Gabarito ALE RS: confira o gabarito extraoficial!

Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para o cargo de Técnico Legislativo!

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30 de Abril17 min. de leitura

Acompanhe neste conteúdo o Gabarito ALE RS Extraoficial! As provas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foram aplicadas neste domingo, 28 de abril de 2024.

São ofertadas 51 vagas imediatas mais a formação de cadastro de reserva para os cargos de técnico, analista, policial legislativo e procurador.

A banca FUNDATEC é a organizadora.

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Navegue pelo e saiba todos os detalhes sobre a Prova ALE RS:

Gabarito ALE RS extraoficial

VEJA AQUI o Gabarito Extraoficial do concurso ALE RS!

Gabarito ALE RS: comentários

Pensando em auxiliar os candidatos na reta final da sua jornada para o cargo de Técnico Legislativo, o Gran está preparando um material super especial: o gabarito extraoficial comentado da prova!

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Para a correção, os professores utilizaram a seguinte prova: VEJA AQUI.

Acompanhe a correção de cada uma das disciplinas clicando nos links a seguir:

Gabarito ALE RS: Língua Portuguesa

Confira aqui os comentários feitos pelo Prof. Gustavo Silva

QUESTÃO NÚMERO 01

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:

I – Certo, como se verifica nas linhas de 5 a 7, 21 a 27.

II – Certo, consoante linhas 17 e 18 do texto.

III – Certo, conforme linhas de 21 a 27 do texto.

QUESTÃO NÚMERO 2

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:

De fato, tanto ao texto quanto à charge abordam a questão do racismo. A charge, mediante a linguagem não verbal, mostra a representação simbólica de um juiz de futebol expulsando, com o uso do cartão vermelho, um racista do jogo, o que evidencia reação e combate ao racismo.

QUESTÃO NÚMERO 3

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

Trata-se de questão de crase. Na linha 7, ocorre crase em vista da regência de “equivale” e a presença de artigo definido feminino antes de “Copa”: “torneio que hoje equivale à Copa América”. Na linha 14, também ocorre crase em vista da regência de “foi” e a presença de artigo definido feminino antes de “redação”: “A delegação nacional foi à redação do jornal”. Finalmente, na linha 29, não ocorre crase em vista da ausência da preposição a, uma vez que “aprofundar” é verbo transitivo direto: “para aprofundar a discussão”.

QUESTÃO NÚMERO 4

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:

Trata-se de questão de ortografia e conhecimento vocabular. Na linha 4, o certo é “mal” (oposto de bem); na linha 9, o certo é “beneficente”; na linha 17, a forma correta é “estereótipo”.

QUESTÃO NÚMERO 5

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

O termo “em que” apresentado no trecho é a preposição “em” seguida do pronome relativo “que”. Como este último equivale a “o qual”, a contração com preposição “em” resulta na forma “no qual”.

QUESTÃO NÚMERO 6

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:

A conjunção “porém” é coordenativa adversativa e pode ser substituída por outras do mesmo grupo: mas, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Ocorre que “Embora” é conjunção subordinativa adverbial concessiva, daí por que não pode ser substituta de “porém”.

QUESTÃO NÚMERO 7

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

Com a alteração proposta, eis a frase resultante e os termos alterados para concordar com jogador: É preciso pensar de que maneira o(1) jogador pode(2) contribuir diante desse problema. Ele(3) tem(4) visibilidade, tem(5) espaço para atuar coletivamente. Disso decorre a correção da alternativa C como resposta.

QUESTÃO NÚMERO 8

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:

A desinência modo-temporal do pretérito imperfeito do indicativo para verbos da 1.ª conjugação (é o caso do verbo usar) é “VA”; portanto, a forma verbal resultante seria “usavam”. Daí a correção do item A como resposta.

QUESTÃO NÚMERO 9

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:

No trecho apresentado, “dezesseis” quantifica de maneira exata “brasileiros”, portanto é numeral; “negros” expressa característica de “brasileiros”, logo é adjetivo; “contra” é conectivo nominal, ou seja, preposição.

QUESTÃO NÚMERO 10

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

O termo “um estigma” é objeto direto do verbo transitivo direto “introduziu”. Os termos “em 1920” e “ao longo do tempo” são adjuntos adverbiais de tempo; já “no universo do futebol” e “fora dele” são adjuntos adverbiais de lugar.

Gabarito ALE RS: Raciocínio Lógico-Matemático

Confira aqui os comentários feitos pelo Prof. Thiago Cardoso 

QUESTÃO NÚMERO 11

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Vamos calcular o valor total do troco a ser recebido, descontando dois expressos de R$6,00 do total de R$100,00.

Troco=100-2.6=100-12=88

Considere que a pessoal recebeu “x” notas de R$10,00 e “y” notas de R$2,00. Então, como ela recebeu 16 notas, podemos escrever:

x+y=16

10x+2y=88

Podemos multiplicar a primeira equação por 2.

2x+2y=32

10x+2y=88

E, em seguida, subtrair a primeira equação a segunda.

10x-2x=88-32

8x=56

∴x=568=7

Portanto, ele recebeu 7 notas de R$10,00 e 9 notas de R$2,00.

QUESTÃO NÚMERO 12

GABARITO PRELIMINAR: Nula

COMENTÁRIO: Vamos calcular o custo da reforma na sala de Pedro.

Pedro=6⋅70+20⋅50=420+1000=1420

E, em seguida, o custo da reforma da sala de Paulo é:

Paulo=9⋅70+18⋅50=630+900=1530

QUESTÃO NÚMERO 13

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Suponha que o salário inicial dos funcionários era “x” e a carga horária deles era H.

Depois de receber um aumento de 10%, o salário dos funcionários passou a ser “1,10x” e a carga horária deles passou a ser de 10 horas. Desse modo, para manter o mesmo ganho:

x⋅H=1,10x⋅10

x⋅H=11x

Podemos simplificar o “x” e teremos:

QUESTÃO NÚMERO 14

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Observe que só temos 1 opção para cada uma das posições das letras, porque elas só podem ser AL nessa posição. Já os algarismos podem ser 10, de 0 a 9. 

QUESTÃO NÚMERO 15

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Seja J a idade de Júlio e D a idade de Débora, como Júlio é 16 anos mais velho que Débora, temos:

J-D=16

Além disso, como a diferença entre o quádruplo da idade de Júlio e o triplo da idade de Débora é igual a 88, temos:

4J-3D=88

Podemos multiplicar a primeira equação por 3.

4J-3D=88

3J-3D=48

Podemos subtrair a segunda equação da primeira.

4J-3J=88-48

J=40

Portanto, Júlio tem 40 anos e Débora tem 24 anos, já que ela é 16 anos mais nova.

QUESTÃO NÚMERO 16

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Vamos fazer o produto.

Veja, portanto, que o algarismo das dezenas é igual a 7.

QUESTÃO NÚMERO 17

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: A área de um triângulo pode ser calculada pelo determinante.

QUESTÃO NÚMERO 18

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Essa questão me parece problemática. Aparentemente, o examinador pode ter pensado numa sequência do tipo:

QUESTÃO NÚMERO 19

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: A negação de uma proposição feita com o operador OU é feita pela Lei de De Morgan, em que negamos ambas as proposições e trocamos OU por E.

“Antônio NÃO é profissional de Tecnologia da Informação E NÃO é de jornalismo”.

O “E NÃO” pode ser substituído por “NEM”.

QUESTÃO NÚMERO 20

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: a) Ao aumentar o raio da base em 10%, o volume ficará multiplicado em (1,1)² = 1,21, porque o volume é diretamente proporcional ao quadrado do raio da base.

b) O volume é diretamente proporcional à altura do cilindro, então, ao aumentar sua altura em 20%, seu volume será aumentado também em 20%. Afirmação correta.

c) Nesse caso, teremos:

V’=1,12⋅1,082V=1,306V

d) Nesse caso, teremos:

V’=1,202V=1,44V

e) Nesse caso, teremos:

V’=1,30⋅1,102V=1,573 V

Gabarito ALE RS: Noções de Direito Administrativo

Confira aqui os comentários feitos pelo Prof. Diogo Surdi

QUESTÃO NÚMERO 21

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: A repartição de competências pode ocorrer de forma interna ou externa. Quando ocorre de forma interna, teremos a criação dos órgãos públicos como resultado da desconcentração. Já quando ocorre de forma externa, assim como informado pela questão, é feito uso da descentralização.

QUESTÃO NÚMERO 22

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: As autarquias são entidades que pertencem à Administração Indireta, possuindo personalidade jurídica própria (de direito público) e se assemelhando, em tudo o que for possível, ao próprio Estado. E como forma de conseguir exercer suas atribuições, às autarquias é assegurada autonomia financeira, administrativa e patrimonial.

QUESTÃO NÚMERO 23

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:  23 – Letra c.

O visto pode ser conceituado como o ato administrativo unilateral pelo qual a autoridade competente reconhece a legitimidade formal de outro ato jurídico.

QUESTÃO NÚMERO 24

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Fazendo uso das disposições da Lei 14.133/2021, é possível verificar que a Letra E é a alternativa que apresenta, de forma correta, as modalidades licitatórias atualmente vigentes.

Art. 28. São modalidades de licitação:

I – pregão;

II – concorrência;

III – concurso;

IV – leilão;

V – diálogo competitivo.

QUESTÃO NÚMERO 25

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Ainda que as atividades sejam desempenhadas de forma transitória ou sem remuneração, estará o agente público (no caso, o estagiário) sujeito às disposições da Lei de Improbidade Administrativa.

Art. 2º Para os efeitos desta Lei, consideram-se agente público o agente político, o servidor público e todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades referidas no art. 1º desta Lei.

QUESTÃO NÚMERO 27

GABARITO PRELIMINAR:  B

COMENTÁRIO: Estabelece o artigo 15 da Lei de Acesso à Informação que “No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência”.

QUESTÃO NÚMERO 42

GABARITO PRELIMINAR:  D

COMENTÁRIO: Item I: A exigência da ampla divulgação dos atos administrativos, como regra geral, decorre da publicidade.

Item II: De acordo com o princípio da legalidade, o administrador apenas pode fazer aquilo que estiver previsto em lei.

Item III: Aqui, temos a definição de um dos sentidos do princípio da impessoalidade.

Item IV: Ao afirmar que nem tudo que é legal é ético, o item faz menção ao princípio da moralidade.

Item V: Celeridade e rendimento funcional são postulados do princípio da eficiência.

QUESTÃO NÚMERO 46

GABARITO PRELIMINAR:  A

COMENTÁRIO: Item I: Verdadeiro. Conforme afirmado, um dos controles incidentes sobre a Administração Pública é o da legalidade. Tal controle pode ser exercido pela própria Administração ou, quando provocado, pelo Poder Judiciário.

Item II: Falso. Os atos de fiscalizar e corrigir são exercidos por todos os Poderes, e não apenas pelo Poder Legislativo.

Item III: Verdadeiro. As condutas dos agentes, bem como os direitos dos administradores, devem ser objeto de controle.

Item IV: Verdadeiro. Aqui, temos alguns dos exemplos de controles que podem ser executados.

Item V: Verdadeiro. Em relação à origem, o controle pode ser classificado como interno ou externo.

QUESTÃO NÚMERO 51

GABARITO PRELIMINAR:  B

COMENTÁRIO: Item I: A constituição das entidades da Administração Indireta ocorre em razão da descentralização.

Item II: A distribuição interna de competências implica na criação de órgãos públicos, que são fruto da desconcentração.

Item III: Os órgãos ligados diretamente ao poder central são decorrentes da centralização.

Item IV: Por meio da concentração, não há divisão interna de competências.

QUESTÃO NÚMERO 55

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Em nosso ordenamento jurídico, o controle externo é exercido pelo Congresso Nacional, que faz uso, para isso, do auxílio do Tribunal de Contas. Além disso, o controle externo é exercido por um Poder sobre os demais.

Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete (…)

QUESTÃO NÚMERO 57

GABARITO PRELIMINAR:  C

COMENTÁRIO: Nos termos do artigo 37 da Constituição Federal, consta a previsão de que “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (…)”.

QUESTÃO NÚMERO 58

GABARITO PRELIMINAR:  D

COMENTÁRIO: a Letra D é a alternativa que corretamente apresenta a definição e as finalidades das agências reguladoras. Em breve síntese, a função das agências é a de regular determinados setores da economia. 

QUESTÃO NÚMERO 60

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: 60 – Letra d.

Apenas os agentes causídicos (Letra D) não constam como uma das categorias de agentes públicos. Os agentes políticos, administrativos, delegados e honoríficos, em sentido oposto, representam espécies presentes em nosso ordenamento jurídico. 

Gabarito ALE RS: Noções de Direito Constitucional

Confira aqui os comentários feitos pelo Prof. Samuel Marques 

QUESTÃO NÚMERO 26

GABARITO PRELIMINAR: item A

COMENTÁRIO: Como Maria busca conhecer de informações pessoais suas e estas estão constantes em registros ou banco de dados de uma entidade governamental, o remédio constitucional cabível será o Habeas Data, na forma do artigo 5º, LXXII, da Constituição Federal.

Gabarito ALE RS: Legislação Específica/ Regimento Interno

Confira o comentário feito pelo Prof. Mário Elesbão 

QUESTÃO NÚMERO 28

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Consoante o Regimento Interno da ALERGS (art. 25), a remuneração, na forma de subsídio, tanto do governador como do vice-Governador e dos secretários de Estado, será fixada, por meio de decreto legislativo de iniciativa da Mesa, no último ano de cada legislatura.

Confira aqui os comentários feitos pelo Prof. Rodrigo Cardoso

QUESTÃO NÚMERO 29

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: 

Art. 18, § 2.º, Lei 10.098/94 – A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

QUESTÃO NÚMERO 30

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

Art. 44, Lei 10.098/94 – Reversão é o retorno à atividade do servidor aposentado por invalidez, quando verificada, por junta médica oficial, a insubsistência dos motivos determinantes da aposentadoria.

Gabarito ALE RS: Noções de Ciência Políticas e Políticas Públicas

Confira aqui os comentários feitos pelo Prof. Marcelo Camacho

QUESTÃO NÚMERO 31

GABARITO PRELIMINAR:  C

COMENTÁRIO:

Em ciência política, o conceito de atores refere-se aos participantes ou entidades que exercem influência e tomam decisões dentro de um sistema político. Esses atores podem variar em escala e natureza, e podem incluir indivíduos, grupos, instituições, organizações não governamentais (ONGs), partidos políticos, empresas, governos nacionais e até mesmo atores internacionais, como organizações multilaterais e estados estrangeiros.

Os atores políticos são essenciais para entender como o processo político funciona, pois são eles que moldam e influenciam políticas, agendas e tomadas de decisão. Eles podem agir de forma independente ou em conjunto com outros atores, buscando seus próprios interesses ou representando os interesses de determinados grupos ou comunidades.

Além disso, os atores políticos podem estar envolvidos em uma variedade de atividades políticas, como campanhas eleitorais, lobby, negociações diplomáticas, protestos e formulando políticas públicas. O estudo dos atores em ciência política ajuda a compreender como diferentes agentes interagem e competem pelo poder, recursos e influência em um sistema político.

QUESTÃO NÚMERO 32

GABARITO PRELIMINAR:  A

COMENTÁRIO:  O contratualismo moderno não surgiu nos seculos XIX e XX, nem é a dictomia entre estado de natureza e estado civil intermediada entre direitos sociais.  O contratualismo moderno foi formalizado no século XVII, com o surgimento de importantes obras que estabeleceram as bases desse pensamento político. Três  dos principais filósofos contratualistas desse período foram Thomas Hobbes,  John Locke e Rousseau.

Thomas Hobbes: Seu trabalho mais influente, “Leviatã”, foi publicado em 1651 durante o século XVII. Nesta obra, Hobbes argumenta que os indivíduos concordam em um contrato social para estabelecer uma autoridade política forte (o Leviatã) a fim de evitar o estado de natureza, que ele descreve como um estado de guerra de todos contra todos.

John Locke: Locke é conhecido por sua obra “Segundo Tratado sobre o Governo Civil”, publicada em 1689, no final do século XVII. Locke propôs uma visão mais otimista da natureza humana em comparação com Hobbes. Ele argumentou que os indivíduos possuem direitos naturais, incluindo vida, liberdade e propriedade, e que o governo é legitimado pelo consentimento dos governados para proteger esses direitos.

Jean-Jacques Rousseau foi outro filósofo contratualista importante que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do contratualismo moderno. Sua obra mais influente sobre esse tema é “O Contrato Social”, publicada em 1762 durante o século XVIII.

Em “O Contrato Social”, Rousseau discute a natureza do contrato social e os princípios subjacentes à organização política. Ele argumenta que a sociedade civil é formada por um contrato entre os cidadãos, no qual todos concordam em submeter suas vontades individuais à vontade geral da comunidade. Rousseau introduz o conceito de “vontade geral”, que representa os interesses comuns de toda a comunidade e serve como base para a legitimidade do governo.

QUESTÃO NÚMERO 33

GABARITO PRELIMINAR:  E

COMENTÁRIO: O conceito de welfare state, ou estado de bem-estar social, não foi consolidado no Brasil durante a década de 1940. Na verdade, o modelo de estado de bem-estar social teve sua consolidação mais expressiva em países europeus, como parte das políticas implementadas após a Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, durante a década de 1940, o país estava sob o regime do presidente Getúlio Vargas, que governou de 1930 a 1945, retornando ao poder em 1951 e permanecendo até 1954. Durante seu governo, Vargas implementou uma série de políticas que tiveram impacto na vida social e econômica do país, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943, que estabeleceu direitos trabalhistas e regulamentações para o mercado de trabalho.

Embora essas políticas tenham representado avanços significativos na proteção dos direitos trabalhistas e sociais, elas não constituíram um sistema abrangente de welfare state nos moldes europeus.

QUESTÃO NÚMERO 34

GABARITO PRELIMINAR:  E

COMENTÁRIO: O ciclo de políticas públicas é composto por cinco estágios – construção de agenda, formulação da política, processo decisório, implementação e avaliação e oferece uma estrutura útil para entender como as políticas são desenvolvidas, implementadas e avaliadas ao longo do tempo.

Construção de Agenda: Nesta fase inicial, certos problemas emergem como questões importantes e dignas de atenção governamental. Isso pode ocorrer por meio da pressão de grupos de interesse, mudanças nas condições sociais ou econômicas, ou crises que exigem uma resposta política.

Formulação da Política: Após a identificação do problema, a formulação da política envolve o desenvolvimento de propostas e soluções para resolver ou mitigar o problema identificado. Isso requer a análise de diferentes opções, consideração de interesses diversos e a busca por soluções viáveis e sustentáveis.

Processo Decisório: Nesta etapa, as propostas de políticas são debatidas, negociadas e finalmente decididas pelos tomadores de decisão. Isso pode ocorrer em diferentes níveis do governo e envolve considerações políticas, econômicas, sociais e técnicas.

Implementação: Após a decisão política, as políticas são colocadas em prática no nível operacional. Isso envolve traduzir as decisões políticas em ações concretas, alocar recursos, estabelecer procedimentos e garantir que as políticas sejam implementadas de forma eficaz e eficiente.

Avaliação: Por fim, as políticas são avaliadas para determinar sua eficácia, eficiência e impacto. Isso pode envolver a coleta de dados, análise de resultados e feedback das partes interessadas para informar ajustes ou revisões nas políticas.

QUESTÃO NÚMERO 35

GABARITO PRELIMINAR:  B

COMENTÁRIO: 

Vamos analisar cada afirmativa:

I- Para medir o que está sendo feito, a avaliação em políticas públicas utiliza-se de medidas de desempenho, que são estimativas, quantitativas ou qualitativas, acerca de como as tarefas estão sendo desempenhadas e quais são os efeitos e atividades produzidos pelos órgãos avaliados.

CERTO. A avaliação em políticas públicas comumente utiliza medidas de desempenho para analisar o progresso e os resultados das políticas implementadas. Essas medidas podem ser quantitativas (como indicadores numéricos) ou qualitativas (baseadas em descrições e análises qualitativas).

II. Pode-se entender por políticas públicas os balizamentos fundamentais que são definidos pelo Governo (pela ação conjunta do Executivo e do Legislativo) com o propósito de parametrizar a maneira pela qual as organizações públicas e privadas, de cada setor, deverão atuar em relação a determinados problemas ou áreas de atuação.

CERTO. Políticas públicas podem ser definidas como as ações planejadas e implementadas pelo governo em conjunto com o Legislativo (Executivo e Legislativo), com o objetivo de resolver problemas específicos ou promover determinados objetivos sociais, econômicos ou políticos.

III- O Poder Legislativo tem dado um significativo aporte de qualidade à melhoria do processo de formulação e formalização das políticas públicas por meio dos planos e orçamentos. Sua atuação tem sido substancial na definição dos Planos Plurianuais, na fixação das Diretrizes.

ERRADO. A elaboração dos Planos Plurianuais é responsabilidade do Poder Executivo.

Realidade sócio-político-histórica do RS

Confira aqui os comentários feitos pelo Prof. Cleber Monteiro

QUESTÃO NÚMERO 36

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

Segundo divisão definida pelo IBGE, o Rio Grande do Sul – RS possui sete mesorregiões – Nordeste Rio-grandense; Noroeste Rio-grandense; Centro Ocidental Rio-grandense; Centro Oriental Rio-grandense; Metropolitana de Porto Alegre; Sudoeste Rio-grandense; Sudeste Rio-grandense.

QUESTÃO NÚMERO 37

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:

As regiões intermediárias do Rio Grande do Sul que apresentam o relevo de planície costeira são aquelas localizadas próximas ao litoral do estado, portanto são as regiões intermediárias de Porto Alegre e Pelotas.

QUESTÃO NÚMERO 38

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:

O território do Rio Grande do Sul é banhado por três grandes bacia hidrográficas: a do Rio Uruguay, a do Guaíba e a Litorânea.

QUESTÃO NÚMERO 39

GABARITO PRELIMINAR: E 

COMENTÁRIO:

As rodovias federais BR-116, BR-101, BR-386 e BR-290 recebem grandes fluxos de escoamento da produção, especialmente da safra agrícola, apresentando os volumes de tráfego mais elevados.

QUESTÃO NÚMERO 40

GABARITO PRELIMINAR: B  

COMENTÁRIO:

Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas – liderados por Bento Gonçalves – venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.

Noções de Administração Pública

Confira os comentários elaborados pelo professor Adriel de Sá 

Questão 43. Letra C.

De acordo com o art. 6º do Decreto-Lei 200/67, as atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

I – Planejamento.

II – Coordenação.

III – Descentralização.

IV – Delegação de Competência.

V – Controle.

Logo, o gabarito é a letra C, que traz a opção incorreta “Descentralização”

Questão 44. Letra D.

A Nova Gestão Pública (NGP) é um modelo de administração pública que enfatiza a aplicação de práticas gerenciais do setor privado no setor público, com o objetivo de melhorar a eficiência, eficácia e responsabilidade na prestação de serviços públicos. Esse modelo busca introduzir conceitos e técnicas do setor privado, como foco em resultados, gestão por objetivos, avaliação de desempenho, parcerias público-privadas e maior autonomia gerencial para as organizações públicas. Logo, sua relação com o modelo gerencial.

A letra A apresenta um modelo inexistente na doutrina.

A letra B apresenta o modelo burocrático, caracterizado pela ênfase na hierarquia, regras e procedimentos formais, visando à racionalidade e eficiência na administração.

A letra C apresenta o modelo patrimonialista, caracterizado pelo controle do Estado pelos governantes, que tratam os recursos públicos como se fossem privados, visando atender aos interesses pessoais ou de grupos específicos.

A letra E também apresenta um modelo inexistente na doutrina.

Questão 45. Letra E.

Accountability se refere à responsabilização e prestação de contas que os agentes públicos devem ter em relação às suas ações e decisões. É a obrigação de prestar contas sobre como os recursos e poderes públicos são utilizados e de responder por eventuais irregularidades ou falta de transparência na gestão pública. A accountability visa promover a transparência, a ética e a eficiência na administração pública, garantindo que os governantes ajam em conformidade com o interesse coletivo e que sejam responsabilizados por seus atos.

A letra A trata do conceito de governabilidade.

A letra B trata de uma prática incorreta na gestão pública.

A letra C está atrelada ao conceito de governança.

A letra D é confusa, já que é o próprio PPA, com vigência de quatro anos, que tem como função estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de prazo de 4 anos da administração pública. 

Questão 47. Letra B.

Não existe especificamente um órgão do Governo Federal denominado Banco de Denúncias”. Geralmente, bancos de denúncias são criados para receber denúncias de irregularidades, corrupção, abusos, entre outras questões, e encaminhá-las para os órgãos competentes.

Sobre a letra A, a CGU – Controladoria-Geral da União é um órgão do Governo Federal responsável por diversas áreas, incluindo auditorias, transparência, prevenção e combate à corrupção.

Sobre a letra C, o TCU – Tribunal de Contas da União é responsável por fiscalizar a utilização dos recursos públicos federais, auxiliando o Congresso Nacional no controle externo. O TCU atua verificando a legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia na gestão dos recursos públicos.

Sobre a letra D, a Polícia Federal é a instituição policial brasileira, vinculada ao Ministério da Justiça, que tem competência para atuar em questões de segurança pública, combate ao crime organizado, crimes federais, entre outras atribuições.

Sobre a letra E,  o SIDOR também não é um órgão, mas se trata de um Sistema Integrado de Dados Orçamentários, responsável pela elaboração da proposta orçamentária do governo federal, que é enviada semestralmente ao Congresso Nacional para aprovação e geração da lei orçamentária anual.

Questão 48. Letra A.

Segundo o art. 14 da Portaria SGD/ME nº 548, de 24 de janeiro de 2022, são princípios a serem observados por todos os serviços digitais:

I – simplicidade;

II – acessibilidade;

III – privacidade;

IV – segurança;

V – interoperabilidade; e

VI – transparência.

Logo, apenas a alternativa A está incorreta, sendo, portanto, o nosso gabarito.

Questão 49. Letra B.

Osborne e Gaebler (1998)  organizaram uma lista com 10 itens que fomentam a transformação de uma organização pública burocrática em uma organização pública racional e eficaz. Dentre esses itens, encontramos:

Governo de resultados – Os governos devem substituir o foco no controle de inputs para o controle de outputs e impactos de suas ações, e para isso adotar a administração por objetivos.

Governo empreendedor – Os governos devem esforçar-se a aumentar seus ganhos por meio de aplicações financeiras e ampliação da prestação de serviços.

Governo descentralizado – Os governos devem envolver os funcionários nos processos deliberativos, aproveitando o seu conhecimento e capacidade inovadora. Além de melhorar a capacidade de inovação e resolução de problemas, a descentralização também é apresentada como forma de aumentar a motivação e autoestima dos funcionários públicos.

Governo previdente (preventivo) – Os governos devem abandonar comportamentos reativos na solução de problemas pela ação proativa, elaborando planejamento estratégico de modo a antever problemas potenciais.

A relação correta é apontada na alternativa B.

OSBORNE, D.; GAEBLER, T. Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. Brasília: MH Comunicação, 1998.

Questão 52. Letra E.

A banca, inicialmente, deve divulgar o gabarito pela alternativa E. Isso porque não temos um sistema denominado “SES – Sistema Eletrônico de Segurança.

No entanto, a questão merece ser anulada. Vejamos:

Sobre a letra A, de fato, o SIAPE – Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos é um sistema de abrangência nacional criado com a missão de integrar todas as plataformas de gestão da folha de pessoal dos servidores públicos.

Sobre a letra B, temos um problema, já que o SIDOR (apesar de ser um sistema) significa Sistema Integrado de Dados Orçamentários, e não Sistema de Dotação Orçamentária. A descrição incorreta pode prejudicar o julgamento da questão, justificando sua anulação.

Sobre a letra C, o SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados é uma empresa pública, não um sistema. Logo, mais um erro que justifica a anulação da questão.

Sobre a letra D, o SISPLAN, apesar de pouco conhecido, é um sistema de planejamento do Governo Federal.

Questão 56. Letra A.

Vejamos, resumidamente, os conceitos apresentados na coluna 1:

Reengenharia: refere-se a uma abordagem de gestão que visa redesenhar e reorganizar radicalmente os processos empresariais para melhorar o desempenho. Envolve a revisão fundamental e a reinvenção dos processos de negócios existentes.

Benchmarking: é um processo de comparação do desempenho de uma empresa, produto ou serviço com os concorrentes líderes do setor. O objetivo é identificar as melhores práticas e melhorias que possam ser implementadas para aprimorar o desempenho.

Empowerment: refere-se à delegação de poder e autoridade para os funcionários de uma organização, permitindo que tomem decisões e ajam de forma autônoma. Isso visa aumentar a motivação, engajamento e responsabilidade dos colaboradores.

Organização vertical: esse tipo de organização tem uma estrutura hierárquica tradicional, com várias camadas de autoridade e responsabilidade claramente definidas, desde a alta administração até a base da organização.

Organização horizontal: nesse tipo de organização, a estrutura é mais plana e as hierarquias são reduzidas. A comunicação é mais direta entre os funcionários e as decisões são tomadas de forma mais colaborativa e descentralizada.

Logo, a relação correta está na alternativa A.

Questão 59. Letra C.

Vejamos, rapidamente, os conceitos apresentados na coluna 1:

Diagrama de Ishikawa (também conhecido como diagrama de causa e efeito ou diagrama espinha de peixe): é uma ferramenta utilizada para identificar e organizar as possíveis causas de um problema ou de um efeito indesejado.

Fluxograma: é uma representação gráfica de um processo, mostrando a sequência de etapas, decisões e ações que o compõem.

Gráfico de controle: é uma ferramenta estatística utilizada para monitorar e controlar a qualidade de um processo ao longo do tempo.

Diagrama de Pareto: é um gráfico de barras que ordena as causas de um problema em ordem decrescente de importância, mostrando onde estão concentrados os principais impactos ou problemas.

Assim, a relação correta é apresentada na alternativa C.

Gabarito ALE RS: gabarito preliminar e recursos

De acordo com o edital, o gabarito preliminar será disponibilizado no dia 29 de abril de 2024.

O período para a interposição de recursos será de 30 de abril a 07 de maio de 2024.

O procedimento será realizado no site da FUNDATEC www.fundatec.org.br.

Prova ALE RS: análise

Fez a prova da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul neste domingo (28/04)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do concurso Assembleia Legislativa RS

concurso ALE RSAssembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Situação atualedital publicado
Banca organizadoraFUNDATEC
Cargostécnico, analista, policial legislativo e procurador
EscolaridadeNíveis médio e superior
CarreirasLegislativa e outras
LotaçãoRio Grande do Sul
Número de vagas51 + CR
Remuneraçãode R$ 7.533,94 a R$ 32.993,14
Inscrição30/01/2024 a 28/02/2024
Taxa de inscriçãoR$ 340,00, R$ 210,00, R$ 200,00 e R$ 160,00
Data da prova28/04/2024
Clique aqui para ver o edital do concurso da Assembleia Legislativa RS 2024

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30 de Abril17 min. de leitura

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