Faça o fracasso ser impossível!

Avatar


7 de Julho de 2020

Você já teve medo de não passar em um concurso? Já sentiu que não é capaz de chegar ao cargo de seus sonhos? Já sentiu que você nunca vai ter sucesso ou que ele está muito longe de ser alcançado? Se você respondeu “sim” para uma ou para todas essas perguntas, então veio ao lugar certo.

Aqui, vou te explicar tudo que está acontecendo na sua longa jornada de “fracassos em concursos públicos” e farei com que você comece a virar a chave para o que realmente te fará vencer nos concursos públicos e, quiçá, na vida.

A maioria das pessoas, antes de iniciar no mundo dos concursos, já se lamentam por sua derrota. Entram na guerra vislumbrando a perda. Esse é o verdadeiro espírito de perdedor. É como aquela emblemática frase de Henry Ford: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma, você está certo”. Infelizmente muitos desistem dos concursos púbicos, pois acreditam que não podem ser vitoriosos.

Pensar mais no medo de não passar do que na realização do sonho é um dos pensamentos mais corriqueiros vistos no mundo dos concurseiros. Se o FOCO for a derrota, você terá como prêmio o fracasso.

Observar a jornada é a diferença. Você é aquilo que acredita ser; muitos acreditam que não vão passar e nunca passarão, ainda que tenham os melhores materiais e tempo para o estudo, pois focam na reprovação.
Quando se foca no objetivo, soluções aparecem e tudo começa a conspirar a seu favor. Se, mesmo assim, surgirem alguns percalços, há tanta vontade de vencer em sua mente que você se desvencilha de todos eles.

Tony Robbins tem o entendimento de que é impossível fracassar. O fracasso, assim como o sucesso, são concepções subjetivas: você mesmo deve defini-las em seu interior. A sua visão de fracasso, de reprovações, seus medos e tudo o mais que te cerca devem ser estereotipados, ou seja, canalizados a seu favor. Faça o fracasso ser impossível!

Como conseguir isso? Vou te explicar de uma maneira lúdica.

Andar de bicicleta! Com certeza, a maioria das pessoas sabe fazer isso. Mas quantas vezes não caímos? Talvez tenhamos quebrado um braço ou ralado um joelho tentando. Nosso espírito de criança nos fez desistir de aprender? Por vezes, com o apoio de um pai, mãe ou avô, mas quem não desistiu na verdade? Quem enfrentou o medo para sentir o vento no rosto ao descer o morro, ou as curvas “perigosas” cheias de adrenalina? Com certeza você não desistiu, porque seu espírito de criança era guiado pelo objetivo de chegar lá.

As crianças têm foco; na maioria das vezes, elas não desistem do que querem. Com birra ou sem, sempre alcançam seus objetivos e sonham.

A visão que você deve ter do fracasso é que ele não existe. Fracasso é não chegar no sonho, e você chega nele – sempre chega, se focar no trajeto.

Os obstáculos, “cair da bicicleta” e “quebrar ou ralar um membro”, fazem parte do aprendizado, fazem parte da batalha para a conquista do sucesso – e que esse sucesso seja o seu, e não o que a sociedade ou a família te impõem.

A letra da música O Vencedor, da banda Los Hermanos, traz uma reflexão bem enfática do medo do fracasso. Segue um trecho:

 

“(…) Olha lá, quem acha que perder
É ser menor na vida
Olha lá, quem sempre quer vitória
E perde a glória de chorar (…)”
“(…) Junto as mãos ao meu redor
Faço o melhor que sou capaz
Só pra viver em paz”

 

Link da música: https://youtu.be/9mXBTKKXCQU

Nesse trecho, aprendemos que perder não é ser menor na vida, pois as perdas nos fazem evoluir e crescer. O luto nas batalhas é uma preparação para a continuidade da jornada – a jornada para seu sucesso, na qual você fará o seu melhor e, consequentemente, terá paz, pois suas metas para alcançar o objetivo estarão sendo cumpridas.

Tentar até conseguir. Lutar até vencer.

Sucesso começa no trajeto. Adote a postura de um vencedor. Sinta-se vencedor. As batalhas que você perde não te tornam fracassado. Fracassar é desistir por medo da dor, e a dor faz parte da luta.

 

COMO SUPERAR O MEDO DA REPROVAÇÃO?

1. Não deixe o medo te controlar;
2. Interrompa antigos hábitos e comportamentos negativos;
3. Imagine-se no cargo, tenha foco na positividade;
4. Crie premissas positivas que te levem à meta;
5. Adote uma postura de vencedor, física e mentalmente;
6. Tenha um plano A e um plano B;
7. Não se cobre demais;
8. Ame-se e tenha autoconfiança

 

“Um homem é nada mais que o produto de seus pensamentos. O que ele pensa, ele se torna.”

Mahatma Gandhi

Avatar


7 de Julho de 2020