Leia o depoimento de Mariama Avallone, jornalista aprovada em primeiro lugar no concurso SLU!

Avatar


02 de agosto3 min. de leitura

Confira a história da Jornalista aprovada em 1º lugar no concurso SLU-DF!

A aprovada em primeiro lugar para o cargo de Jornalista do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, Mariama Avallone, estudou, ao todo, durante sete anos entre altos e baixos para conseguir a sua tão sonhada aprovação. Segundo ela, começou a se preparar para os concursos quando se mudou para a capital federal há sete anos. Apesar de ser mãe de duas filhas ainda crianças e também trabalhar fora, Mariama lembra que esforçava bastante para conciliar todas as suas atividades e ainda conseguir dedicar algumas horas do seu dia aos estudos.

Nas palavras da aprovada: “[…] depois de muitas reprovações e do nascimento da minha segunda filha decidi focar com mais esforço. Mesmo trabalhando todos os dias e dedicando tempo a elas à noite e aos fins de semana, me organizei para estudar depois que elas dormissem, na minha hora de almoço e em algumas brechas, como por exemplo, ouvindo áudio das aulas do Gran Cursos  Online no carro no trajeto trabalho-residência. Antes do edital eu já tinha estudado o conteúdo e quando o edital saiu, eu apenas reforcei o conteúdo, assistindo aulas e resolvendo questões mais focadas da banca.”, destaca.

Como método de estudo, ela revela que, como já estudava há alguns anos, testou diferentes formas de estudos. Para ela, a forma que mais adequou ao seu estilo foi a resolução de questões da banca examinadora de cada concurso e também, para as disciplinas específicas de Jornalismo, pesquisar as teorias dos autores citados nos enunciados das questões que resolvia regularmente.

As facilidades que o aplicativo mobile do Gran Cursos Online proporciona a ajudou muito durante sua caminhada rumo ao tão sonhado cargo público. Para ela, a disponibilidade de download das videoaulas, as audioaulas, além, é claro, da possibilidade de estudar a mesma disciplina com vários professores diferentes dentro da assinatura ilimitada foram essenciais para que ela conseguisse sucesso em sua jornada. Como reforça a aluna: “[…] quando eu descobri o aplicativo pelo celular, foi fantástico. Às vezes eu colocava o áudio da aula no carro (40 minutos de trânsito diariamente, dava pra assistir uma aula e meia por dia). Também assistia às aulas na hora do almoço. Além disso, a Assinatura Ilimitada me permitia escolher diferentes professores para a mesma disciplina, o que facilita, porque às vezes você gosta mais da metodologia de um professor do que de outro. Existe essa questão de afinidade. Para o concurso da ALEGO (para o qual eu também fui aprovada dentro do número de vagas, em 3º lugar), eu não sabia nada sobre história e geografia do estado de Goiás. Estudei essa matéria apenas ouvindo a professora Rebeca no carro (colocava o áudio no aplicativo, conectava com o som do carro e ia ouvindo). Gabaritei todas as questões dessa disciplina. Eu olhava as perguntas e é como se eu ouvisse a voz da professora explicando aquele assunto.”.

Além disso, para os que estão começando agora, ela afirma que o concursando iniciante precisa estar consciente que é uma longa jornada e que haverá muitos percalços durante todo o processo, mas que no fim, com foco, persistência e muitas horas de estudos, todo esforço é recompensado com a aprovação. Ela usa sua história como exemplo de motivação: “Eu mesma estudei por longos seis anos para conseguir começar a ver meu nome dentro do número de vagas (recentemente também fui aprovada em 3º lugar para o concurso da ALEGO, também estudando com o Gran Cursos Online). É como se agora eu estivesse preparada para passar em qualquer concurso. É o segundo, em menos de um ano, que eu sou aprovada. Leva um tempo para você entender a dinâmica das bancas, a dinâmica das provas. Mas dá certo. Com foco e muito estudo, não tem como dar errado. Acaba que esse conselho também serve para quem estuda há algum tempo. Casada, trabalhando e com duas filhas pequenas, eu consegui me organizar e comecei a passar.”, relata.

Mariama ainda descreve a sensação de enxergar seu nome na lista de aprovados: “É quase que inacreditável. Primeiro lugar. A sensação é de alívio, de dever cumprido, de orgulho.”, celebra.

Ela também deixa algumas dicas para os que querem, assim como ela, ser aprovado e se tornar um servidor público:

“Estude muito, aproveite cada minuto para estudar (resolver questões, ler um pdf, um livro, ouvir um áudio). Não espere apenas aqueles momentos de extrema concentração. Nos dias de hoje, em que todo mundo está correndo e sem tempo, muitas vezes não dá para se dar ao luxo de parar com calma para estudar. Então o esquema é aproveitar.”

Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

WHATSAPP GCO

Avatar


02 de agosto3 min. de leitura