Inteligência emocional e as conquistas na vida e nos concursos

inteligencia-emocional-2

Inteligência emocional pode ser definida como a “capacidade que as pessoas têm de identificar suas emoções com mais facilidade, de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de fracassos, frustrações e desilusões”. Indivíduos com inteligência emocional – ou “inteligência social”, como nos ensina o criador do termo, o psicólogo estadunidense Daniel Goleman ­– conseguem canalizar suas emoções. Além disso, praticam a gratidão e são capazes de motivar as pessoas, contribuindo significativamente para que elas obtenham sucesso pessoal e profissional.

Como todos sabem, o cérebro humano é dividido em dois hemisférios: esquerdo e direito. O hemisfério esquerdo é a área responsável pelo pensamento crítico, cartesiano e analítico, pelo raciocínio lógico-matemático, pela escrita, pelos números, pelas letras, pelos dados, pelos fatos, pelo pragmatismo e pela cognição; enfim, é a área que responde pela razão no ser humano. Já o hemisfério direito cuida da intuição, da paixão, dos sentimentos, do coração, do romantismo, do amor; enfim, de tudo que diga respeito às emoções humanas.

“…um dos principais atributos das pessoas aprovadas nos primeiros lugares dos concursos públicos é exatamente um elevado Quociente Emocional (QE).”

O fato é que todos nós dispomos de inteligência emocional. No entanto, em alguns ela é menos desenvolvida; em outros é mais. A propósito, é bom você conhecer desde já um dado relevante para nosso contexto de concurseiros: um dos principais atributos das pessoas aprovadas nos primeiros lugares dos concursos públicos é exatamente um elevado Quociente Emocional (QE). Trocando em miúdos, os candidatos mais bem-sucedidos são aqueles que sempre se sentiram preparados, capazes e merecedores da vaga para a qual concorriam. Esse controle das emoções inclusive no dia “D” da prova, aliado à condução dos estudos com método e boa técnica, é o que costuma garantir que o concurseiro tenha seu nome na lista de aprovados.

Mas como identificar um candidato emocionalmente inteligente? Ele é aquele capaz de estudar sozinho ou em grupo; com barulho ou no silêncio de um mosteiro; com pouca ou com muita iluminação; em turmas presenciais ou em plataforma de EAD. Enfim, é o candidato que se adapta a qualquer situação e a qualquer contexto, mais ou menos favorável. Ele sabe aliar razão e emoção para afastar o temido branco, por exemplo. É capaz de controlar as próprias emoções e, por consequência, direcionar a produção dos neurotransmissores e dos hormônios, preparando adequadamente o organismo para cada batalha que precisará enfrentar antes de obter sucesso.

“é emocionalmente inteligente quem consegue equilibrar o racional e o emocional; a razão e a intuição; a lógica e a paixão.”

Em poucas palavras, é emocionalmente inteligente quem consegue equilibrar o racional e o emocional; a razão e a intuição; a lógica e a paixão. Ou seja, quem é capaz de captar o mundo articulando os dois hemisférios do cérebro com relativa facilidade. Note que, para isso, o indivíduo não pode ser nem apenas cartesiano, nem apenas amoroso; nem só números, nem só sentimentos.

Um estudo do Egon Zehnder International avaliou 515 profissionais e mostrou que aquelas pessoas com inteligência emocional mais elevada têm mais chances de se tornarem bem-sucedidas, ainda que os seus concorrentes diretos tenham QI mais alto ou até experiências e conhecimentos anteriores mais relevantes. Na mesma linha de pesquisa, um estudo da Carnegie Institute of Technology concluiu que 85% das conquistas pessoais e profissionais resultam de boas habilidades com comunicação, negociação, liderança e personalidade. O dado impressiona: apenas 15% das pessoas de sucesso o conquistaram em virtude de habilidades técnicas. Portanto, confiança, iniciativa e empatia são atributos determinantes de uma carreira bem-sucedida. Você precisa desenvolver essas qualidades, concurseiro.

Pessoas com inteligência emocional reconhecem seus receios, suas inseguranças e seus pontos fracos, mas também identificam facilmente seus limites, seus objetivos e seus pontos fortes. Falam de si mesmas com franqueza e não de modo defensivo. São honestas, diretas e dotadas de uma boa dose de humor.

Segundo Goleman, a pessoa com inteligência emocional tem várias capacidades. Ela se caracteriza por conhecer bem as próprias emoções, por ter autocontrole diante de situações de estresse e de irritação e por automotivar-se sempre que tem de desempenhar alguma atividade ou cumprir uma dada missão. Dotada de grande empatia, ela ainda é capaz de desenvolver saudáveis relacionamentos interpessoais, numa síntese de indivíduo com grandes habilidades sociais. Esse tipo de pessoa se ajusta a qualquer situação e a qualquer grupo.

“Um dos principais trunfos dos indivíduos emocionalmente inteligentes é a habilidade de se concentrar no trabalho e concluir todas as tarefas e obrigações, ainda que elas sejam enfadonhas ou causem ansiedade.”

Um dos principais trunfos dos indivíduos emocionalmente inteligentes é a habilidade de se concentrar no trabalho e concluir todas as tarefas e obrigações, ainda que elas sejam enfadonhas ou causem ansiedade. Desse ponto de vista, se o objetivo for alcançar a satisfação em qualquer área, acredite: o QE é bem mais importante do que o QI. Afinal, por todos os dados já mencionados, a inteligência emocional se mostra mais eficiente quando se trata de obter sucesso pessoal e profissional.

Pessoas com alto QE, ou seja, emocionalmente inteligentes, sabem discutir suas emoções com palavras precisas. Elas conhecem muito bem a si mesmas e identificam com facilidade suas fragilidades. São perspicazes e sensíveis quando se veem obrigadas a julgar algo ou alguém e não se ofendem facilmente. Sabem dizer “não” com naturalidade, perdoam a si próprias, não cultivam rancores, são generosas e neutralizam pessoas “tóxicas”, buscando soluções satisfatórias para as duas partes envolvidas num conflito. Nunca têm a perfeição como objetivo de vida nem se queixam do passado. Simplesmente seguem em frente, sempre em frente, independentemente do tamanho do fracasso que tenham acabado de enfrentar.

Existem outros sinais que ajudam a reconhecer quem tem e quem não tem uma boa dose de inteligência emocional. Em geral, quem tem costuma demonstrar curiosidade sobre pessoas que não conhece, presta atenção em tudo que o cerca, sabe exatamente por que se sente chateado, tem boa relação com a maioria das pessoas e procura ser bom e agir com ética. Também é o tipo de pessoa que se dá o tempo necessário para desacelerar quando necessário. Ajuda muito os outros e é capaz de ler bem as expressões faciais. Por fim, é aquele sujeito que se levanta rapidamente depois de cair e que mantém a confiança no próprio instinto e o caráter ao emitir juízos de valor.

“…se você quer desenvolver o seu quociente de inteligência emocional e ser beneficiado por tudo de bom que ele traz, o primeiro passo é desenvolver bem as três faces do amor.”

Amigo(a), se você quer desenvolver o seu quociente de inteligência emocional e ser beneficiado por tudo de bom que ele traz, o primeiro passo é desenvolver bem as três faces do amor. Primeiro, você precisa ter amor próprio. Dê-se o devido valor e cuide da sua imagem, do seu saber, da sua saúde, do seu sono reparador, do seu coração. Tenha também amor pelo próximo. Ajude-o sem pedir nada em troca, sobretudo quando você já sabe que ele não tem nada a lhe oferecer. Por fim, nutra amor por um ser divino. Profete a sua fé e faça suas orações com a certeza de que alguém lá em cima o ouvirá e, no tempo Dele, o atenderá.

E o mais importante de tudo que foi dito até agora: seja uma pessoa boa e útil ao próximo, à sociedade, à cidade e ao país. Faça do seu cérebro e do seu coração grandes amigos!

Bons estudos e GRAN sucesso,

Precisando de mais motivação? Confira aqui mais artigos!

Como vencer seu maior concorrente nos concursos públicos?

Cinco erros que os vencedores NUNCA cometem!

Guia de sobrevivência (e de superação) num mundo altamente competitivo

O poder do pensamento positivo nos concursos e na vida

Concursando – O maior erro é parar de estudar!


Gabriel

Gabriel Granjeiro

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 


 

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
63 Comentários

63 Comentários

  1. Liana

    10/11/2016 17:14em17:14

    Parabéns, Gabriel!
    Muito bom. Como sempre você sempre nos dando a maior força.
    Obrigada.

    • Gabriel Granjeiro

      22/11/2016 00:15em00:15

      Prezada Liana,

      Obrigado pelo elogio. Conte sempre conosco!

    • Edivaldo Sousa Moraes

      26/12/2016 18:58em18:58

      Muito obrigado pelas dicas,que tão me ajudando muito,continuar nos ajudando por favor.bom final de ano,que deus continua te abençoando.

  2. Pedro

    10/11/2016 17:53em17:53

    poxa esse texto é ótimo pra galera, e fico feliz em saber que o Gabriel é um temente a Deus, me identifiquei no texto parabéns e obrigado !

  3. Almira Cristina

    10/11/2016 18:13em18:13

    Ótimas palavras!!!!

  4. Henrique Luiz

    10/11/2016 18:16em18:16

    Grato por esse texto me fez refletir sobre todas as minhas ações diante da minha vida.
    Parabens e grato novamente!!!!!

    • Zacarias R. silva

      10/11/2016 18:39em18:39

      Valeu Gabriel, me inspirando em vc !

    • Gabriel Granjeiro

      22/11/2016 00:17em00:17

      Prezado Henrique,

      Fico feliz em saber que o meu texto está sendo útil para sua vida.

      Sucesso em sua jornada!

      • Jhony

        24/11/2016 16:48em16:48

        Meu muito obrigado Gabriel,Deus o abençoe.

  5. Larissa

    10/11/2016 19:33em19:33

    Amei. Sou um tipo de pessoa muito pessimista e isso sempre me atrapalha em provas. Sei o conteúdo, mas na hora me bate um nervosismo e da um branco e acabo me saindo muito, muito mal.

    • Gabriel Granjeiro

      22/11/2016 00:21em00:21

      Prezada Larissa,

      Você é capaz de desenvolver o seu QE e conseguir alcançar seus objetivos. Não desista!

      Conte sempre conosco!

  6. Iza

    10/11/2016 19:41em19:41

    Excelente artigo! Obrigada.

  7. Marcos

    10/11/2016 20:10em20:10

    Texto com grande valia para os concurseiros!

  8. Mara

    10/11/2016 20:37em20:37

    Excelente texto! !muito obrigada por sempre nos motivar com ótimos textos!!

  9. Patricia

    10/11/2016 21:34em21:34

    Parabéns!!!! um dos melhores artigos que já li até hoje… bem que o granonline poderia ter uma parceria com o programa inteligência emocional do Augusto Cury….Boa noite.

    • Gabriel Granjeiro

      22/11/2016 00:23em00:23

      Prezada Patricia,

      Muito obrigado pelo elogio, fico feliz em saber que está entre os melhores que já leu. Vamos avaliar sua sugestão sobre a parceria com o programa de inteligência emocional do mestre Augusto Cury.

      Conte sempre conosco.

  10. antonia cruz

    10/11/2016 21:42em21:42

    Maravilhoso, belo e saudável para o pensamento sempre positivo.

  11. Jenny

    10/11/2016 21:54em21:54

    Excelente texto! Já ouvi falar disso em coaching e admito que o texto me ajudou bastante. Muito obrigada!

    • Gabriel Granjeiro

      22/11/2016 00:24em00:24

      Prezada Jenny,

      Fico feliz que o meu texto está sendo útil para você. Sucesso em sua jornada!

  12. JOSUÉ DE OLIVEIRA

    10/11/2016 22:03em22:03

    Olá Equipe do Gran Cursos.
    Boa noita a todos vocês.
    Muito bom e motivador o Artigo.
    Quero profundamente de coração agradecer todos o pessoal que Faz o Gran Cursos. Que Deus continue grandemente iluminado a todos vocês.
    Quero aqui, fazer um singelo comentário a vocês. Tive o prazer de conhecer este curso em Goiânia quando fui fazer o concurso da Policia Civil de lá mês passado. Não passei. Tenho me preparado como posso, afinal onde moro não disponho de muito recursos como vocês aí do DF dispõem. Mas vou me virando como posso aqui. É isso. Quero agradecer grandimente a todo do Gran Cursos. E quero aqui fazer um voto. Assim, que eu conseguir minha vaga. Vou dividir minha alegria com todos vocês.
    Um grande abraço. E fiquem todos vocês na paz e na segurança divina do nosso grande pai eterno.
    Boa noite.
    Att, Josué, de Macapá, Capital do Estado do Amapá.

  13. Rogério Gois

    10/11/2016 22:03em22:03

    Louvado seja o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo por esta matéria que agregou muito em minha vida de concurseiro.

  14. Glauce

    10/11/2016 22:24em22:24

    Adoro esses artigos!

  15. Neilton

    11/11/2016 08:03em08:03

    Excelente texto Gabriel. Eu estava bem precisando ler palavras sábias e de muita instrução assim.
    Que Deus abençoe você e toda equipe do Gran Cursos por serem tão úteis à Sociedade.

    Grande abraço!

  16. Cassia

    11/11/2016 08:04em08:04

    Sábias palavras! Realmente um texto agregador, fazia um bom tempo que não lia algo tão motivacional! Parabéns…

  17. MARIA DO SOCORRO SARAIVA RABELO RABELO

    11/11/2016 08:36em08:36

    Amei seu raciocínio… principalmente quando você menciona o principal erro do concursando: parar de estudar!

  18. Tiago Liandro

    11/11/2016 08:50em08:50

    Excelente palavras !!

    Parabéns

  19. Barbara

    11/11/2016 08:58em08:58

    Me identifiquei bastante com esse texto, acho que estou me tornando uma mestre em cair e levantar, e nem passa pela minha cabeça a palavra desistir, misericórdia, um dia eu chego lá, se Deus quiser ??

  20. tricia

    11/11/2016 09:24em09:24

    Parabéns!
    Sou sua fã.

  21. Carlos Augusto

    11/11/2016 09:39em09:39

    Excelenteeew ! Gabriel ,você e o Wellington são os melhores . Agradeço a Deus a rica oportunidade de poder crescer com os artigos e cursos . Vocês sabem colocar a action em ação . Diferenciados !!! .
    Peacee ..

  22. Pâmella

    11/11/2016 10:15em10:15

    Excelente texto!! Muito obrigada Gabriel! A cada semana seus textos me ajudam a seguir em frente.

  23. Andréia

    11/11/2016 10:47em10:47

    Gran Gabriel!
    Obrigada pelas orientações!

  24. Paulo

    11/11/2016 10:57em10:57

    Muito bom ,elevou meu espírito,agradeço!

  25. Sérgio

    11/11/2016 12:20em12:20

    Parabéns Gabriel pelo excelente artigo.

  26. Carol

    11/11/2016 12:50em12:50

    Gabriel, quanta sensibilidade! Gosto muito dos seus artigos, no entanto, este foi excepcional! Parabéns!!

  27. joao paulo

    11/11/2016 18:06em18:06

    bastante motivador. parabens oobrigado!

  28. Ivania Fabiani.

    11/11/2016 19:56em19:56

    Obrigada, Gabriel.
    Lindo artigo e construtivo.
    Sucesso!!!
    Fica com Deus.

  29. Sheila

    12/11/2016 00:49em00:49

    Ótimo o texto e também esclarecedor.
    Só preciso entender uma coisa: preparo-me há anos. Passo, mas nunca consigo ser chamada. Podem ter certeza que me vejo até com o telegrama (não é assim a comunicação oficial?) nas mãos. Já fiquei bem, outras vezes um pouco pior. Há concursos que fiquei bem, mas apesar de em outros da mesma Administração chamar muito além das vagas do edital, nunca tive esse privilégio.
    Tive uma vez. Fiquei bem empregada, mas o concurso quando comecei a estudar, descobri que era para seleção de pessoal, então atrapalharam meu futuro e amargo até hoje, com todas as consequências.
    Parabéns ao Gabriel, pela iniciativa e pelo gabarito do curso, dos professores e obrigada pelas aulas, hoje está complicado para pagar qualquer coisa. Vou fazer um esforço.

  30. Elson

    12/11/2016 08:42em08:42

    achei interessante o artigo, só não concordo com o fato de você ter que nutrir uma fé para ter sucesso, você pode ter fé em algo e ter sucesso ou não ter fé em nada e ter sucesso. OO Bil gates é ateu e é o homem mais rico do Mundo.

    • Allan

      21/11/2016 20:40em20:40

      Verdade: o sucesso é laico.

  31. Rosiane Sousa

    12/11/2016 10:00em10:00

    Conteúdo de primeira qualidade, como sempre. Obrigada Gabriel e toda equipe do Gran Cursos.

  32. Francisco das chagas Sampaio Abreu

    12/11/2016 13:13em13:13

    “Sem sombras de dúvidas oportuna as dicas, e também a forma como são abordadas as orientações,para que digamos concurseiros,possam de forma sucinta alcançarem seus objetivos,grato!

  33. joão neto

    12/11/2016 20:45em20:45

    muito obrigado pelas dicas, me ajudou bastante.

  34. Vanuza Tobias

    13/11/2016 22:23em22:23

    Muito obrigado, me identifiquei neste texto. Att;

  35. Wagner Lisboa

    14/11/2016 23:23em23:23

    Uma leitura rápida e objetiva que sobre tudo me fez refletir e também identificar-me com algumas atitudes aqui descritas, o que me faz feliz em saber que estou trilhando num caminho em direção ao sucesso. E tenho certeza que com a sua ajuda e exemplo esse ficará menos difícil de se alcançar ,Obrigado.

  36. Ivi

    16/11/2016 12:20em12:20

    Excelente texto!!! Muito enriquecedor!!!

  37. Álvaro Lima

    17/11/2016 14:36em14:36

    O texto é simplesmente riquíssimo.
    Eu particularmente gostei bastante do texto apresentado pelo Gran Cursos.
    Estão todos de parabéns por fazer com que este texto vinhese ser lido por mim.
    Só tenho que agradecer. Muitíssimo obrigado!
    Boa tarde, equipe Gran Cursos.

  38. Alessandra Carvalho Barreto

    18/11/2016 11:06em11:06

    simplesmente excelente!

  39. Thiago

    18/11/2016 23:35em23:35

    Ótimo artigo, Gabriel!
    Valeu!

  40. Vera

    19/11/2016 21:48em21:48

    Parabéns! Lindo, Perfeito Obrigada Gabriel.

  41. lueci luiza do carmo

    25/12/2016 15:31em15:31

    Obrigada, Gabriel!

    Esta mensagem afirma em meus pensamentos o desejo de vencer e ser uma pessoa melhor.
    2017 chegando quero seguir em frente, ” Profete a sua fé e faça suas orações com a certeza de que alguém lá em cima o ouvirá e, no tempo Dele, o atenderá.
    Agora é fazer a minha parte. Como posso desenvolver minha inteligencia emocional ? Em que livro encontrarei o caminho a seguir.

    Feliz 2017 para você e a família GranCurso.
    Lueci LUiza

  42. Fernanda nascimento Martins Santiago

    21/03/2017 22:42em22:42

    Muito obrigada pelo aprendizado
    Me identifiquei e consegui reparar várias falhas que cometia…
    E enriquecedor…
    Obrigada por tudo…

  43. Everton Mendes

    25/04/2017 03:21em03:21

    Um aprendizado tremendo e incentivador,parabéns Gabriel.Eu quero e vou vencer.

  44. James J. Souza

    19/05/2017 08:26em08:26

    “Deus é bom o Tempo Todo, o Tempo Todo Deus é bom.” Se estamos aqui e pela vontade de Deus, este é o caminho, tenhamos sempre Fé e trabalho, vamos alcançar nosso objetivo, agradeço ao Sr. Jesus Cristo pelas oportunidades. FÉ E FOCO.

  45. Patrícia Pires e Albuquerque Castello Branco

    07/11/2017 01:41em01:41

    Olá Gabriel,
    Obrigada pelo artigo. Muito bom! Obrigada pelo incentivo que vc oferece a todos. Então eu penso que devo ter um pouquinho desta QE pois sempre me interesso pelas pessoas inclusive as que nao conheço. Estou sempre aberta e tentando ajudar mesmo que um pouquinho ou um pouco sem saber como, e tentando me comunicar com as pessoas. Na verdade, mesmo estudando Tecnologia da informacao, também me vormei em Comunicacao Social e acredito que pessoas são o maior ativo que uma empresa deve investir e ter muito cuidado pois sem elas nada numa empresa pública ou privada dará certo. Gostaria de saber o que te levou a se tornar um empreendedor? Super abraços.

  46. marcelo Peres da Silva

    05/03/2018 09:42em09:42

    parabéns otima materia

  47. elujama

    06/03/2018 09:05em09:05

    Eu me sinto muito feliz… escutar essas palavras me fortaleceu…para seguir em frente!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo