Rafael Ventura foi aprovado para o cargo de Papiloscopista da Polícia Civil do estado de São Paulo. Confira sua história!

Avatar


01 de março4 min. de leitura

Natural de cidade de Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, Rafael Ventura se dedicou muito e conseguiu ser aprovado no último concurso da Polícia Civil para o cargo de Papiloscopista. A escolha da carreira policial se deu pela identificação com o perfil militar e as altas remunerações que a carreira pode proporcionar. Ele conta também que presta concursos para essa área desde 2011, mas só agora conseguiu finalmente ser aprovado dentro das vagas. Apesar de estudar desde 2011, Rafael confessa que só começou a estudar profundamente a partir do ano passado.

Antes da publicação do edital, ele conta que havia terminado um ciclo de estudos para o concurso da ABIN em que não conseguiu ser aprovado. Só então, a partir da publicação do edital para a PC-SP, resolveu aceitar mais esse desafio e direcionou seus estudos para o novo certame. No início, fez a inscrição para a prova de Investigador, cujo edital foi publicado antes do edital para o cargo de Papiloscopista, e a partir desse momento resolveu que estudaria para essa nova etapa com o Gran Cursos Online. Investiu na assinatura ilimitada e iniciou seus estudos imediatamente. Após uns meses, quando o edital para Papiloscopista foi divulgado, Rafael resolveu que também se dedicaria para os estudos deste cargo, pois os conteúdos programáticos eram bastante semelhantes. Os estudos com o Gran Cursos Online valeram a pena, Rafael fora aprovado para ambos os cargos. Para Investigador, ainda falta a aprovação no exame oral mas o cargo de Papiloscopista da Polícia Civil já está garantido e ele agora somente espera o momento de entregar a sua documentação e começar em sua nova carreira.

Segundo ele, quando começou a estudar estava desempregado e tinha todo o dia disponível para os estudos, entretanto, depois de uns meses, ele conseguiu um emprego na iniciativa privada e teve que reduzir suas horas de estudo e conciliar o trabalho com os estudos e as atividade físicas que praticava regularmente.

Nas palavras do aprovado: “Quando comecei a estudar, eu estava desempregado. Logo, eu estabeleci uma rotina como a de um trabalho comum. Acordava às 7h, começava a estudar às 7h30, parava para almoçar durante uma hora, de 12h até as 13h, voltava aos estudos e continuava até umas 17h. Após isso, dava uma pausa. Me dedicava a atividades físicas e logo após voltava aos estudos até às 23h. Essa era a rotina diária de segunda a segunda. Porém, após alguns meses, consegui um emprego em uma empresa privada e isso me custou várias horas de estudos, pois trabalhava de 8h às 17h de segunda a sexta e aos sábados de 9h às 13h. Dessa forma, tive que conciliar minhas atividades e mudar todo o calendário novamente para não perder o pique e cair na procrastinação. Comecei a estudar de 19h30 até umas 0h. E, aos finais de semana, estudava praticamente o dia todo. Na reta final foi mais apertado, pois conciliava, trabalho, atividade física e estudo. Uma correia só.”, lembra.

Rafael lembra também que sua formação o ajudou muito na caminhada rumo à aprovação. Pelo fato de ser Biólogo, ele relata que as matérias específicas para o cargo de Papiloscopista eram muito mais fáceis de assimilar, pois, segundo ele, tinham bastante a ver com a área. As disciplinas de Direito e todas as suas vertentes foram, durante toda sua preparação, seu ponto fraco mas com persistência e muita dedicação ele conseguiu superá-las com sucesso.

Ele também ressalta que o Gran Cursos Online foi, em grande parte, bastante responsável pela sua aprovação no certame. As videoaulas, o fórum de dúvidas e os materiais complementares em PDF foram algumas das várias ferramentas que o aprovado relata que utilizou durante todo o seu percurso.

Como lembra o aluno: “[…] ajudou com todo o material didático. Desde videoaulas, fórum de duvidas, e também o excelente e explicadíssimo material complementar em PDF. Isso ajudou muito, a clareza com que os professores explicam as disciplinas além do domínio do conteúdo e na habilidade em ministrar as aulas. Outro recurso que acredito ter ajudado são os artigos semanais do Gabriel, sempre com intuito motivador. Os vídeos do Divã do concurseiro, as dica do Elias Santana… Enfim, toda essa parte psico-pedagógica que o Gran Cursos oferece. Isso ajuda muito para que os alunos ganhem confiança em si e possam enfrentar o concurso com mais leveza e concentração.”, destaca.

Rafael deixa algumas dicas para os que, assim como ele, desejam ser aprovados: “O conteúdo é imenso e a concorrência muito grande, ainda mais hoje em dia, com todas as facilidades de estudos que temos disponíveis. Mas o que não podemos é desistir. Essa palavra deve ser abolida do vocabulário do concurseiro que quer alcançar um cargo almejado. Não é fácil pra ninguém. Seguir também todas as dicas que os professores e outros concurseiros costumam passar: se dedicar ao máximo, tentar dormir bem, programar horas de estudo, se alimentar bem, praticar atividades físicas ou até mesmo momentos de lazer para relaxar de vez em quando. O caminho é árduo mas a dica principal é: JAMAIS DESISTA.”

O aprovado ainda diz que não abandonou os estudos e pretende, assim que assumir seu posto na PC-SP e se estabilizar na profissão, voltar a estudar para um concurso vindouro da ABIN. Ele também descreve como foi a sensação de ver seu nome na lista de aprovados: “Não tem como explicar. Fiquei extremamente feliz. Depois de tantas lutas, tanto esforço, ver o meu nome lá foi uma realização.”

Rafael deixa uma mensagem de motivação para os alunos que ainda estão na caminhada para o alcance de um cargo público:

“Não desistam jamais dos seus sonhos e daquilo que almejam. Acreditem sempre que vocês são capazes. Cada um tem seu tempo. Uns meses, outros anos, eventualmente seu esforço será recompensado, ainda que muitos digam o contrário. No final, vale a pena todo o esforço. JAMAIS DESISTAM DAQUILO QUE ALMEJAM. Só vocês podem conseguir isso. Tudo depende de vocês.”

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/mpc-pa-ministerio-publico-de-contas-do-estado-do-para” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


01 de março4 min. de leitura