Com perseverança e muita dedicação, Guilherme Augustus foi aprovado na PMDF e PCSC. Inspire-se!

Avatar


19 de julho2 min. de leitura

O aprovado nos concursos da Polícia Militar do Distrito Federal e da Polícia Civil de Santa Catarina para os cargos de Soldado e Escrivão, respectivamente, Guilherme Augustus, releva que a opção pela carreira pública se deu pela estabilidade proporcionada pelos concursos públicos e também pela jornada fixa de trabalho que ele, como autônomo, tinha dificuldades em estabelecer. Como relata o aluno: “[…] optei pela carreira pública por acreditar que conseguirei gerir melhor meu tempo com a rotina do novo trabalho. Enquanto autônomo, tenho essa dificuldade.”.

Além disso, para Guilherme, já matriculado e aluno no curso de formação da PMDF, outro grande estímulo foi a admiração que possui pelas carreiras militares, em especial, o Policial Militar. Ele argumenta que, apesar dos riscos e dificuldades que a profissão apresenta, ele pretende se realizar profissionalmente dentro da corporação.

Ao todo, entre idas e vindas, ele conta que se dedicou aos estudos durante aproximadamente três anos. Durante esse período, se preparou fazendo o estudo das disciplinas normalmente cobradas para as carreiras policiais como: Língua portuguesa; Direito penal; Direito processual penal; Direito constitucional; Direito administrativo e Legislação extravagante. Após a publicação do edital, direcionou a sua preparação para as novas disciplinas que constavam no documento e que ainda não havia estudado.

Conciliando o trabalho como autônomo e a preparação para os certames, Guilherme lembra que, com a chegada de seu filho e de seu casamento no início de 2017, o desafio em alinhar os  horários foi maior, mas ele conseguiu. Ele recorda que abdicou de alguns hobbies para ganhar tempo e o apoio familiar foi bastante importante em sua jornada. “Sempre trabalhei, então sempre tive que conciliar os dois afazeres. Em 2017, ocorreu o nascimento do meu primeiro filho e também o meu casamento, a partir daí o desafio para gerir os horários foi maior, porém possível. Abdiquei de alguns esportes que gostava para ganhar tempo, e tive muito apoio dos meus pais, meu irmão e minha esposa!”, destaca.

Para ele, a velha e conhecida combinação de horas de estudo da teoria aliada à resolução de exercícios é a chave para a aprovação. Assim, o Gran Cursos Online o auxiliou durante toda a sua caminhada disponibilizando as videoaulas teóricas juntamente com os PDF’s auxiliares e também videoaulas com vários exercícios comentados pelo nosso time de professores altamente qualificado. Nas palavras do aprovado: “Ao meu modo de estudar, a combinação de PDF + videoaula é perfeita. O Gran Cursos Online me ajudou muito nessa tarefa. Depois de um tempo estudando e com uma bagagem adquirida, passei a estudar principalmente por PDF’s, mas as matérias que tinha mais dificuldade ainda recorria às videoaulas. Esses recursos do Gran fizeram a diferença pra mim.”.

Tendo sua experiência como base, Guilherme aconselha os que estão no início de seus estudos a investir bastante tempo na teoria intercalando-a com exercícios de fixação para criar uma boa bagagem de conteúdo. Para os que já possuem essa bagagem e já passaram pela etapa teórica, a dica do aprovado é não economizar na resolução de questões e, quando necessário, voltar à teoria para sanar eventuais dúvidas.

Segundo Guilherme, a sensação de ser aprovado é única e muito gratificante. Como define em sua fala: “É a sensação do dever cumprido, de que o esforço foi recompensado, a sensação de se sentir capaz e vitorioso!”

Fazendo uma analogia com o Jiu-jitsu, Guilherme deixa uma mensagem para os que, assim como ele, desejam Chegar lá:

“Todos nós tempos virtudes e dificuldades. Todos nós temos 24 horas por dia para investir nosso tempo em algo. Manter a rotina é essencial para qualquer objetivo. Por fim, uma frase que vi no ambiente do Jiu-jitsu e achei muito interessante é: 

O faixa preta é o faixa branca que não desistiu.

Ou seja, persista!”

Quer ler mais histórias inspiradoras? Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

WHATSAPP GCO

Avatar


19 de julho2 min. de leitura