Marcelo Moura alcançou o 1º lugar para Técnico Legislativo da CLDF. Inspire-se!

Avatar


12 de abril3 min. de leitura

Marcelo Moura conquistou com êxito (e muita persistência) o primeiro lugar, na modalidade ampla concorrência, no cargo de Técnico Legislativo – categoria Técnico Legislativo, do último concurso da CLDF – Câmara Legislativa do Distrito Federal. Seleção que foi organizada pela Fundação Carlos Chagas e realizada ano passado.

De acordo com levantamento oficial da banca foram mais de 37 mil candidatos inscritos somente nessa ocupação e quase 100 mil em todo o certame, que também ofertou oportunidades em outros cargos de áreas diversas.

Ao ser questionado sobre o que fez ele sonhar e realmente estudar para ingressar no serviço público, Moura disse que teve como incentivo principal a família. “Tenho alguns parentes servidores públicos”, conta.

“E a impressão que a carreira passa é de tranquilidade por conta das boas remunerações e da estabilidade, além da sensação de estar contribuindo para a sociedade como um todo”, completa.

Para Marcelo ver seu nome ali grifado no topo da listagem, com a relação das notas, foi uma sensação indescritível. “No primeiro momento, você comemora muito, mas demora um tempo pra ficha cair, e é aí que você se lembra dos momentos difíceis e vê que tudo valeu muito a pena”, fala.

“Você tem a sensação de que está escrevendo uma das linhas mais importantes da sua história!”, vibra.

Residente do Distrito Federal desde o nascimento, ele começou a estudar para os certames públicos há 2 anos. Ele conciliava junto a graduação de Ciências Contábeis. “Estudei até o dia da prova da Câmara”, confessa. Segundo ele, o dia a dia era o seguinte: pela manhã, ia as aulas da universidade e à tarde, estudava para concursos. “Quando não há edital divulgado, você pode desacelerar uma ou outra obrigação conforme a necessidade”, conta.

Ele descreveu ainda que em época de avaliações e entrega de trabalhos da faculdade, estudava bem menos para certames públicos.  Já no pós-edital, ele priorizou o concurso e, quando fez a prova, posteriormente, pode focar novamente nos estudos da graduação.

“O importante na hora dos estudos, é ter o maior compromisso e foco possível!”

Sobre a rotina, ele diz que não adaptou, mas que seu processo de estudos eram segmentados em duas fases: “Num primeiro momento, assistia às vídeos-aulas e fazia meus resumos e algumas questões. Quando senti que já havia consolidado o conteúdo, passei menos tempo assistindo aulas e mais tempo fazendo questões”, relata.

Para ele, o que mudou após a publicação do edital foi a mentalidade. Veja o que ele fala, “Uma vez que você sente que a preparação está chegando ao fim, se deve priorizar o estudo de reta final para chegar em alto nível no dia decisivo”.

Marcelo tinha o cronograma que seguia fielmente. Eram 4 horas diárias (sendo alguns dias estudando mais e outros menos), mas essa era a meta dele!

“Nunca ultrapassei e nem fazia 8, 9 e até 10 horas, como dizem alguns concurseiros (…) Eu respeitava meu limite e também dividia meu tempo com pessoas que são importantes para mim: minha família, namorada e amigos”, alerta ele.

Para ele, esse respiro fora do mundo dos concursos públicos foi fundamental para manter a motivação.

Marcelo conta que o Gran Cursos contribuiu significativamente com o início da sua preparação. “Quando se está começando é difícil atentar para aquilo que merece atenção e ignorar aquilo que quase nunca cai”.

A experiência dos professores do Gran Cursos Online, na visão dele, que lidam com a preparação para concursos públicos há muito tempo foi fundamental para direcionar os estudos e alcançar uma posição de referência na seleção.

“Para as disciplinas específicas, respondi muitas questões da banca. Sempre atentando para os meus erros, identificando assuntos que ainda não tinha domínio para estudar mais e revisá-los”, afirma. E quando não encontrava questões sobre o assunto. O que fazia? Ele focava na letra seca da lei, que era o caso do Regimento Interno da CLDF.

Para Marcelo quem passa em concurso não necessariamente é aquele que sabe mais, mas certamente é aquele que fez a melhor prova! “Treine-se para acertar questões, e isso se faz realizando várias até o dia da prova. Faça até cansar, se concentre nisso”, reforça.

Agora, ele aguarda com alegria a convocação para ser nomeado na CLDF. Apesar de ter sido aprovado no cargo dos sonhos da vida dele, Marcelo quer mais. Agora, ele pretende estudar para cargos que exigem o nível superior no âmbito do Legislativo Federal.

Confira algumas dicas do 1º lugar – Técnico Legislativo CLDF:

  • Busque conteúdo de qualidade;
  • Monte um bom planejamento de estudos;
  • Se comprometa a estudar todos os dias (de acordo com a disponibilidade de horário);
  • Resolva muitas questões; e
  • Dê ênfase na leitura de leis secas (quando não houver questões para medir o percentual de acertos/erros).

Marcelo deixa uma mensagem para aqueles que almejam ter um cargo público para chamar de seu:

“Primeiro de tudo, parabéns pela coragem de iniciar a caminhada!

O meu conselho é esforçar-se do jeito que pode, sempre buscando estar em alto nível. Não se preocupe com o quantitativo de horas, estude o máximo que conseguir num nível que não prejudique sua saúde mental.”

 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


12 de abril3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurso CLDF Concurso CLDF 2018