em algumas partes, assim descritas:

  • Um aplicativo de desktop do Windows chamado Power BI Desktop.
  • Um serviço SaaS (software como serviço) online chamado de serviço do Power BI.
  • Aplicativos móveis do Power BI para dispositivos Windows, iOS e Android.
  • O quarto elemento, o Servidor de Relatórios do Power BI (versão full), permite publicar relatórios do Power BI em um servidor de relatórios local, depois de criá-los no Power BI Desktop.

Power BI Ecossistema

Existe a aplicação desktop do Windows para computadores, com foco no projeto e publicação de relatórios, pode ser usada offline e tem licença de uso gratuito, para entender mais do licenciamento acesse a documentação [1], além disso existe o servidor de relatórios que exige licenciamento específico e serve de repositório para os painéis desenvolvidos, e opcionalmente a aplicação para mobile, essa estrutura básica pode ser demonstrada na Figura 1.

Figura 1 – Ecossistema de Soluções Power BI [1]

 

E na figura 2 uma visão de um dashboard desenvolvido no Power BI.

Figure 2 – Painel [2]

 

E vamos ver agora algumas questões sobre o tema, estava achando que o assunto é muito novo e não teria questões ainda? 😀

Vamos usar duas questões para conhecer mais detalhes da ferramenta.

 

Ano: 2019 Banca: COMPERVE Órgão: Prefeitura de Parnamirim – RN Prova: COMPERVE – 2019 – Prefeitura de Parnamirim – RN – Administrador

 

No universo das tecnologias de gestão, tem se destacado o uso de ferramentas de apoio à decisão, inclusive nas organizações públicas. O Power BI é uma dessas ferramentas, permitindo uma ampla modelagem e análise em tempo real para dar suporte ao mecanismo de decisões e à análise de projetos de grupo, de divisões ou de organizações inteiras. Analise as seguintes afirmativas sobre essa ferramenta da Microsoft ®.

I O Power BI tem três elementos: o Desktop, o serviço e o Mobile, todos projetados para permitir a criação, o compartilhamento e o consumo de análises de negócios.

II No Power BI, o fluxo de trabalho comum começa no Power BI Desktop, em que um relatório é criado.

III Os relatórios são publicados no serviço do Power BI e, depois, podem ser compartilhados para outros usuários que consomem as informações por meio do Power BI Mobile.

IV Os blocos de construção básicos no Power BI são os seguintes: visualizações, conjuntos de dados, análises, painéis e blocos.

Das afirmativas, estão corretas

A) I, II e III.

B) II, III e IV.

C) I e IV apenas.

D) II e IV apenas.

Ano: 2018 Banca: COMPERVE Órgão: UFRN Prova: COMPERVE – 2018 – UFRN – Assistente em Administração

Na superintendência de informática de uma universidade federal, o estagiário do setor de desenvolvimento sugeriu disponibilizar para os chefes de departamentos acadêmicos uma ferramenta inovadora que possibilita o gestor se manter atualizado com relação às informações relevantes de sua unidade. Para tanto, bastava utilizar os dados extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (SIGAA). Considerando essa sugestão, analise as frases que o estagiário colocou no tutorial a ser distribuído aos usuários.

I. Se você tiver dados importantes em arquivos do Excel ou CSV, é possível criar um painel do Power BI para disponibilizar as informações.

II. Estando conectado a determinada plataforma, pode-se criar um dashboard automaticamente com base nos dados disponibilizados em Word, Excel, CSV ou PPT.

III. Os arquivos do Power BI podem ser salvos em pastas on line compatíveis ou em um arquivo local.

IV. A importação de dados para o Power BI é feita a partir dos arquivos do Excel ou no formato CSV e PPT.

Para o uso correto do Power BI, estão corretas as frases

A) I e III.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I e II.

Dessa forma encerro esse artigo com essa breve introdução sobre o assunto! Se quiser conhecer mais consulte as referências e os vídeos do Youtube oficiais [2].

O gabarito está logo abaixo. Até mais!

 

GABARITO

  1. LETRA A. Os blocos de construção básicos no power bi: visualizações, conjuntos de dados, relatórios, painéis e blocos.
  2. LETRA A.
    • Item I. CERTO. No Power BI desktop faz-se a conexão com as fontes de dados, em seguida os dados podem ser tratados e relacionados e a partir daí cria-se visuais e relatórios, esses relatórios pode ser enviados para o serviço do Power BI (na nuvem) e lá cria-se os Dashboards(painéis) em uma única página.
    • Item II. ERRADO. Quando citamos os diversos tipos de fontes, não inclui o Power Point (PPT).
    • Item III. CERTO. Os arquivos PBIX (formato padrão) podem ser salvos local, como também em pastas na nuvem (onedrive, Google drive), ou numa rede de computadores.
    • Item IV.ERRADO. Quando citamos os diversos tipos de fontes, não inclui o Power Point (PPT).

 

Referências

 [1] https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/fundamentals/power-bi-overview, Acesso em 11/05/2020.

[2] https://www.youtube.com/user/mspowerbi, Acesso em 10/05/2020.

Professor MSC, Washington Almeida

 

Doutorando e Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1), Professor no Gran Cursos Online e na Universidade de Brasília – UNB. É certificado ISF 27002.

 

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Washington Almeida
Washington Almeida
Analista Judiciário do TRF 1 e professor de T.I do Gran Cursos Online
Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo