Lições que uma prova de Ironman pode nos dar – Parte I

Avatar


22 de Junho de 2022

Olá, como você está? Tudo bem? No artigo de hoje, eu vou escrever sobre o quão importante é sonharmos e nos dedicarmos para atingir um grande objetivo em nossas vidas. Vou falar mais especificamente sobre um evento do qual participei e que completei no final de maio deste ano – o IronMan Brasil.

O Ironman é um esporte em que se reúnem três modalidades em uma determinada sequência (triathlon), que são a natação, o ciclismo e a corrida. Porém, nessa prova, as distâncias são bem distintas das que costumamos ver por aí. O atleta deve nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr uma maratona – 42 km, no mesmo dia e sem interrupção (apenas nos momentos das transições entre as modalidades), é claro.

Para completar essa prova, geralmente os ciclos de treinamento vão de seis meses, no mínimo, a anos, dependendo da condição física da pessoa, tal qual observamos em concursos públicos – nada é do dia para a noite.

No meu caso, comecei a treinar esse esporte em 2020 e a minha meta desde o início foi a de completar um IronMan. Para isso, conversei com minha esposa, Adriana, sobre o que ela achava dessa experiência. Receber apoio familiar é fundamental quando nos preparamos para algo que nos fará abdicar de muitas atividades, principalmente as sociais e familiares.

Em termos familiares, nossa expectativa era de que ela engravidasse para que em 2021 nós fôssemos para Florianópolis curtir a gravidez e eu fazer a prova. Porém, com a pandemia, tudo mudou de cenário. Os planos divinos nos reservaram grandes surpresas: Adriana engravidou de nossa bebê e a inscrição que eu fiz para 2021 foi transferida para 2022. O lado bom é que eu teria mais tempo para me dedicar aos treinos; o outro lado era que, com o bebezinho recém-nascido, tudo ficaria mais difícil.

Pois bem, ajeitei as coordenadas e o timão do barco, sentei com meu técnico, João Carlos, e planejamos qual seria a melhor forma de me conduzir à conclusão dessa grande meta.

Ele sugeriu que eu começasse dando pequenos passos, com uma carga de treinamento pequena para, à medida que eu fosse ganhando força muscular, técnica e condicionamento cardiovascular, aumentasse o volume. Confesso que no início me mostrei bem ansioso, queria mais, achava que dava conta de responder a uma demanda maior. Ledo engano. Foi aí que surgiram algumas lesões, nada grave, as quais fizeram com que eu seguisse à risca tudo que foi pré-determinado pelo meu coach.

Durante esse período de preparação, eu participei de provas menores, algumas muito bem sucedidas, outras nem tanto. O importante era me adaptar à adrenalina e ao ambiente competitivo do esporte. O foco era em mim, interno, para ganhar o máximo de amadurecimento emocional.

Já em 2022, o volume de treinos se tornou bem grande, minha filha já estava no nosso mundinho, eu tinha que trabalhar e só tinha tempo para treinar de madrugada. Certa vez, havia um treino muito importante na minha planilha, pois a data da prova estava próxima e a intenção era a de ganhar confiança: correr durante três horas. Como eu deveria estar às 4h da manhã no trabalho, fui dormir bem cedo e acordei à meia-noite. Concluí 37 km, a maior distância percorrida até o momento. Em vários momentos, tive vontade de parar, pois, dormia muito pouco, estava sempre cansado e sabia que, na próxima madrugada, tudo se repetiria. Na maioria dos dias da semana, meu despertador tocava às 3h30 da manhã, além do despertador do choro de bebê.

Porém, nessas horas de desânimo e vontade de parar com tudo, uma voz sussurrava aos meus ouvidos: “Isso é necessário para você conquistar um grande sonho? Se sim, simplesmente FAÇA. E não questione! Está aqui porque quer. Ninguém te obrigou”. Eu nunca iria desistir!

E foi assim, após meses de muita preparação, dedicação e apoio familiar, que consegui concluir a prova do IronMan Brasil em dez horas e 28 minutos!

Se você se identifica ao menos em partes comigo, meu amigo concurseiro,  tenho certeza de que a sua guerra para conquistar uma vaga no serviço público é bem parecida com a minha para vencer esse meu grande desafio.

Mês que vem vou escrever sobre como foi a prova e como venci as adversidades que surgiram ao longo dela.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


22 de Junho de 2022