Da usina de cana de açúcar ao 2º lugar para o cargo de Agente de Trânsito Municipal

Conheça a história de Antônio do Sacramento, que venceu outros 87 candidatos e alcançou o tão sonhado cargo público

Avatar


04 de maio1 min. de leitura

Morador de Penedo/AL — município a 150 km de Maceió — Antonio do Sacramento trabalhou durante anos numa usina de cana de açúcar. Casado e pai de dois filhos, ele era sempre demitido ao final de cada safra, numa modalidade de contrato denominada de contrato de safra. “Com o passar do tempo eu fui notando que aquela vida não me dava nenhuma estabilidade e que eu precisava de alguma coisa que desse uma qualidade de vida melhor para minha família”.

Como se não bastasse esse cenário incerto, em novembro de 2018 Antonio foi demitido e ficou desempregado. “A vida é uma caixinha de surpresas!”, já dizia um viral de 2007. Sacramento se mudou para a casa da mãe com toda a família e despertou em si o aluno imparável que estava adormecido — já que nunca conseguia focar e manter uma regularidade nos estudos e só estudava quando saía um edital e depois da prova parava.

A oportunidade surgiu quando a Prefeitura de Rio Largo/AL abriu concurso. Desempregado, passou a tratar o horário de estudo como se estivesse trabalhando. “Acordava às 7h e estudava até umas 12h. Depois retornava das 14h às 17h e por fim seguia com meu horário final de estudos das 19h às 22h”. Foram impressionantes 11 horas diárias dedicadas.

Segundo Antonio, os materiais disponibilizados pelo Gran, principalmente as videoaulas do Youtube, foram essenciais para a aprovação. O tempo de aprendizagem era de 70% para as matérias específicas e 30% para a resolução de questões de concursos anteriores.

O resultado não podia ser outro, Antonio Sacramento foi aprovado em 2º lugar para a vaga de Agente de Trânsito na Prefeitura de Rio Largo/AL. “Sem sombra de dúvidas essa dedicação foi responsável para que eu tivesse um aproveitamento muito elevado no dia da prova. De 50 questões eu acertei 48”.

Hoje em dia ele mora no município que trabalha — que além de maior, fica somente a 25 km da capital — e pretende se dedicar a outros certames de níveis estadual e federal como Depen, PRF, PF ou até mesmo PMAL.

Aos concurseiros de plantão, a mensagem que ele deixa é de motivação e persistência.

“Nunca desista e acredite sempre em você. Não espere por apoio de ninguém. Lembre-se sempre que a vida de quem estuda é solitária e no dia da prova só vai ser você. Por isso, dê o seu melhor!”

Avatar


04 de maio1 min. de leitura