Gabarito PC SE extraoficial: confira AQUI!

Gabarito PC SE Extraoficial: confira os comentários de nossos mestres sobre a prova deste domingo (19)!

Avatar


20 de setembro22 min. de leitura

O concurso SE  oferta 60 vagas para contratação imediata mais o cadastro reserva, com salário inicial de R$ 4.500,00. As provas objetivas estão sendo aplicadas neste domingo (19) e o Gran Cursos Online está acompanhando todos os detalhes!

Nossos mestres estão elaborando um gabarito extraoficial para que você segure a ansiedade e consiga acompanhar a correção das questões.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova PC SE:

Gabarito PC SE: gabarito extraoficial

Confira abaixo a correção do gabarito extraoficial para o cargo de Agente!

Confira aqui a prova usada para a correção: AGENTE

Acesse o link abaixo e confira a tabela do gabarito preliminar corrigido pelos professores do Gran Cursos Online:

Clique aqui!

Gabarito PC SE: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para os cargos de Agente e Escrivão Substituto comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Confira a seguir as questões comentadas do concurso PC SE:

Conhecimentos gerais

Conhecimentos Específicos (Agente)

Conhecimentos gerais

Gabarito Instituição PC SE: Língua Portuguesa

Comentários do professor Lucas Lemos

QUESTÃO: 01
GABARITO: errado
COMENTÁRIO: Na segunda linha do segundo parágrafo, observamos que “embora, em tese, qualquer pessoa possa figurar como vítima desse crime, sabe-se que a mulher é o principal alvo nessa espécie delitiva”. Isso significa que ela não é a única vítima desse tipo de crime.

QUESTÃO: 02
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: No último parágrafo, verificamos a seguinte passagem: “Tal conduta abrange (…), até outras formas de violência, que podem culminar em resultados nefastos e irreparáveis”. Entende-se o termo “nefasto” como morte fúnebre. Ou seja, a conduta do stalking abrange formas de violência que podem levar à morte.

QUESTÃO: 03
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Segundo o texto no segundo parágrafo, a criminalização da conduta do stalking era uma das prioridades das deputadas federais já fazia tempo, mas não há menção ao fato de que elas teriam aprovado a lei. Por isso, o item é errado.

QUESTÃO: 04
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Em “embora, em tese, qualquer pessoa possa figurar como vítima desse crime, sabe-se que a mulher é o principal alvo nessa espécie delitiva”, a conjunção “embora” apresenta valor concessivo, assim como a locução prepositiva “apesar de”. O erro da questão consiste em estrutura gramatical, pois, ao fazer tal substituição, será preciso alterar o verbo “possa” pela forma no infinitivo “poder”.

QUESTÃO: 05
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Não há problemas ao substituir o travessão pelo ponto final, pois há na sequência uma ideia nova.

QUESTÃO: 06
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: O vocábulo “lhe” retoma, por coesão, o termo “vítima”, e não “autor”.

QUESTÃO: 07
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Na reescrita, houve o emprego inadequado do termo “onde”. Lembre-se de que esse vocábulo somente poderá retomar uma ideia de lugar.

QUESTÃO: 08
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Os verbos HAVER e FAZER, ao indicar tempo decorrido, são impessoais e deverão permanecer na 3ª pessoa do singular.

QUESTÃO: 09
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Em “pode causar danos imensuráveis à saúde da vítima”, o emprego do sinal indicativo de crase é obrigatório e indica a fusão de preposição “a” exigida por “causar” com o artigo “a” que acompanha a palavra feminina.

QUESTÃO: 10
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Vamos aos sinônimos das palavras.

Imensurável = Que não pode ser medido; impossível de ser mensurado: amor imensurável.

Cujo tamanho é impossível de se medir; imenso: o espaço é imensurável.

Vasto = Amplo; que contém muito espaço; que é espaçoso: comprou uma vasta cama.

De tamanho exagerado; de quantidade e extensão excessivas: uma vasta propriedade; um vasto conhecimento.

Sendo assim, eu vejo que tal substituição não será possível, pois o termo “imensurável” está relacionado àquilo que não se pode medir. Enquanto isso, o termo “vasto” significa aquilo que é grande; ou seja, em tese, pode ser medido.

Gabarito Instituição PC SE: Atualidades e conhecimentos sobre o estado de Sergipe

Comentários da professora Rebecca Guimarães

QUESTÃO: 11
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: A região onde Aracaju foi construída é caracterizada pela presença de solos arenosos, logo o terreno não tinha características favoráveis.

QUESTÃO: 12
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Realmente o crescimento urbano de Aracaju acabou sendo influenciado pelas oportunidades oferecidas pela instalação da Petrobras e suas afiliadas na região somado aos incentivos fornecidos pela SUDENE.

QUESTÃO: 13
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: A Capitania de Sergipe del-Rey foi criada em 1590 e estava subordinada diretamente à Capitania da Baía de Todos os Santos. Seu primeiro mandatário foi Cristóvão de Barros. A capitania tornou-se autônoma por decreto régio de Dom João VI em 8 de julho de 1820. O primeiro governador da nova capitania autônoma foi Carlos César Burlamaqui.

QUESTÃO: 14
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Em Sergipe, o fumo começou a se desenvolver ainda no início do século XVII, como produto de exportação. A partir da segunda metade do século XVIII o fumo em Sergipe desenvolveu-se, neste momento o estado conheceu sua maior lavoura, mostrando que não havia infertilidade do solo.

QUESTÃO: 15
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Não há uma ocupação urbana esparsa na região intermediária de Aracaju. Outro erro do item é afirmar que há cobertura florestal na maior parte do estado.

QUESTÃO: 16
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: A produção agrícola não é preponderante no estado, mas sim as atividades do setor terciário, como serviços e comércio.

QUESTÃO: 17
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: O suco de laranja congelado é o produto mais exportado pelo estado. Holanda foi o principal comprador dos produtos sergipanos, respondendo por 43,4% do total exportado, possuindo como principal produto suco de laranja não congelado.

QUESTÃO: 18
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Os Xocó são um povo indígena que se utilizam da língua portuguesa originalmente, sendo atualmente a única tribo indígena existente em Sergipe, no município de Porto da Folha. Apesar da espoliação de terras e discriminação cultural atualmente existem aproximadamente 1500 indígenas na tribo.

Gabarito Instituição PC SE: Ética

Comentários do professor Gláuber Marinho

QUESTÃO: 19
GABARITO: ERRADA
COMENTÁRIO:

O essencial de toda ética, para que conviva como tal, e não se transforme em puro arbítrio axiológico (faço da minha vontade a vontade dos outros), é que garanta e defenda o desenvolvimento de outras alternativas éticas, desde que estas também sejam éticas distanciadas do arbítrio axiológico. O fato de postular pela adoção de seus preceitos éticos não faz de determinada ética um movimento arbitrário; o que torna determinada doutrina ética arbitrária é o fato de prever como programa próprio de realização a exclusão de outras éticas, até sua total e absoluta predominância sobre os espíritos e as consciências. Esse tipo de tirania ética, em verdade, constitui-se em desregramento ético, e passa a representar a maior das violações, a saber: a intolerância.(2009, p. 53)

Para além do apresentado, existe diferença entre imoral e amoral. Amoral é, por exemplo, aquele que, involuntariamente, como acontece na incapacidade mental, não reconhece nem pratica os princípios morais estabelecidos, e que são reguladores da vida em sociedade. Imoral é, por exemplo, aquele que sabe e  reconhece que existem princípios e normas morais sobre a conduta social, mas que os quebra ou viola intencionalmente.
https://www.infopedia.pt/$amoral-ou-imoral

QUESTÃO: 20
COMENTÁRIO: ERRADO
COMENTÁRIO: Segundo Cortella…

A ética é um conjunto de princípios e valores que você usa para responder as três grandes perguntas da vida humana: Quero? Devo? Posso?… Quando você tem paz de espírito? Quando tem um pouco de felicidade? Quando aquilo que você quer é o que você deve e o que você pode.(2017, p 52)

Dessa forma, coerência e universalização são requisitos éticos, porém não se pode definir de uma conduta como eticamente aceitável limitando-a as dois princípios, como afirmado no item.

QUESTÃO: 21
GABARITO: CERTA
COMENTÁRIO:
De acordo com o Módulo 3 A conduta no serviço público ,do Curso Ética e Serviço Público ofertado pela Escola Nacional de Administração Pública ,“Regras Imperativas São regras que simplesmente proíbem ou ordenam, pressupondo que o sujeito saiba fazer o que se ordena e conheça as condutas proibidas. Regras Construtivas São regras que instruem as pessoas a fazer algo. Elas orientam o sujeito ético a realizar ou construir o que se deseja. Como toda regra, elas limitam o leque de coisas que poderiam ser feitas. Contudo, ao contrário das regras imperativas, as regras constitutivas mais orientam a ação do indivíduo do que a ordenam ou a proíbem. Resumindo: as regras imperativas dizem o que não pode ser feito e o que deve ser feito. As regras constitutivas dizem como fazer o que pode e deve ser feito.”

QUESTÃO: 22
GABARITO: CERTA
COMENTÁRIO: De acordo com o Módulo 3 A conduta no serviço público, do Curso Ética e Serviço Público ofertado pela Escola Nacional de Administração Pública ,“O código deve ser um instrumento para a resolução de conflitos morais do grupo a que se aplica, e não um instrumento repressivo ou disciplinador. Não deve haver nenhuma pretensão de uso universal do código: ele deve servir de guia para a resolução dos problemas específicos do grupo de servidores compreendido por esse código.”
https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/1884/1/%C3%89TICA_SEM_TUTORIA_M%C3%B3dulo_3.pdf

Gabarito Instituição PC SE: Noções de Direitos Humanos

Comentários do professor Thiago Medeiros

QUESTÃO: 23
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Pelo seu caráter meramente prescritivo, as regras de direitos humanos previstas na CF servem para orientar na formulação de normas concretas, de modo que o atual modelo constitucional vigente nega o princípio da aplicabilidade imediata das normas definidoras de direitos e garantias fundamentais, não sendo concretizador, mas instrutivo.

QUESTÃO: 24
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: O mandado de segurança coletivo é uma inovação da CF, que alargou a dimensão dos direitos e das garantias, de maneira a assegurar não somente direitos individuais, mas também direitos difusos e coletivos, protegendo, ainda, classes e categorias sociais.

QUESTÃO: 25
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Os direitos fundamentais são reconhecidos e vinculados à esfera constitucional de determinado Estado, ao passo que os direitos humanos estão firmados por posições jurídicas internacionais, que exprimem certa consciência ética universal. Apesar dessa distinção, essas terminologias podem se confundir ou se complementar em determinados momentos.

QUESTÃO: 26
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: O Código de Hamurabi pode ser considerado um dos primeiros documentos históricos importantes para o estudo dos direitos humanos, porque, ainda que em um contexto diferente do atual, reconhecia a dignidade, a propriedade e outros direitos fundamentais do homem, além de defender a supremacia das leis em relação aos governantes.

Gabarito Instituição PC SE: Raciocínio Lógico

Comentários do professor Marcelo Leite

Organizando as lâmpadas em linha reta, teremos e considerando que AP represente o tempo, em segundos, que todas as lâmpadas estão apagadas.

Sequência A1 10(AP) V1 10(AP) B1 10(AP) A2 10(AP) V2 10(AP) B2 10(AP)
Tempo(seg) que a lâmpada estará acesa(T) 0/10 10/20 20/30 30/40 40/50 50/60 60/70 70/80 80/90 90/100 100/110 110/120
120/130 130/140 140/150 150/160 160/170 170/180 180/190 190/200 200/210 210/220 220/230 230/240
240/250 250/260 260/270 270/280 280/290 290/300 300/310 310/320 320/330 330/340 340/350 350/360

E assim, por diante.

Perceba que qualquer lâmpada irá acender novamente a cada 120 segundos.

Agora iremos analisar os itens:

QUESTÃO: 27
GABARITO: errado
COMENTÁRIO:
No momento T = 45 segundos, a lâmpada V1 estará acesa.

RESOLUÇÃO

Perceba quando for T igual a 45 segundos, então a lâmpada B1 estará acesa.

QUESTÃO: 28
GABARITO: certa
COMENTÁRIO:

A lâmpada V2 estará apagada em T = 285 segundos.

RESOLUÇÃO

Perceba que a cada 120 segundos qualquer lâmpada irá acender novamente. Assim, para saber qual lâmpada estará acesa quando T = 285 segundos, basta dividir 285 por 120(Ciclo) em seguida observar o resto. Logo, dividindo 285 por 120 obtém quociente 2 e resto 45. No momento 45 a lâmpada B1 estará acesa, enquanto que a lâmpada V2 estará apagada.

QUESTÃO: 29
GABARITO: errada
COMENTÁRIO:

No momento T = 845 segundos todas as lâmpadas estarão apagadas.

RESOLUÇÃO

Ao dividir 845 por 120 teremos, quociente 7 e resto 5. Assim, no momento T = 845  segundos terá mesma lâmpada que estava acesa no momento T = 5, isto é, nesse momento, apenas a lâmpada A1 estará acesa.

QUESTÃO: 30
GABARITO: certa
COMENTÁRIO:

Quando T for múltiplo de 180, sempre haverá umas das lâmpadas azuis, A1 ou A2, acesa.

RESOLUÇÃO

Perceba que quando T for múltiplo de 180, isto é, {0,180,360,540,720, …} pelo menos uma das lâmpadas A1 e A2 estarão acesas.

Conhecimentos Específicos (Agente)

Gabarito Instituição PC SE: Noções de Direito Administrativo

Comentários do professor Ricardo Blanco

Lei 2.148/77

QUESTÃO: 31
GABARITO:
certa
COMENTÁRIO:
a nomeação é uma forma de provimento em caráter efetivo em cargo público.

Art. 5º Lei 2.148/77. O provimento em caráter efetivo far-se-á pelas seguintes formas: I – Nomeação;

QUESTÃO: 32
GABARITO:
errada
COMENTÁRIO:
a posse e o exercício devem ocorrer em até quinze dias após o ato de provimento.

Art. 38. Lei 2.148/77 A posse será efetuada no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da publicação do ato de provimento do cargo.

Art. 41. Lei 2.148/77  O exercício do cargo terá início no prazo de 15 (quinze) dias, contados:

QUESTÃO:33
GABARITO:
certa
COMENTÁRIO:
a nomeação do candidato aprovado em concurso público é um ato administrativo que se presume legítimo, legal e válido, embora tal presunção não seja absoluta.

A presunção de legitimidade é relativa, porque admite prova em contrário.

QUESTÃO:34
GABARITO:
errada
COMENTÁRIO:
a exoneração durante o estágio probatório, que é de quatro anos, deverá ser confirmada judicialmente.

A reprovação no estágio é um processo na via administrativa. Não precisa ser confirmada pelo judiciário e o prazo , segundo a lei é de 2 anos.

Art. 57. Parágrafo único. O Estágio Probatório dar-se-á no período de 2 (dois) anos.

QUESTÃO:35
GABARITO:
errada
COMENTÁRIO: a
s disposições da Lei Estadual n.º 2.148/1997 somente se aplicam a cargos da administração direta do Poder Executivo do estado.

Aplica-se aos 3 poderes

Art. 1º.  Lei 2.148/77  Esta Lei institui o regime jurídico dos funcionários públicos civis dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo do Estado de Sergipe, neste último incluído o Tribunal de Contas.

Direito Administrativo

QUESTÃO: 36
GABARITO: Certa
COMENTÁRIO: A responsabilidade do Estado é objetiva e a do agente é subjetiva. O agente responde na área civil, penal e administrativa. (art. 37 § 6º CF)

QUESTÃO: 37
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Segundo o STF o lapso temporal entre a fuga e o dano desconfigura o nexo causal. Nos termos do artigo 37, § 6º, da Constituição Federal, não se caracteriza a responsabilidade civil objetiva do Estado por danos decorrentes de crime praticado por pessoa foragida do sistema prisional, quando não demonstrado o nexo causal direto entre o momento da fuga e a conduta praticada. STF. Plenário. RE 608880, Rel. Min. Marco Aurélio, Relator p/ Acórdão Alexandre de Moraes, julgado em 08/09/2020 (Repercussão Geral – Tema 362) (Info 993).

QUESTÃO: 38
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Será objetiva a responsabilidade civil do Estado independendo de dolo ou culpa
do agente.

QUESTÃO: 39
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Na teoria do risco administrativo admite excludente de responsabilidade que atua sobre o nexo causal (Culpa exclusiva da vítima, força maior e caso fortuito)

QUESTÃO: 40
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Por ser uma pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviço público responde por responsabilidade objetiva.

Gabarito Instituição PC SE: Noções de Direito Constitucional

Comentários do professor Ricardo Blanco

QUESTÃO: 41
GABARITO: errado.
COMENTÁRIO: eles possuem aplicação imediata e, por isso, não carecem de atuação do legislador. (Art. 5º CF § 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.)

QUESTÃO: 42
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Terrorismo é inafiançável, porém prescreve.

Art. 5º CF XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena
de reclusão, nos termos da lei;
Art. 5º CF XLIII – a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

QUESTÃO: 43
GABARITO: certa
COMENTÁRIO:
Art. 5º CF IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Art. 5º CF V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

QUESTÃO: 44
GABARITO: Certa
COMENTÁRIO: O absolutamente incapaz é o menor de 16 anos e o menor de 16 anos não pode votar nem ser votado.

QUESTÃO: 45
GABARITO: errada
COMENTÁRIO:  Art. 231 CF § 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.

Art. 231.CF § 3º O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.

QUESTÃO: 46
GABARITO: certa
COMENTÁRIO:  Art. 195. CF § 4º A lei poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154, I.

Art. 154. A União poderá instituir: I – mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição;

QUESTÃO: 47
GABARITO: certa
COMENTÁRIO:  Art. 225 CF § 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

QUESTÃO: 48
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Presidencialismo é sistema de governo e a república é a forma de governo.

QUESTÃO: 49
GABARITO: errada
COMENTÁRIO:  Defesa civil é atribuição dos bombeiros.

Art. 144 CF § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem
pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a
execução de atividades de defesa civil.

QUESTÃO: 50
GABARITO: certa
COMENTÁRIO:
Art. 144 CF § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
IV – exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

Gabarito Instituição PC SE: Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal

Comentários do professor Douglas Vargas

Direito Processual Penal

QUESTÃO: 51
GABARITO: Errado
COMENTÁRIO: Não há dilação probatória na audiência de custódia. O juiz não pratica nenhum ato instrutório
na audiência de custódia.

QUESTÃO: 52
GABARITO: Correto
COMENTÁRIO: O CPP esclarece que a audiência de custódia é cabível para qualquer modalidade de prisão. Esse também é o posicionamento jurisprudencial.

QUESTÃO: 53
GABARITO: Errado
COMENTÁRIO: Há modalidade de prisão domiciliar como prisão cautelar (Art. 318 do CPP) como forma de
conversão da prisão preventiva.

QUESTÃO: 54
GABARITO: Errado
COMENTÁRIO: Não se admite mais prisão preventiva decretada de ofício pelo magistrado.

QUESTÃO: 55
GABARITO: Correto
COMENTÁRIO: De fato, a prisão temporária possui rol específico de crimes previsto na legislação de regência

QUESTÃO: 59
GABARITO: Errado
COMENTÁRIO: A autoridade policial, no âmbito do art. 13-B, não faz a requisição direta (apenas se houver
mora do juiz). Assim sendo, item incorreto.

QUESTÃO: 60
GABARITO: Correto
COMENTÁRIO: Apenas o delegado de polícia pode realizar o indiciamento do investigado. De fato, o ato é
privativo.

QUESTÃO: 61
GABARITO: Correto
COMENTÁRIO: De fato, as referidas provas não dependem de autorização do juiz para sua produção.

QUESTÃO: 62
GABARITO: Errado
COMENTÁRIO: Não há obrigatoriedade. Essa é uma das opções do art. 19 do CPP.

Direito Penal

QUESTÃO: 56
GABARITO: Correto
COMENTÁRIO: De fato, há a possibilidade de ultratividade ou retroatividade da lei penal mais benéfica, e isso
fará variar (se aplicável a lei vigente ao tempo do crime ou a lei posterior).

QUESTÃO: 57
GABARITO: Errado
COMENTÁRIO: O referido vício é de forma, não de origem (iniciativa). A redação da questão, no entanto, é
bastante dúbia.

QUESTÃO: 58
GABARITO: Correto
COMENTÁRIO: Trata-se de hipótese de extraterritorialidade condicionada, na forma do art. 7º, II, b do CPP.
Questão extraiu a parte final da doutrina, na figura da interpretação de que o ingresso em território nacional é condição de procedibilidade da ação penal.

Gabarito Instituição PC SE: Legislação

Comentário do professor Péricles Mendonça

QUESTÃO: 63 (57 para Escrivão) – Nesse caso, a pena é de prestação de serviços…
GABARITO: questão ERRADA
COMENTÁRIO: Conforme dispõe o artigo 28 da Lei de Drogas, a prestação de serviços é sim uma das penas previstas, porém, não é a única, então o examinador não poderia afirmar que a pena aplicada é exatamente essa.
QUESTÃO: 64 (58 para Escrivão) – Aplica-se a esse indivíduo…
GABARITO: ERRADA
COMENTÁRIO: Aquele que for flagrado portando substância entorpecente para consumo não será submetido a pena privativa de liberdade.
QUESTÃO: 65 (59 para Escrivão) – Não se caracteriza o crime de lavagem de dinheiro…
GABARITO: CERTA
COMENTÁRIO: Conforme dispõe o professor Renato Brasileiro, o crime antecedente da lavagem de capitais qualquer infração penal, desde que esta seja passível de mascaramento e de proveito economico.
QUESTÃO: 66 (60 para Escrivão) – Considere que a autoridade policial…
GABARITO: CERTA
COMENTÁRIO: Os dados que a autoridade policial são exclusivamente, os dados cadastrais do investigado que informam qualificação pessoal, filiação e endereço, não abrangendo as movimentações, por exemplo.
QUESTÃO: 67 (61 para Escrivão) – Servidor público indiciado …
GABARITO: ERRADA
COMENTÁRIO: Conforme dispoe o artigo 17-D o afastamento se dará sem o prejuizo da remuneração.
QUESTÃO: 68 (62 para Escrivão) – A perda do cargo em razão de condenação …
GABARITO: ERRADA
COMENTÁRIO: A perda do cargo no caso de condenação pelo crime de abuso de autoridade não se dá de forma automática.
QUESTÃO: 69 (63 para Escrivão) – Não caracteriza abuso de autoridade …
GABARITO: CERTA
COMENTÁRIO: Essa é a previsão do artigo 18 da Lei de Abuso de Autoridade.
QUESTÃO: 70 (64 para Escrivão) – A Ação penal desse caso será…
GABARITO: CERTA
COMENTÁRIO: Conforme prevê o artigo 3º da Lei de Abuso de Autoridade, a Ação Penal é Pública Incondicionada, podendo o delegado de polícia instaurar o IP de ofício.
QUESTÃO: 97 (87 para Escrivão) – Se for encontrado…
GABARITO: CERTA
COMENTÁRIO: A internação em estabelecimento educacional é uma das medidas cabíveis ao adolescente infrator conforme dispõe o artigo 112 do ECA.

Gabarito Instituição PC SE: Estatística

Comentários do professor Thiago Cardoso

QUESTÃO: 71
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Para que duas variáveis sejam independentes, a probabilidade condicional tem que ser igual à probabilidade incondicional. Como o fato de saber que Y > 1 altera a probabilidade de que P (X ≤ 1), podemos concluir que Y interfere na variável X. Logo, elas não são independentes.

É importante destacar que a covariância nula é uma condição necessária, mas não é suficiente para garantir que as duas variáveis são independentes.

QUESTÃO: 72
GABARITO: certa
COMENTÁRIO:

A variância da diferença de duas variáveis aleatórias é dada por:

Var(X-Y)=Var(X)+Var(Y)-2.Cov (X,Y)
Var(X-Y)=1+1-2.0=2-0=2

QUESTÃO: 73
GABARITO: errada
COMENTÁRIO:

Observe que X não pode assumir valores negativos e que:

Portanto, podemos dizer que, no mínimo:

Assim, a esperança não pode ser nula.

QUESTÃO: 74
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Como X é uma variável aleatória contínua, a probabilidade de um único ponto é sempre nula. Portanto, incluí-lo ou retirá-lo no campo de possibilidades é irrelevante. Assim, temos:

P(X≥1)=P(X>1)

Essa probabilidade é a complementar de P(X ≤ 1). Assim, temos:

P(X≥1)=P(X>1)=1-0,1=0,9

QUESTÃO: 75
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Como a variância populacional é conhecida, a estatística não segue a distribuição t de Student, mas sim a distribuição normal. Vamos nos lembrar de que a t de Student só deve ser utilizada quando: a variância populacional é desconhecida e o número de observações é inferior a 30.

QUESTÃO: 76
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Pelo Teorema do Limite Central, o desvio-padrão da média amostral é:

QUESTÃO: 77
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Como o P-valor é maior que o nível de significância do teste, isso significa que a amostra obtida é bastante provável. Logo, a hipótese nula não deve ser rejeitada.

Observe que o nível de significância cria uma zona de rejeição no gráfico da normal. A hipótese nula é rejeitada quando o P-valor está inteiramente dentro dessa região de rejeição.

QUESTÃO: 78
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: O P-valor é uma medida da probabilidade: a probabilidade de se produzir uma amostra com as características obtidas na situação em estudo, considerando que a hipótese nula seja verdadeira.

Já a potência do teste é a probabilidade do teste como um todo rejeitar a hipótese nula quando ela for falsa. Observe, portanto, que eles não têm nenhuma relação entre si.

Vale observar que, caso sejam feitos vários testes, serão obtidas várias amostras aleatórias diferentes, com P-valores diferentes associados a elas.

Porém, a potência do teste é sempre o mesmo, não varia conforme a amostra. Ele é uma característica dos parâmetros do próprio teste.

Gabarito Instituição PC SE: Contabilidade

Comentários do professor Feliphe Araújo

QUESTÃO: 79
GABARITO: errada
COMENTÁRIO:

Lançamento contábil:
D- Bem
C – Caixa
C – Fornecedor

Como temos 1 débito e 2 créditos, o lançamento é de 2ª fórmula.

QUESTÃO: 80
GABARITO: errada
COMENTÁRIO:

Conceito FEA-USP:
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Assim, um registro na contabilidade afeta o patrimônio, mas não necessariamente a situação líquida. Por exemplo, compra à vista de mercadorias afeta o patrimônio qualitativamente, mas não afeta a situação líquida que continua no mesmo valor.

QUESTÃO: 81
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Os fatos contábeis modificativo e permutativo são lançados no mínimo em duas contas. Logo, não necessariamente no número mínimo de contas. A diferença entre os fatos permutativos e modificativos é que o primeiro só é lançado em contas patrimoniais e o segundo altera quantitativamente o PL.

QUESTÃO: 82
GABARITO: certa
COMENTÁRIO:

Um aumento no saldo da conta depreciação acumulada tem como contrapartida uma despesa, levando a um impacto negativo no PL.
D – Despesa com depreciação (reduz o PL)
C – Depreciação acumulada (reduz o ativo)

Já o débito na conta depreciação acumulada não necessariamente gera na situação líquida.
Por exemplo, o caso mais comum de débito em depreciação acumulada é a
baixa de um bem.
D – Depreciação acumulada (aumenta o ativo)
C – Bem (reduz o ativo)
Neste caso, não há impacto no PL.

QUESTÃO: 83
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Questão que pode causar controvérsia. Na minha visão, o mais correto é considerar o item como certo.

A demonstração do resultado do exercício apresenta o resultado da empresa mediante o confronto entre receitas e despesas. As receitas aumentam o resultado e as despesas diminuem.

Após a apuração do resultado, este é transferido para PL. Logo, as receitas indiretamente aumentam o PL e as despesas diminuem. Diante disso, o item está certo.

QUESTÃO: 84
GABARITO: certa *
COMENTÁRIO:

Questão que pode causar controvérsia. Na minha visão, o mais correto é considerar o item como certo.
CPC 27 – Ativo Imobilizado:
O custo de um item do ativo imobilizado compreende:
(a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;
(b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;
(c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período.

Como o bem foi importando, a empresa deve converter com base na taxa de câmbio da data da transação.
No caso, a data da transação é considerada no dia da entrada do bem em operação.

QUESTÃO: 85
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Nos balancetes de 4 e 6 colunas também é possível obter os saldos iniciais e finais das contas devedoras ou credoras.

QUESTÃO: 86
GABARITO: certa
COMENTÁRIO:

Literalidade da NBC TSP Estrutura Conceitual: 7.73 As vantagens e as desvantagens de se utilizar a base do custo histórico para passivos são semelhantes às aplicadas em relação aos ativos. O custo histórico é apropriado quando os passivos provavelmente forem liquidados nos termos estabelecidos. No entanto, o custo histórico não pode ser aplicado para os passivos que não se originam de transação como, por exemplo, passivo para o pagamento de danos civis. É também improvável que o custo histórico forneça informação relevante quando o passivo decorrer de transação sem contraprestação, uma vez que esta não fornece uma representação fidedigna das demandas sobre os recursos da entidade. Também se torna difícil aplicar o custo histórico aos passivos que podem variar em seu montante como, por exemplo, aqueles relacionados a passivos previdenciários.

Passivos previdenciários são passivos atuariais.

Gabarito Instituição PC SE: Informática

Comentários do professor Jeferson Bogo

QUESTÃO: 87
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: totalmente possível “armazenar” (hospedar) uma Intranet na nuvem,
restringindo o acesso somente para as pessoas autorizadas e usando os protocolos (TCP/IP) da
Internet.

QUESTÃO: 88
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Spear Phishing é um tipo de golpe de phishing onde os atacantes procuram
direcionar mais o ataque, conhecendo previamente detalhes sobre a vítima. Porém, um
antispyware não evita esse tipo de golpe (nem o phishing normal), pois a ação, quase que na
totalidade, depende da conduta do usuário (clicar em links, fornecer dados pessoais).

QUESTÃO: 89
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Acredito que ao usar a palavra “impedido” ele não tenha tratado de um
impedimento absoluto, pois o atacante ainda poderia enviar mensagens, porém elas não
seriam recebidas pela vítima. Considero que a função de bloquear (lembre do bloqueio no
Whatsapp, por exemplo, em que a pessoa pode mandar a mensagem mesmo estando
bloqueado, mas você não a recebe).

QUESTÃO: 90
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: todos os metadados (dados – informações – do documento) citados estão
disponíveis ao se acessar, com atalho ALT+ENTER – por exemplo, as propriedades do referido
documento.

QUESTÃO: 91
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: O protocolo SSL opera entre a camada de aplicação e a camada de transporte,
não na camada de rede, com citado. E não impediria o acesso aos arquivos.

QUESTÃO: 92
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: O programa que, provavelmente, possibilitou a entrada do atacante foi o trojan
horse, porém o programa que foi instalado e criptografa os dados é um ransomware.

QUESTÃO: 93
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: O bitlocker pode atenuar (não evitar), como dito na questão, o acesso a dados
não autorizados, pois criptografa os dados, dessa maneira o atacante, embora tenha
criptografado com o ransomware, não consegue acesso a eles.

QUESTÃO: 94
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Todos os passos descritos estão corretos, mas quando ele se refere à coluna
“C2”, por exemplo, não está correto, pois coluna é apenas a letra, que seria “C”, nesse caso. Na
minha opinião a questão estaria passível de recurso, pois tais informações podem prejudicar a
interpretação da questão.

Gabarito Instituição PC SE: Medicina Legal

Comentários do professor Francisco Helmer

QUESTÃO: 95
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: O texto relata a presença de zona de tatuagem e sinal de Werkgaertner no exame necroscópico. A primeira, causada pela ação da pólvora incombusta sobre a pele, é um efeito secundário do disparo e, como tal, aponta para um tiro efetuado a curta distância. Já o segundo é um sinal clássico de um disparo encostado. Sendo assim, o exame não corrobora o relato de tiro a distância, pelo contrário, aponta disparos a curta distância e encostado.

QUESTÃO: 96
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Os projéteis de arma de fogo são o mais clássico exemplo de instrumentos perfurocontundentes, que causam lesões perfurocontusas. Portanto, gabarito correto.

QUESTÃO: 98
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: O resultado de uma perícia é o RELATÓRIO e não o prontuário. O prontuário é documento que consiste no registro da assistência médica prestada, com a finalidade de garantir a sua continuidade.

QUESTÃO: 99
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Aqui o examinador inverteu a terminologia: as lesões são contusas e a ação é contundente, e não o contrário. Pegadinha da banca, mas pegadinha manjada. Além disso, somente as equimoses e escoriações são lesões contusas, as marcas de mordida humana são classificadas como lesões cortocontusas, o que seria outro motivo para justificar o gabarito como errado.

QUESTÃO: 100
GABARITO:
COMENTÁRIO: O legista pode concluir com base na rotura himenal recente, que é o principal sinal de conjunção carnal.

Arquivologia (Escrivão)

Comentários do professor Elvis Miranda

QUESTÃO: 91
GABARITO: certa
Os documentos de arquivo oferecem dois gêneros de valor: primário e secundário. O primário interessa à
organização que o acumulou, e o secundário, a outras entidades e ao público em geral.
COMENTÁRIO: os documentos de arquivo são conservados em função de seu valor, ou seja, da importância que
apresentam para a instituição. O valor dos documentos, de acordo com a bibliografia, pode ser primário ou secundário. O valor primário está relacionado à importância administrativa, fiscal e jurídica dos documentos, e está relacionado aos motivos de criação dos documentos. O valor secundário, por sua vez, está ligado à importância histórica ou científica dos documentos, e está relacionado a motivos que extrapolam a criação dos documentos. Assim, o valor primário está ligado à entidade que acumula o documento e o valor secundário está ligado ao público em geral. Desta forma, o item faz uma referência correta deste assunto.

QUESTÃO: 92
Os documentos de arquivo de instituições do governo do estado de Sergipe cujas atividades tenham sido
extintas deverão ser recolhidos ao Arquivo Nacional..
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: O artigo 7º § 2º da Lei 8.159/1991 prevê que “A cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora”. Ocorre que o artigo 18 desta mesma lei prevê que “Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos”. Desta forma, o Arquivo Nacional funciona como arquivo permanente apenas dos órgãos vinculados ao Poder Executivo, na esfera Federal. Assim, os documentos de instituições do governo do estado de Sergipe, por não estarem nesta esfera de governo (Federal), na serão recolhidos ao Arquivo Nacional, o que torna o item incorreto.

QUESTÃO: 93
A área de conteúdo e estrutura da Norma Brasileira de Descrição Arquivística registra informação sobre o
assunto e a organização da unidade de descrição.
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: O item apresenta corretamente um resumo da área (3) da NOBRADE, Norma Brasileira de Descrição Arquivística, com relação às informações a serem descritas nesta área.

QUESTÃO: 94
Uma das formas de aquisição é a emulação.
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: A bibliografia arquivística define aquisição como a entrada dos documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente. Refere-se ao arquivamento corrente, assim como a transferência (envio de documentos para a idade intermediária) e recolhimento (envio de documentos para a idade permanente) da documentação. Emulação, na verdade, é uma técnica relacionada à informática, que objetiva o acesso de documentos em formatos digitais que se tornaram obsoletos com o passar do tempo. Portanto, o item está incorreto.

QUESTÃO: 95
Entre os objetivos da classificação de documentos de arquivo inclui-se o vínculo arquivístico.
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: O plano de classificação da instituição é o instrumento elaborado a partir do levantamento das atividades e funções da instituição. Tais atividades e funções são organizadas de forma hierarquizada (do geral para o específico), e recebem códigos de identificação. Com a aplicação do plano, os documentos têm seu código anotado na primeira folha quando criados ou quando entram na instituição, e são ordenados por este código no arquivo. O princípio da organicidade, fundamental dentro da Arquivologia, afirma que os documentos de arquivo espelham as funções e as atividades da entidade acumuladora, e que os documentos de arquivo estão interligados entre si (o que evidencia o “vínculo arquivístico”) citado no item. Desta forma, a classificação, no sentido de aplicação do plano ou código de classificação objetiva, sim, evidenciar o vínculo arquivístico que existe entre os documentos.

QUESTÃO: 96
O plano de destinação é o instrumento de avaliação do programa de gestão de documentos a ser aplicado
em arquivos correntes.
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Na verdade, o plano de destinação é aplicado às chamadas massas documentais acumuladas. Entende-se por massa documental acumulada o acúmulo de documentos sem qualquer tratamento arquivístico. É uma situação muito comum em nosso país. O item, desta forma, está incorreto.

QUESTÃO: 97
Os metadados do documento de arquivo são os elementos que servem ao registro no protocolo.
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: Uma das atividades de protocolo é realmente o registro, que consiste na identificação e cadastro dos dados referentes aos documentos (chamados tecnicamente de metadados), o que permitirá a localização do documento no sistema quando necessário.

QUESTÃO: 98
O documento intitulado relatório é um exemplo de tipo documental.
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: Existe uma diferença conceitual na arquivologia entre ESPÉCIE documental e TIPO documental. Espécie é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição de suas informações, ou seja, é o nome que o documento recebe de acordo com seu aspecto formal. Quando esta espécie é associada a uma atividade ou função, ela vira um TIPO ou TIPOLOGIA documental. Desta forma, relatório é uma ESPÉCIE, e não um TIPO documental, como é afirmado. Se o exemplo fosse relatório de viagem, relatório técnico ou relatório financeiro, por exemplo, aí sim, seria um tipo ou tipologia documental. É um dos itens mais cobrados pela banca e exaustivamente exemplificado em nossas aulas, inclusive com a observação de que quase sempre a banca inverte os exemplos pra tornar o item incorreto.

QUESTÃO: 99
O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos tem como requisitos obrigatórios incluir
o plano de classificação do órgão e ser compatível com ele.
GABARITO: certa
COMENTÁRIO: O item apresenta corretamente uma obrigatoriedade do SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos), de acordo com o eArq Brasil, publicação do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) que trata do assunto.

QUESTÃO: 100
A legalização da digitalização de documentos extinguiu a legislação sobre a microfilmagem de
documentos.
GABARITO: errada
COMENTÁRIO: O Decreto que tornou possível a digitalização de documentos com a eliminação dos documentos originais, desde que realizada cumprindo uma série de requisitos, deu à cópia digitalizada validade jurídica, da mesma forma que acontece com a cópia microfilmada, que possui legislação específica desde 1968. Não houve, porém, a revogação ou extinção desta legislação referente à microfilmagem, como afirma o item.

Volte ao topo

Gabarito PC SE: gabarito preliminar

De acordo com a retificação do cronograma, a data para a publicação do gabarito preliminar é dia 22 de setembro a partir das 19 horas. O documento poderá ser acessado no site do Cebraspe, no endereço eletrônico: https://www.cebraspe.org.br/concursos/pc_se_21.

Volte ao topo

Gabarito instituição PC SE: recursos

A interposição de recursos poderá ser feita do dia 23 a 24 de setembro das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia. O candidato poderá fazer a interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas e contra o padrão preliminar de respostas da prova discursiva.

Volte ao topo

Gabarito PC SE: próximas etapas

No dia 15 de outubro será feita a divulgação do edital de resultado final na prova objetiva e de resultado provisório nas provas discursivas

Prova PC SE: análise

Fez a prova da PC SE neste domingo (19/09)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

  • O que você achou do nível de dificuldade da prova?
  • O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
  • A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
  • Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Concurso PC SE: resumo

concurso Polícia Civil SE Polícia Civil do Estado de Sergipe (Concurso PC SE)
Situação do concurso edital publicado
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
Cargos Agente e Escrivão Substituto
Escolaridade Nível superior
Carreiras Policial
Lotação Estado de Sergipe
Número de vagas 60 + CR
Remuneração Inicial: R$ 4.500,00
Topo da carreira: R$ 10.545,00
Inscrições  até 3 de agosto
Taxa de inscrição R$ 150,00
Data da prova objetiva 19 de setembro de 2021
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital PC SE

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


20 de setembro22 min. de leitura