Faaaaaala seus lindos!!! Tudo tranquilo?
Nesse artigo estudaremos mais um pouco do que do PMBOK 6ª Edição para a nova versão do nosso guia, o PMBOK 7. E o tema agora é Escritório de Gerenciamento de Projetos.
Na sexta edição do nosso guia, o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP/PMO), que é descrito como uma estrutura de gerenciamento que padroniza os processos de governança relacionados com o projeto e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas, pode ser dos tipos, de acordo com as suas responsabilidades:
De suporte: Os EGPs de suporte fornecem um papel consultivo nos projetos, com nível de controle baixo, fornecendo modelos, práticas recomendadas, treinamentos, banco de lições aprendidas com base nos outros projetos e acesso à diversas informações relevantes da organização.
De controle: Os EGPs de controle, com nível médio de controle, fornecem suporte e exigem conformidade na adoção de estruturas e metodologias de gerenciamento de projetos, uso de ferramentas, modelos, e ainda, conformidade com as estruturas de governança. oferecem suporte e exigem a conformidade através de vários meios.
Aqui pode existir uma pegadinha!!! O nível de controle do EGP do tipo Controle é médio!! O Npivel de controle alto é o do tipo Diretivo! Vejamos:
Diretivo: Assumem o controle dos projetos através do seu gerenciamento direto, sendo os gerentes de projetos designados pelo EGP, e a ele subordinados. Nesse caso, o nível de controle é alto.
Agora, quando falamos de PMBOK 7, a nomenclatura passa a ser Escritório de Gerenciamento de Projetos, Portfólios ou Programas (EGP/PMO), que podem assumir vários formatos:
- Fornece orientação ao gerenciamento de projetos, dando diretrizes, modelos e exemplos de boas práticas, treinamento e orientação. Faz mais sentido em organizações que estão começando a melhorar seus recursos de GP.
- Um modelo compartilhado de EGP que pode oferecer serviços de apoio a projetos para atividades de planejamento, gerenciamento de riscos, acompanhamento de desempenho de projetos e atividades semelhantes. Faz mais sentido em organizações com unidades de negócio independentes que desejam apoio na entrega, mas mantendo o controle direto sobre os seus projetos.
- EGP como parte de um departamento ou unidade de negócios e supervisão de um portfólio de projetos, fornecendo um gerenciamento centralizado de projetos. Esse tipo de EGP faz mais sentido em organizações com departamentos com vários projetos e que entregam resultados estratégicos, como TI ou desenvolvimento de novos produtos.
- EGP de nível empresarial (EEGP). Esse tipo de estrutura existe em organizações com recursos bem estabelecidos para seus projetos, e diretamente vinculados aos objetivos estratégicos organizacionais e alcance dos objetivos de negócio de forma ampla.
- Centro de Excelência Ágil (CEA) ou Escritório de Entrega de Valor (EEV). Essa estrutura está surgindo nas organizações que adotam estruturas mais descentralizadas em que as equipes precisam responder rapidamente às mudanças nas necessidades dos clientes. Tem mais foco em treinar equipes, desenvolver habilidades e capacidades ágeis, além de orientar os patrocinadores e donos de produtos. É uma estrutura com iniciativas centradas no cliente e abordagens de entrega mais adaptativas.
- Ainda, os EEGP podem ter camadas, podendo um EEGP ter EGPs e EEVs subordinados que residem em departamentos específicos.
Isso é novidade e vale a pena ir se apropriando dessas novas nomenclaturas, principalmente o EEGP e o CEA ou EEV!!
Um grande abraço!!
Professor Darlan Venturelli
@professordarlanventurelli
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa