Está paralisado e não consegue estudar?

Avatar


23 de março3 min. de leitura

É comum chegar em algum ponto dos estudos para concursos no qual você trava, e várias hipóteses podem explicar essa estagnação. Neste artigo vamos conversar sobre algumas delas.

Primeiro aviso: o fato de a paralisação ser comum entre os alunos não significa que seja algo normal. Ela é o sintoma de algum desajuste.

Segundo aviso: quem não vive a experiência de estudar para concursos não sabe exatamente o que se passa na rotina de um candidato. Duas das consequências dessa ignorância podem ser a cobrança excessiva e/ou o otimismo exagerado. Nesse contexto, é frequente a incompreensão de amigos e familiares quando você relata que não está conseguindo estudar. Um dos pensamentos pode ser o seguinte: “Como assim não consegue? É só sentar e ler”.

Bem, sabemos que não é só isso. Vamos a algumas das possíveis explicações.

1) Foco no lugar errado.

A depender de onde está o seu foco, pode ser assustador. Talvez você esteja paralisado por se espantar pelo quanto ainda falta do edital ou por olhar demais para a quantidade de variáveis que você não controla.

Quanto ao primeiro, não é raro o aluno se ver diante de um edital cujo conteúdo possui tantos tópicos que ele não consegue sair do lugar. A gente fica pensando no quanto vai demorar, no quanto vai ter que assistir de aula ou estudar a lei, no tamanho que vai ficar o material de revisão etc. Perceba o seguinte: não só você, mas todo mundo tem um limite de capacidade de estudo no dia, ou seja, não adianta brigar. Há um limite diário para sua evolução e pronto. Desse modo, a mágica acontece não em um dia, mas na soma dos dias em que você seguiu o planejado.

Além disso, ficar olhando para toda a montanha vai te congelar mesmo. Olhe para o caminho, isto é, reduza o seu campo de visão. Qual o menor progresso que você pode fazer hoje? Faça! Qual o próximo? Faça! E assim por diante. Olhe apenas para o seu dever de agora. Esse é o seu mundo!

A aprovação é a consequência, é o somatório de pequenas tarefas, e a oportunidade de cumprir essas pequenas tarefas está diante de você, hoje.

Quanto ao segundo aspecto, eu sempre gosto de falar o quão imprevisível é o futuro, em razão da quantidade de variáveis. No livro “Ruído – uma falha no julgamento humano” (KAHNEMAN; SIBONY; SUNSTEIN, 2021), é apresentada nossa ignorância a respeito das diversas informações e possibilidades do futuro, o que nos leva a fazer previsões muitas vezes equivocadas. De fato, veja as inúmeras possibilidades que podem impedir você de chegar a tempo no seu trabalho. Caso você, todo dia ao acordar, pensasse sobre isso, teria dificuldade para sair da cama.

Ocorre que não acontece assim. Ainda bem! Seu cérebro já se acostumou com a rotina e, para o seu alívio, aciona o modo automático. Pode ser que você, no estudo para concursos, esteja sempre imaginando as diversas coisas que podem dar errado, por isso a paralisação. No entanto, caso deixe a rotina agir e se concentre apenas em cumprir aquilo que planejou para hoje, é possível prosseguir.

Se você pensar bem, as inúmeras variáveis que não estão sujeitas ao seu controle (sorte, cobrança da banca, ambiente de prova etc.) influenciam não só a sua aprovação, mas também a dos demais candidatos. Logo, não há sentido em deixar que a preocupação com esses fatores incontroláveis te impeça de realizar justamente o pouco que você controla: o estudo que se pode fazer. É aí que seus olhos devem se concentrar.

2) Desânimo em começar pequeno.

Outra possibilidade é um grande erro que costumamos cometer: comparar o nosso estágio atual com a fase avançada de alguém. Você olha para a vida daquele conhecido que já foi aprovado e acha que a sua atual rotina de estudos é um grande fracasso, mas ele teve que passar pelo mesmo deserto.

Veja os aprovados como inspiração para o lugar em que você quer chegar. Eles também viveram esse momento de incerteza e, embora seja falsa a ideia de que todos iniciam a corrida do mesmo lugar, é verdadeira a noção de que todos os empossados (legitimamente empossados) começaram os estudos longe do nível em que se tornaram competitivos nos concursos. Por que seria diferente contigo?

3) Preguiça do tempo que vai levar.

Entenda: a provável distância do tempo é só um retrato do seu momento atual.

Ninguém foi aprovado sem o auxílio do tempo. Assim, é uma ilusão, com tons de arrogância, achar que você não vai precisar dele. Alguns meses serão, sim, necessários, mas a alternativa que se apresenta, ou seja, não estudar, é muito pior. A não ser, claro, que você tenha um plano melhor.

A aprovação é uma das grandes realizações da sua vida. Vai mesmo demandar tempo.

4) Falta de planejamento.

Não saber qual a disciplina a ser estudada é um grande e silencioso vilão. Ao se deparar com as diversas opções, já no início do dia, a dificuldade da escolha pode te imobilizar. Nunca vá dormir sem saber qual será a sua programação de amanhã.

5) Desconfiança.

Talvez você não acredite muito que seja capaz de ser aprovado e, por se achar um impostor, não consiga caminhar. Busque na internet entrevistas com aprovados e você achará alguém que viveu circunstâncias parecidas com as suas. Essa pode ser uma chave para superar essa desconfiança.

Há muitas pessoas sendo nomeadas, e algumas são parecidas com você.

6) Saúde física e mental.

É possível, também, que a ajuda de determinados profissionais seja indispensável para o seu momento, a fim de cuidar da sua saúde. Não descarte essa ajuda!

Além disso, caso você esteja caminhando no escuro e precise de um acompanhamento pessoal nos seus estudos, existem os GranXperts. Todos já aprovados em concurso público e com experiência para te auxiliar na conquista da sua vaga.

Conte conosco!

Rafael Alemar (Instagram: @rafaelmalemar)
GranXpert

Avatar


23 de março3 min. de leitura