O que é IBGE e qual a sua importância?

O IBGE é uma das mais importantes instituições de pesquisa do Brasil e para o desenvolvimento saudável do país. Vamos conhecer?

Por
4 min. de leitura

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão público fundamental para o desenvolvimento do país.

É através das atividades que ele desempenha que conseguimos mensurar questões sociais, de saúde, econômicas, sustentáveis e tantos outros aspectos que delimitam as condições do nosso país.

Dessa forma, com esses dados, o poder público toma decisões e prioriza ações para um desenvolvimento forte do Brasil. Que tal conhecer melhor o IBGE e sua história?

canal-gran-faculdade

Acompanhe o conteúdo ou navegue pelo índice abaixo:

O papel do IBGE

O IBGE foi fundado inicialmente em 1871, ainda durante o período imperial. Naquela época, ele tinha o nome de Diretoria Geral de Estatística.

Depois, com a proclamação da República, o governo achou necessário expandir essas atividades de estudo, principalmente com a implantação dos documentos oficiais (RGs e certidões). Com isso, o órgão mudou de nome e funções algumas vezes até que foi extinto e suas atribuições foram distribuídas entre os ministérios.

Em seguida, a carência do órgão foi surgindo novamente para articular pesquisas e unificar os serviços especializados. Ou seja, a necessidade de conhecer a população de um país em desenvolvimento e estudar a melhor forma de contribuir no crescimento nacional era emergente.

Desse modo, em 1934 foi criado o Instituto Nacional de Estatística que, em 1937 passou a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como conhecemos hoje.

Segundo a própria instituição, desde então o IBGE:

cumpre a sua missão: identifica e analisa o território, conta a população, mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem.

IBGE e suas competências

O IBGE é a principal fonte de informações nacionais, atendendo a diferentes demandas dos órgãos públicos do país. Ou seja, o IBGE é responsável por fornecer diferentes dados, para diversas esferas, em diversos aspectos: saúde, educação, segurança, social, econômico e muito mais.

No site da instituição consta que suas principais funções são:

  • Produção e análise de informações estatísticas;
  • Coordenação e consolidação das informações estatísticas;
  • Produção e análise de informações geográficas;
  • Coordenação e consolidação das informações geográficas;
  • Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais;
  • Documentação e disseminação de informações;
  • Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

Estrutura do IBGE

Das atividades realizadas pelo IBGE, uma das mais relevantes e conhecidas é o Censo. Esta pesquisa é um recenseamento, ou seja, um tipo de mapeamento e levantamento sobre uma população.

Ou seja, é um estudo para identificar o perfil quantitativo e qualitativo da sociedade brasileira: número de adultos, crianças, idosos, região em que moram, renda, escolaridade e demais informações sociais. Esse estudo é feito a cada 10 anos na maioria dos países, e aqui no Brasil não é diferente.

Segundo a definição da ONU:

Um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um determinado momento ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território.

Além do Censo, o IBGE também é responsável por uma série de outras pesquisas nacionais mais específicas na área de comércio, emprego, agropecuária, indústria e serviços.

Sendo assim, uma série de dados importantes para a produção, importação e exportação nacional, bem como para outras esferas relevantes para as políticas públicas nacionais são coletadas e ajudam no desenvolvimento do país.

IBGE, Censo e outras pesquisas

O IBGE é uma entidade pública, vinculada ao Ministério da Economia. Ele possui 4 diretorias (executiva, de pesquisa, de geociências e de tecnologia da informação) e 2 órgãos específicos subordinados.

Além disso, para atender a todo o território brasileiro, um país com dimensões continentais, o IBGE conta com uma estrutura robusta:

  • 27 Superintendências (26 nas capitais dos estados e 1 no Distrito Federal);
  • 27 Seções de Disseminação de Informações (26 nas capitais e 1 no Distrito Federal);
  • 566 Agências de Coleta de Dados nos principais municípios.

Como trabalhar no IBGE?

Como é um órgão público, você precisa prestar concurso público para poder trabalhar lá. A vantagem é que, por se tratar de um órgão amplo de estudo e pesquisa, as vagas demandadas podem variar bastante.

Ou seja, o órgão pode precisar de pessoas de diferentes áreas do conhecimento. Os cargos mais comuns são:

  • Analistas de Planejamento, Gestão e Infraestrutura e Tecnologistas em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • Pesquisadores em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • Técnicos em Informações Geográficas e Estatísticas.

Concurso IBGE

Atualmente (maio de 2025), está previsto um edital para o provimento de 9.580 vagas temporárias. De acordo com o IBGE, o certame será voltado para a contratação de profissionais de nível médio.

Há também a previsão de um novo edital para contratações efetivas após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (PLOA) pelo Congresso Nacional. Porém, é necessário aguardar novas movimentações.

Para saber mais sobre o concurso IBGE, acesse aqui.

Como a Gran Faculdade te ajuda a trabalhar no IBGE?

Aqui na Gran Faculdade você encontra o que precisa para ter um excelente desempenho na preparação para a carreira no IBGE, seja fazendo cursos de graduação para um cargo mais alto, como também de pós-graduação para capacitação e aperfeiçoamento e preparo profissional para a função e para o concurso em si:

Confira os cursos que mais podem te ajudar a se prepara para o concurso IBGE, inclusive para a etapa de prova de títulos:

Graduação em Administração

O curso de Administração da Gran Faculdade tem como principal objetivo formar administradores competentes, tanto do ponto de vista ético quanto técnico, aptos para atuar em cenários diversificados, na execução de atividades táticas e estratégicas.

Tecnólogo em Gestão Pública

O curso de Gestão Pública da Gran Faculdade tem como objetivo formar gestores competentes, tanto do ponto de vista ético quanto técnico, aptos a gerir projetos públicos estatais e não estatais, a partir da definição e da execução de técnicas e estratégias.

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Gran Faculdade tem como objetivo geral formar profissionais competentes, tanto do ponto de vista ético quanto técnico, e aptos para atuar no mercado, no planejamento e desenvolvimento de programas computacionais.

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação

A Gran Faculdade tem por objetivo geral formar gestores de TI competentes, tanto do ponto de vista ético quanto técnico, e aptos para atuar no mercado, na gestão de processos tecnológicos e na tomada de decisões.

Pós-graduação em Gestão Estratégica

Capacitar profissionais para atuarem em gestão estratégica em organizações públicas e privadas.

Pós-graduação em Controladoria e Finanças Públicas

Capacitar servidores públicos e outros profissionais a desenvolverem atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle dos recursos públicos.

Pós-graduação em Direito Público

Capacitar profissionais do Direito para atuação prática nos diversos órgãos do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, bem como no aprofundamento teórico nas matérias do Direito Público.

Pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil

Promover o conhecimento e contribuir para uma visão crítica do direito civil e do processo civil contemporâneos.

Pós-graduação em Direito Administrativo

Aprimorar os conhecimentos do Direito Administrativo para atuação na Administração Pública ou em empresas que lidem com o Poder Público, bem como atuar frente ao Poder Judiciário e Legislativo.

Pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico

Formar profissionais especializados nas áreas de Direito Ambiental, Urbanístico e Gestão Ambiental, habilitados a lidar com questões em todas as espécies de demandas ambientais e seus desdobramentos.

Vem pra Gran Faculdade!

A Gran Faculdade vem mudando a vida de milhares de pessoas por meio de cursos à distância de graduação, pós-graduação e MBA. Seja no digital ou em nosso Campus Presencial em Curitiba, a nossa missão é transformar a educação superior.

Como parte de Sistema Gran de Ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 600 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura