2º lugar na CLDF, Lorena Prado destaca “encontre seu método de estudo”!

Avatar


4 de Junho de 2019

“A sensação é sempre de dever cumprido, de estar no caminho certo (…) A aprovação na CLDF foi inacreditável. Olhei várias vezes no site para confirmar se estava certo mesmo. O sabor de ‘não foi em vão’ é indescritível!”

Tais palavras são de Lorena Rezende, aprovada em 2º lugar para o cargo de Técnico Legislativo – Técnico Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), após um ano e meio de dedicação. Nascida e criada em Brasília, ela nunca teve dúvidas de que queria ser uma servidora pública, somente não sabia quando começar a estudar.

Para a concurseira, a inspiração veio de casa, de seus próprios pais e sua tia que são servidores públicos.

A jornada de Lorena se iniciou em abril/maio de 2017, enquanto ela ainda cursava a graduação de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UnB) e realizava estágio em um órgão público. Aliás, a escolha do curso se deu pelo leque de opções de vagas ofertadas em cargos públicos.

Nesse período, ela usava todos os horários livres disponíveis para estudar. Quando não tinha muitas atividades no estágio e ficava ociosa, estudava algo. Quando não tinha aula também usava do tempo para estudar até mais tarde, prologando as horas de estudo até as 22h.

“Sempre que via as pessoas as quais considero bem-sucedidas, na vida profissional e pessoal, são servidores públicos. Nunca nem me imaginei e nem me arrisquei na iniciativa privada”, confessa.

O primeiro concurso público que ela fez foi para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), da qual foi classificada. Posteriormente, também realizou as provas do Superior Tribunal Militar (STM), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério Público da União (MPU). Alcançado a classificação em todos eles e sendo aprovada em 3º lugar no IPHAN.

Quando soube do edital da Câmara Legislativa do Distrito Federal, ela somente adaptou a rotina que já tinha. “Não tive grandes mudanças com o edital na praça, pois já tinha um bom ritmo de estudos que pude adquirir ao longo de um ano. Mantive isso e aumentei as revisões”, conta.

Nas matérias especificas, Lorena aumentou a carga de horas de estudos nas disciplinas de Contabilidade e Regimento Interno da CLDF. Isso porque ela também arriscou-se e realizou a prova de Consultor – Técnico Legislativo da qual foi aprovada, mas fora das vagas.

As técnicas utilizadas por Lorena era estudar por questões e complementar os seus próprios resumos, feitos a partir dos PDFs dos assuntos. “Usei muito as videoaulas quando cansava de escrever e ler para descansar e variar de professor também. É preciso olhar para a matéria de um jeito diferente. Assistia muitos videos online principalmente de resolução de exercícios”, afirma.

“O Gran Cursos disponibiliza muitas aulas de forma gratuita no canal do YouTube e isso, para mim, foi uma oportunidade de conhecer professores diferentes, ouvir uma explicação diferente e perceber uma outra abordagem do assunto. Além do mais, todos os dias, tinha aula sendo transmitida, então eu não tinha desculpas que estava sem material para estudar”.

Ela também destaca a importância dos aulões de véspera. “Os professores dão dicas e macetes dos assuntos fazendo com que estejam frescos na cabeça e ainda recebemos palavras motivacionais”, ressalta.

Lorena Prado dá dicas pontuais para os concurseiros iniciantes:

  • Comece aos poucos, por 2 horas/dia e vai aumentando até 3 horas, 4 horas e isso até pegar o ritmo que deseja;
  • Estude no início as matérias básicas, aquelas que caem em todos os concursos (língua português, direito constitucional e outros);
  • Faça revisões constantes, mesmo que já tenha terminado o conteúdo do edital.

Deixei uma mensagem para aqueles que ainda estão na jornada de estudos querendo almejar novos caminhos e conquistas:

“A dica que eu posso dar é que cada um tem um método de estudo que se encaixa melhor. Não tentar copiar algo só porque deu certo com alguém. Eu prefiro estudar a teoria por PDF primeiro e depois fazer questões. Já tem outros que começam pelas questões e complementam com a parte teórica… cada um tem que testar os métodos e/ou se conhecer para saber qual jeito renderá mais.

Independentemente do método, sabem quem não passa em concurso? Quem não senta e estuda de verdade ou quem desiste no meio caminho. O caminho é árduo, claro, mas com estudos e determinação todos nós podemos alcançar o tão almejado cargo no serviço público”.

[VÍDEO] Mesa-redonda CLDF: bate-papo com os alunos aprovados

 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


4 de Junho de 2019

Tudo que sabemos sobre:

Concurso CLDF