Mantenha a determinação se quer passar em um concurso

Avatar


22 de maio3 min. de leitura

Concurseiro sabe que precisa ter foco e determinação se quiser passar na prova. Afinal, a vaga, muitas vezes, é mais concorrida que aquelas das maiores universidades públicas, sem falar que não é todo ano que tem inscrição aberta para a tão sonhada vaga.

Então, concurseiro que é concurseiro não pode perder o foco e deve manter a determinação em atingir seu objetivo – PASSAR NO CONCURSO.

Nesta série de três artigos, vou apresentar táticas que vão fazer você ficar muito focado/focada nos seus estudos.

1 – AFASTE-SE DO CELULAR

A primeira dica é: AFASTE-SE DO CELULAR!

Isso mesmo. Se você ainda não tem autocontrole suficiente para não se deixar distrair com ele, é hora de mantê-lo longe.

Peça para seus pais, companheiro/a, amigo/a esconderem o seu celular e só devolverem quando acabarem os estudos naquele dia. No começo, irá sentir uma abstinência, mas depois se desapegará totalmente e conseguirá focar muito mais.

Da mesma forma que você precisa de uma rotina para os bons hábitos, é necessária uma rotina para livrar-se dos maus hábitos. Hoje em dia, recomendo aos meus alunos que tirem o celular da vista, se realmente querem passar no concurso.

Pode parecer exagero, mas a pessoa fala que vai olhar 20 minutos o celular, atualizar as redes sociais, e, quando percebe, já passou 2 horas olhando a vida dos outros, e os estudos ficaram em segundo plano.

Hoje, o maior problema dos concurseiros é o vício no celular. Como as redes sociais têm muita oferta de conteúdo, é melhor se afastar para não concorrer com ele.

Se você é um concurseiro que quer passar e não apenas ser um estudante, abandone esse vício de ficar horas e horas nas redes sociais sem produção nenhuma.

Recomendo que, entre os intervalos de estudos, não acesse o celular; por exemplo, estude duas horas e pare 5 minutos entre elas para respirar, beber uma água, levantar, esticar as pernas e pegar mais fôlego para retomar. Gosto de falar que nesse intervalo é importante não pegar o celular para não perder o foco. Mantenha a sua mente concentrada nos estudos.

2 – FUJA DE RELACIONAMENTOS SEM O MESMO PROPÓSITO

Quando você está estudando para passar em um concurso, seu mundo literalmente são os livros, os calendários de provas, gabaritos, apostilas e testes online. Claro que você vai querer falar sobre isso a todo instante, mas também não pode querer ir para baladas e happy hour de quinta a domingo, então a dica é: afaste-se de pessoas que não lhe acrescentam nada ou que te afastam do seu objetivo.

A professora e delegada Larissa Neves contou, no meu programa semanal “A Roda dos Concursos”, que largou o namorado quando começou a estudar para concurso público, porque ele não entendia que ela tinha que estudar nas sextas à noite, aos finais de semana e precisava passar de 8 a 10 horas por dia estudando.

Apesar de na hora parecer uma decisão difícil, ela afirma que, se o foco é o estudo, então tem que ser 100%. É quase uma fase egoísta, mas, se algo ou alguém está te tirando do foco, seja claro com o seu objetivo e afaste-se de tudo que esteja te prejudicando.

Como já falei, a concorrência nos concursos públicos é enorme, então você não vai concorrer com aquele que não estuda, ou com aquele que fica horas e horas no celular, e sim com aquele que não sai aos finais de semana, que passa 10 horas por dia estudando e tem foco total no objetivo.

Muitos alunos concurseiros querem saber o jeitinho para passar na prova, e a verdade é que NÃO EXISTE JEITINHO – o que existe é sentar e estudar e ponto-final, não tem por onde fugir.

Na próxima semana, trarei outro artigo com este tema para que você possa se aproximar cada vez mais da sua aprovação.

Um grande abraço e até lá!

Rodrigo Lima

Auditor do TCU. Aprovado em 3 concursos: Analista do BACEN, Agente da Polícia Federal e Auditor do TCU.

 

 

 

 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/prefeitura-municipal-de-eusebio-ce” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


22 de maio3 min. de leitura