É simples, mas não é fácil

A cada dia, o interesse pela carreira pública aumenta mais e mais, e o que há de tão atraente no setor público? Bem, vários são os atrativos, entre os quais podemos enumerar: a própria maneira de ingresso que se dá por uma forma de seleção mais equânime e justa, uma vez que, em tese, oferece a todos, de forma indistinta, a possibilidade de participar dos certames; outro fator são salários mais altos, comparativamente, que os das mesmas funções da iniciativa privada, uma série de direitos e benefícios concedidos e que proporcionam maior qualidade de vida e a famigerada e desejada estabilidade.

Assim, não restam dúvidas de que é uma excelente escolha ingressar para o quadro de servidores do setor público no país, mas, não é algo fácil, não é uma, podemos assim dizer, façanha alcançada por todos que empreendem tal missão.

Por que tantos ficam pelo caminho?  Tanto o é que a conquista de uma vaga no serviço público passou a ser tida, no imaginário das pessoas, como algo inatingível, reservado a poucos e de difícil alcance.

De fato, não é fácil, mas, da mesma maneira, não é algo que está reservado a poucos, acredito que àqueles que tenham algo em comum, coragem e persistência.

O projeto de lograr êxito e ser aprovado em um concurso público pode e deve sim ser visto como algo simples, porém, sabemos, não é fácil!

Porque é simples? As informações estão disseminadas e são de tão fácil acesso, o que permite estruturar os estudos de um modo prático e produtivo. basta buscar, saber de onde se deve partir, por onde ir, de que ferramentas se utilizar.

E por que não é fácil?!

Porque é necessária uma postura distinta, sim, ela é quem determina os que serão aprovados e os que ficarão pelo caminho, e não o fato de possuírem uma capacidade intelectual superior, ou qualquer coisa do tipo, isso são bobagens, o que permite a conquista são doses diárias e indispensáveis de alguns elementos, os principais considero ser disciplina e automotivação.

Ser fiel aos próprios propósitos e manter-se motivado é absolutamente necessário, todos os dias, acordar acreditando que, mais do que ser possível, vale a pena, reconhecer a importância do esforço pessoal e tê-lo como vetor para o sucesso.

É não depender ou achar que o êxito decorre de sorte, saber que ele é produto de um trabalho duro, organizado, voltado à conquista de um objetivo traçado lá no início quando decidimos que queremos seguir carreira no setor público.

É adotar uma postura e ter essa mentalidade de que os resultados decorrem de todo um transcurso de atos voltados para se atingir o objetivo, e devo dizer que de uma forma equilibrada, não se deve reservar e condicionar a felicidade ao alcance desse objetivo,  é óbvio ele será motivo de satisfação e realização, mas que seja o ponto de culminância de todo o processo, e que, ainda que ele seja difícil, e ele é, que não seja tido com um instrumento de tortura, mas como um momento necessário pelo qual precisamos passar, perceber que é possível retirar algo bom dos momentos mais difíceis. Na verdade, nossa maior capacidade de se reinventar vem da adversidade, a zona de conforto mina nossas expectativas, nos torna fracos, nos cega e não permite que nos reconheçamos como de fato somos, e somos absolutamente capazes, de tudo!

Portanto, reconhecer-se, ter consciência de si mesmo e confiar nas próprias potencialidades é essencial, ter essa visão de si próprio, confiar e persistir, porque esse fator é o diferencial entre quem alcança e quem fica pelo caminho.

A todos, de forma indistinta, é possível, a diferença está entre acreditar ou não, trabalhar para isso ou não, está apenas entre o continuar e o desistir, daí não ser fácil, é preciso, mesmo diante do revés, manter vivo esse espírito, todos os dias.

E depois, mesmo após tanta dedicação, planejar, estudar e não ser aprovado, e agora? Como me manter motivado?

Ainda assim, se mesmo depois de todo planejamento, estudo e dedicação, a aprovação não vier, é fundamental não se desesperar, não desanimar, não desistir.

Sinto dizer, a frustração faz parte do processo e acredito que é até necessária, grande parte da experiência é adquirida com nossos erros, portanto é enorme o risco de se seguir todo o planejamento e não atingir o objetivo delineado; como dito, o risco é alto, mas ainda assim, absolutamente válido!

Dessa forma, se o resultado não for o esperado, mais um motivo existe: não pare de estudar!  Mantenha o foco, continue se dedicando e busque a sua aprovação! Tudo dependerá do esforço pessoal empreendido!

A reprovação não é o fim, mas uma pausa para as arestas serem aparadas, um momento para a tática ser mais bem delineada e as diretrizes mais bem definidas.

Lembre-se de que o conhecimento é cumulativo, tudo que foi bem estudado não foi perdido, muito pelo contrário, a apreensão e condensação desses estudos, aliados ao equilíbrio emocional, o conduzirão ao sucesso.

Tantas outras oportunidades surgirão, e você estará cada vez mais perto da realização do sonho, fruto de um planejamento que foi cuidadosamente elaborado, e a única forma de não conseguir é desistir ou continuar a adotar uma postura que o afasta do seu propósito.

Assim, sabemos, que não de uma forma fácil, mas essencial, é necessário manter vivos, todos os dias, os motivos pelos quais a decisão foi tomada, ser disciplinado, saber de que forma despender seu tempo e energia e não se esquecer dos motivos pelos quais os sacrifícios são feitos e, acima de tudo, a certeza de que cada um terá valido a pena.


Cristiane Capita

Servidora Pública do Ministério Público da União, lotada no Conselho Nacional do Ministério Público-CNMP, bacharel em Direito e Pós-Graduada em Direito Processual Civil. Professora da disciplina de Legislação aplicada ao MPU em cursos preparatórios, com aprovação nos concursos da Secretaria de Estado de Educação do DF /SEE-DF, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, Ministério do Planejamento-MPOG e Ministério da Educação-MEC.

 

O Gran Cursos Online Coaching oferece atendimento individual e personalizado e vai colocar você rumo ao sucesso. Clique no botão abaixo e comece a estudar agora mesmo!

Notícias Relacionadas

Avatar
Cristiane Capita
Servidora do Ministério Público da União e coach do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo