Foco e perseverança foram essenciais para aprovação no TST

Conheça a história de superação de Mariana Arraes Duarte, 11º colocada no concurso do Tribunal Superior do Trabalho

Avatar


21 de abril1 min. de leitura

Trabalhadora do ramo de indústrias farmacêuticas, Mariana Arraes Duarte tinha que conciliar o sonho do emprego público com uma jornada de 44 horas semanais. O tempo que tinha para descansar quando chegava do trabalho, dedicava aos estudos — geralmente das 19h às 23h. Essa rotina começou sete meses antes da publicação do edital do concurso do Tribunal Superior do Trabalho – TST. Os finais de semana passaram a ser de estudos intensos. “Sempre ia para biblioteca da UnB ou LBV com o intuito de focar nas revisões de conteúdo”.

Após o lançamento do edital o ritmo de aprendizagem se intensificou. “Continuei trabalhando, não podia largar o emprego pra estudar, mas não existia mais tempo livre. Todas as noites e finais de semana estavam ocupadas”. O sonho de ter a vaga pública era maior do que qualquer cansaço ou fadiga.

Mariana revisava incansavelmente a teoria. Baseada nos itens do edital, conseguiu revisar todas as matérias umas três vezes. “Isso foi possível porque o edital do TST não era muito grande. Precisava estar com tudo na ponta da língua, qualquer prazo, datas, conceitos, listas, etc para que me sentisse segura”.

Nos 15 dias que antecederam a prova tirou férias do emprego para perseverar nos estudos. Com o dia todo comprometido com a revisão das disciplinas do edital, Mariana resolveu focar em memorizar aquilo que não entrava pela cabeça de jeito nenhum! “Fechava os olhos e repetia, até aquilo ficar gravado. É um jeito muito diferente da maioria, mas deu muito certo pra mim!”.

Quanto ao material do Gran Cursos Online, as preferidas, de longe, foram as vídeo aulas, que ajudaram a revisar o conteúdo. Além disso, a resolução de exercícios em massa serviu para conhecer a linguagem da banca. “Dessa forma eu entendia o que a banca cobra mais, se há conteúdo diferente do normal, alguma jurisprudência, autor ou teoria nova”.

O resultado não podia ser outro! Mariana Arraes Duarte foi aprovada em 11º lugar de um total de 16 vagas. A emoção de ver o nome na lista de aprovados ficou gravada na memória.

” Lembro direitinho que estava no trabalho, não podia contar pra ninguém. Fui pro banheiro e chorei muuuuuuito de emoção! Liguei pra minha mãe sem nem conseguir respirar direito. Foi a melhor sensação da minha vida!”

Para os Gran alunos, imparáveis, Mariana deixa uma mensagem de esperança. “[Sua aprovação] É só uma questão de tempo e dedicação. Não tem erro, faça sua parte, dê o seu máximo, não se compare, não olhe número de vagas. Lute sempre pelo primeiro lugar. Cada um sabe se está dando o seu máximo, por mais que convença ou não os outros”.

 

Avatar


21 de abril1 min. de leitura