Irailson Alves prestou concurso pela primeira vez e conquistou a aprovação!

Tenha fé e não desista são as dicas do aprovado para os concurseiros.

Avatar


01 de abril2 min. de leitura

Irailson Alves Martins não tinha pretensão de seguir carreira pública, mas sempre teve afinidade para as carreiras policiais. A vida, no entanto, o levou para outros caminhos. Ele estudou e se formou em Engenharia Aeronáutica, mas não era feliz profissionalmente.

Foi uma amiga, Investigadora da Polícia Civil, que o incentivou a realizar a inscrição para o cargo de Investigador da Polícia Civil de São Paulo.

Este foi o primeiro concurso para o qual Irailson se inscreveu. Por causa da rotina puxada, até a primeira fase do concurso ele não teve muito tempo de estudar. Foi quando ele decidiu abandonar tudo e só se preparar para o certame.

A decisão deu certo. Irailson foi aprovado para o cargo de Investigador da PC SP na colocação 483, conquistando 98 pontos na prova oral.

Aprovado no primeiro concurso que fez, ele conta que estudou já com o edital aberto, pois não teve tempo de fazer uma preparação pré-edital. A facilidade de estudar e aprender matérias foi fundamental para ajudá-lo.

Ao iniciar os estudos, a primeira coisa feita por ele foi buscar tudo sobre a banca organizadora do concurso, no caso da PC SP, a Fundação Vunesp. O que a banca mais costuma cobrar e as suas principais características. O próximo passo foi analisar a fundo o edital, separando as matérias essenciais, as quais ele tinha mais dificuldade. Depois dessa análise, o aprovado focou nos conteúdos que seriam mais importantes para o certame.

Sem nunca ter tido contato com as matérias de Direito, Irailson Alves deu atenção especial a elas. Um cronograma contendo duas matérias por dia foi organizado e todos os dias ele dedicava tempo para estudar alguma matéria do Direito. Estudava cerca de 3 a 4 horas cada matéria. O estudo foi organizado em meses, sendo assim: no primeiro mês, a leitura de conteúdos, resumos e revisões era o que predominava. Já para o segundo mês, o aprovado apostou nos exercícios, realizou vários, tendo como base provas da PCDF, PMDF, PCSP e PF. O terceiro e último mês foi dedicado a realizar provas anteriores da PCSP de diversas carreiras juntamente com as revisões.

Questionado sobre a importância do Gran Cursos Online em sua preparação, ele responde:

“Eu digo com todas as letras, sem o Gran Cursos eu jamais teria sido aprovado. Meu primeiro concurso, tendo pouco menos de 3 meses até a primeira fase para um concurso extremamente difícil como a Policia Civil, pesquisando muito, eu vi que o Gran era tudo que eu estava precisando. Professores especialistas, didáticos, com uma humanidade. E Principalmente materiais focados naquilo que interessa de fato ao concurso. Eu percebi que muito mais que conteúdo os professores passavam experiências verdadeiras, motivação, mesmo em alguns dias querendo desistir os professores falavam ‘ Você pode, vai dar tudo certo, a vaga é sua’. Além de conteúdo e me sentia motivado conquistar esse sonho”.

 Para ele, a sensação de ver o nome na lista de aprovados é única, um alívio, sentimento de dever cumprido. Os detalhes daquele dia estão marcados na memória.

“Quando eu estava no meio da preparação das provas, minha mãe foi diagnosticada com um tumor no intestino, foram 45 dias aguardando a biopsia, depois cirurgia, foi muito difícil. Essa aprovação é totalmente dedicada a minha família. Algo que minha mãe me disse foi incrível ‘Meus sonhos se realizam através de voc’. Até hoje parece que a ficha não caiu. Parece que estou vivendo um sonho”.

Para os concurseiros que ainda estão em busca da aprovação, ele aconselha:

“Os NÃOS te definem mais do que o SIM. Na vida recebemos diversos NÃOS, diversos ‘você não vai conseguir’, mas isso é que nos faz fortes, nos faz lutadores, não há vitória sem guerra! Isso tudo é necessário para quando conquistarmos o SIM, estarmos preparados para tudo! Saiba que você é CAPAZ, você pode muito mais que imagina! Pode parecer clichê, mas o melhor conselho que eu dou é não desistir, porque um dia sua chance chega. Nós somos os únicos responsáveis por nossos sonhos. A luta que é diariamente ser questionado pelas escolhas que fizemos. Poucas pessoas entendem as dificuldades que uma pessoa que se dedica ao concurso passa, mas a sensação de aprovação é ÚNICA! Deus sempre tem o melhor, além de fortalecer sua mente, fortaleça sua espiritualidade, independente de religião, saiba que Deus te acompanha nessa jornada. TENHA FÉ”.

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


01 de abril2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá