Medo da mudança- 4 passos para mudar

“Eu sofri por muitas catástrofes em minha vida, a maioria delas nunca existiu” Mark Twain

Avatar


15 de maio4 min. de leitura

Você consegue diferenciar o medo da ansiedade? Segunda definições da psicanálise, o medo está relacionado a situações de perigo, onde a sua segurança está sendo ameaçada. Por exemplo, você está caminhando e se depara com um cachorro feroz que rosna e demonstra intenção de atacá-lo. Nesse caso é normal sentir medo, é um mecanismo de defesa do seu cérebro avisando que a sua integridade corre risco. A ansiedade por sua vez está ligada a traumas, geralmente situações que aconteceram no seu passado e que você mantém na memória como forma de alerta. Usando o mesmo exemplo do cachorro, caso você tivesse sido mordido nesse episódio, isso poderia fazer com que você ficasse traumatizado, desenvolvendo uma aversão (medo) por todo cachorro que possa vir a cruzar o seu caminho.

Você consegue entender que, nesse exemplo hipotético, o fato de ter sido atacado no passado por um cachorro não significa que outros cachorros irão definitivamente atacá-lo? Isso vale para outras experiências. O que você tem permitido gerar ansiedade na sua vida? Quais são os seus medos? Saiba que não admitir possuí-los não fará com que eles desapareçam. Em vez de fingir que eles não influenciam a sua vida, por que não aprendem a lidar com eles? Conviver com seus medos pode ser o início da superação.

 

ZONA DE CONFORTO

Se você se mantiver fazendo o que sempre fez, continuará conseguindo o que sempre conseguiu”

Jim Rohn

 

Ter medo da mudança é natural, mas não justifica a sua inação. Se você não fizer nada, não entrar em ação, você pode ficar tranquilo, NADA vai mudar. Você fica encontrando culpados e dando desculpas para como a sua vida está. Acha que existem responsáveis pela ausência de sucesso na sua vida. Saiba que eles não existem, você os criou. É claro, você pode se prender ao passado e justificar-se por um fato acontecido há dez anos, culpando algo ou alguém pelo estado atual da sua vida. Mas nesse meio tempo, o que aconteceu? Olhe ao seu redor…. Alguém obteve conquistas? Superou problemas? Mudou de vida? Eu tenho certeza de que, se você parar para refletir, perceberá que muitos outros tiveram problemas e seguiram adiante, melhorando de vida.

Não se iluda, as pessoas ainda lembram de seus problemas e de suas dores, elas apenas resolveram mudar. Mudaram como pessoa, mudaram suas companhias e por fim… mudaram as suas vidas. Se você está esperando que a mudança venha de fora, espero que você seja muito paciente, pois ela pode não vir NUNCA. Esqueça super-heróis, princesas e príncipes encantados, eles não existem. Se você quer a mudança, ÓTIMO, comece a mudar VOCÊ MESMO hoje. Não fique esperando ou impondo condições, isso não faz sentido. É a mesma coisa que uma pessoa que está com sobrepeso ou obesidade dizer que vai iniciar sua dieta e atividades físicas após perder dez quilos e sentir-se mais disposta. ISSO NÃO FAZ SENTIDO. A ordem está invertida.

Perguntei anteriormente se você acreditava existirem responsáveis pelos resultados obtidos na sua vida até agora e afirmei que eles não existiam. Permita-me fazer uma correção: ele existe, mas é apenas um. Isso mesmo, no singular. Quer saber o nome desse responsável? O responsável pelos resultados obtidos na sua vida é VOCÊ. É isso aí, você é o único responsável por estar onde está atualmente e por seus sucessos e fracassos. Você é o autor da grande obra “SUA VIDA”. Pode até ser que você não tivesse consciência disso quando era mais novo, ou quando era uma criança, mas agora você não é mais tão dependente assim. Acredito que está na hora de mudar. Esqueça o que ficou para trás, isso pertence ao passado, não pode ser mudado. Você pode aprender com o seu passado e começar a escrever uma história nova. Afinal de contas, acredito que você ainda disponha de muitas folhas em branco.

 

VOCÊ É A MUDANÇA

“O encontro da preparação com a oportunidade gera o rebento que chamamos de sorte”

Tony Robbins

 

Não desanime! Pode ser um pouco constrangedor perceber que você tem perdido tempo. Mas ter consciência de que você é responsável pela sua vida é algo maravilhoso. Se isso é verdade para resultados ruins, também é verdade para suas conquistas. O que acontece é que costumamos chamar as nossas vitórias de sorte e avocar os nossos fracassos. Isso é uma ofensa. Não existe essa sorte aleatória como a definimos. Sim existem ganhadores de loteria, e sim, algumas pessoas enriquecem herdando fortunas. Mas essa não é a regra.

A maioria das pessoas de sucesso se esforçaram muito. Não acredita? Faço um desafio a você então: pesquise sobre a história de uma pessoa de sucesso. Pode ser um conhecido seu ou não, há diversas maneiras de conhecer a história dessa pessoa. Se for uma celebridade ou alguém a quem não tenha acesso, leia sua bibliografia. Caso seja um conhecido seu, peça que ELE conte a história dele, mas você tem que falar diretamente com essa pessoa, sem intermediários. Garanto que você irá descobrir que a história de vida dessas pessoas aos olhos delas é bem diferente do que o enxergado por outros.

 

COMPANHIA

“Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”

Jim Rohn

 

Com certeza você já ouviu essa frase. Tenha calma, isso não o define 100%. Mas cabe questionar-se: as pessoas com quem você mais convive condizem com a pessoa que você quer ser? Elas possuem sonhos e objetivos semelhantes ao seu? Tenha consciência de que, apesar dessas pessoas não definirem quem você é, com certeza elas o influenciam. E então? Com quem você tem convivido e compartilhado seus sonhos? Para quem você conta as suas expectativas de um futuro próspero? Essas pessoas estão realmente interessadas em você ou no que você tem a dizer? Pense da seguinte maneira…

Existe sentido em dar um colar de pérolas a um porco? Provavelmente não, o animal irá sujar o colar ou até pior, ele pode estragá-lo. Se isso não faz sentido na sua cabeça também, eu te pergunto: por que você está compartilhando os seus sonhos com quem não quer ouvi-los? Pior do que isso, por que você escuta a opinião de pessoas que não querem o seu bem? PARE de falar da sua vida para quem não tem interesse ou a habilidade necessária para ajudá-lo. Você já sabe qual é o seu potencial, sabe quais são os seus sonhos, então pare de dar atenção ao que os outros dizem e entre em ação. Não espere mais, comece a mudar hoje. Comece a mudar agora!

 

TAREFA

PARE POR UM MOMENTO e escreva uma resposta sucinta para cada uma das perguntas a seguir.

Pergunta 1: O que você poderia fazer (e não está fazendo no momento) que, se fosse feito de maneira constante, causaria uma grande diferença positiva em sua vida pessoal?

Pergunta 2: O que em sua vida profissional ou familiar teria o mesmo efeito?

Consegue responder essas perguntas? Após respondê-las, acredito que você terá um bom indicador para o princípio da sua mudança.

Avatar


15 de maio4 min. de leitura