Uma das principais ambições dos acadêmicos da área de saúde é terminar a graduação e já ter algo fixo. E o concurso público é uma dessas portas de entrada. Agora, conciliar toda reta final de preparação, possuindo um trabalho fixo e ainda tendo que encontrar tempo para estudar não é fácil. Mas a história de Sulamita Silva Santos, aprovada em quinto lugar no Concurso da EBSERH, mostra que isso é possível.
Natural de Jequié-BA, sudoeste baiano, Sulamita já trabalha no serviço público municipal, mas viu o Concurso EBSERH como oportunidade de trabalhar na sua área fim. “Vi o edital que era cadastro de reserva, então achei que teria chance”, conta. “Adquiri o curso no final de novembro, mas como estava terminando o semestre, só comecei a estudar mesmo em dezembro, dois meses antes do concurso”, revela.
Sulamita mesmo sabe que essa não é a melhor estratégia para um concurso público, principalmente para os cargos da saúde, como o de Biomedicina. “Eu gostaria de ter estudado mais tempo, mas é difícil quando você está fazendo faculdade e trabalha fora ao mesmo tempo. Quando estava de férias da faculdade, estudava de tarde e pela noite e levava um material de estudo para o trabalho, assim eu aproveitaria qualquer folga para estudar”.
O mês de janeiro foi um dos mais determinantes para a nova aprovada no Concurso EBSERH. “Tirei férias do meu trabalho e me dediquei exclusivamente para os estudos, em tempo integral. Estudei as matérias específicas. O próprio cronograma do Gran Cursos Online me indicava o que deveria estudar a cada dia. E eu seguia à risca”, explica Sulamita, que ainda complementou: “Mesmo que você tenha pouco tempo, se você se dedicar é possível a aprovação”.
Segundo a aluna, o Gran Cursos Online foi fundamental nesse processo de aprovação. “Quando eu olhei o conteúdo do edital, fiquei sem saber por onde começar. O Gran Cursos Online direcionou os estudos de forma correta, distribuindo as matérias e facilitando a memorização. Os professores então, são EXCELENTES! Algumas questões da prova caíram exatamente como foi ensinado”. Meses depois, ver o resultado foi gratificante: “fiquei tremendo, não conseguia me conter de felicidade”.
A nomeação, agora, é o próximo passo. Como ainda está na reta final da faculdade e por estar no cadastro de reservas, não há pressa. “Espero que o tempo de nomeação seja suficiente para eu terminar a faculdade, que por sinal, termina neste ano”.
Por fim, Sulamita concentra todo o seu esforço para deixar você ainda mais motivado na luta por um cargo público. “Não pensem que passar em concurso público é só para intelectuais, pois é algo totalmente possível para qualquer pessoa. Se você tem esse sonho, corra atrás, ele não cai do céu. E, finalmente, renuncie! No final, vai valer a pena”.
Participe da conversa