Lições que uma prova de Ironman pode nos dar – Parte II

Avatar


05 de agosto1 min. de leitura

Olá, pessoal! No mês passado, eu resolvi escrever sobre como foi a minha preparação para a prova do IronMan Brasil, que aconteceu na cidade de Florianópolis. Como já mencionei, é uma competição em que realizamos três modalidades distintas de esportes, todas sequencialmente – 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

Hoje falarei a maneira por meio da qual eu controlei a minha ansiedade diante das 10 horas e 28 minutos de atividades físicas ininterruptas (aliás, parei exatamente 14 minutos durante as transições entre as modalidades). Um dos pontos que me ajudou bastante, tanto na minha preparação quanto no dia do evento, foi não pensar em quanto tempo faltava para a conclusão do objetivo.

Durante o período pré-prova, os treinos costumavam durar 4, 5, 6 horas. E, no dia seguinte, repetia tudo novamente. Consegue imaginar, caro leitor, montar numa bicicleta e pensar: “Bom, faltam ‘apenas’ 5h55 minutos de pedal para terminar a atividade de hoje.”? Qualquer um ficaria maluco. Pois bem, sempre que saia para os chamados “longões”, sejam eles de natação, bike ou corrida (ou os três juntos), procurei nunca pensar no tempo que duraria ou que faltava para terminar. Simplesmente ia lá e fazia, sem hesitar.

Essa preparação mental foi fundamental no dia 29 de maio. Quando soou a buzina para entrar na água, eu não imaginei o portal de chegada, nas 5h40 de bike após a natação ou nas 3h40 de corrida. Eu apenas orei. Agradeci por estar vivo, ter uma família que amo e saúde para poder vivenciar aquilo que me propus a fazer.

Outra estratégia que utilizei foi a de não pensar no evento como um todo, num martírio com distâncias infinitas, procurei ir “quebrando” a prova aos poucos. A cada trecho que chegava, era uma verdadeira conquista, eu vibrava e agradecia. Com essas pequenas vitórias, eu fui me fortalecendo e indo ao encontro da minha conquista final.

A jornada para um concurso público é bem parecida. Temos certames que muitas vezes demandarão tempo de preparação e horas intermináveis de estudos. Utilizar pequenas metas e conquistas a curto prazo nos ajudará a manter a cabeça forte para aguentar a espera do tão sonhado dia da prova.

Portanto, acredite sempre! Mesmo nos momentos difíceis, saiba que eles não serão eternos. Isso vai passar, basta ter tranquilidade e consciência de que todo o esforço, sem exceção, será recompensado!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


05 de agosto1 min. de leitura