MySQL 2 – Dúvida dos Alunos!

Avatar


31 de março2 min. de leitura

Olá,  pessoal, tudo bem? Vamos apresentar mais algumas características do MySQL, no último artigo diferenciamos ele do MariaDB e a novidade do tipo JSON nativo.

Agora vamos ver alguns assuntos que as bancas normalmente costumam cobrar, no estudo das questões dos últimos 5 anos de diversas bancas desse SGBD podemos identificar alguns assuntos comuns, sendo o principal dele SQL, esse assunto é até simples, pois o MySQL não foge muito do padrão SQL. Vamos ver como criar uma tabela com o exemplo abaixo:

CREATE TABLE automovel

(

id_automovel int not null auto_increment,

modelo varchar(50),

cor varchar(15),

ano smallint(4),

primary key (id_automovel)

)

No MySQL o comando demonstrado vai criar uma tabela chamada automóvel, com um campo chave primária auto incrementado chamado id_automovel.

Até aqui a única novidade seria o declaração auto_increment que funciona similiar ao tipo serial do PostgreSQL e a a declaração Identity no MS SQL Server. Muitas questões tentam confundir os candidatos misturando as declarações, principalmente no caso dos editais que misturam normalmente os quatro banco de dados mais comuns que são os 3 já citados e o Oracle. No Oracle podemos criar uma sequence para fazer o trabalho de auto incremento, inclusive se tiver dúvidas sobre como fazer isso, basta assistir nossas aulas no Gran sobre esse SGBD.

Vamos então ver uma questão onde aconteceu o que acabei de mencionar.

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SANASA Campinas Prova: FCC – 2019 – SANASA Campinas – Analista de Tecnologia da Informação – Suporte de DBA-Banco de Dados

Atenção: Para responder à questão , considere os dados abaixo.

 

Considere que não há nenhum registro cadastrado além dos mostrados nas tabelas acima.
No MySQL a tabela Consumidor poderia ser criada por meio do comando abaixo.

CREATE TABLE Consumidor (

idConsumidor INT NOT NULL,

nomeConsumidor VARCHAR(45) NULL,

cpfConsumidor VARCHAR(45) NULL,

PRIMARY KEY (idConsumidor)

);

Para que ela fosse criada com o campo idConsumidor auto incrementável, a declaração idConsumidor INT NOT NULL teria que mudar para

  1. idConsumidor INT NOT NULL IDENTITY(1,1)
  2. idConsumidor INT NOT NULL AUTO_INCREMENT
  3. idConsumidor++ INT NOT NULL
  4. INCREMENT(idConsumidor,1) INT NOT NULL
  5. idConsumidor INT NOT NULL INCREMENT BY 1

 

A resposta pode ser consultada no final do artigo, mas o principal é que você candidato consiga entender como funciona esse SGBD. Outro assunto que volta e meia é cobrado se trata do utilitário mysqldump e sobre opções de backup em geral.

Sempre recomendamos aos alunos, no caso desses assuntos mais práticos, que se tenha alguma familiaridade com o software em questão, muitas questões podem ser respondidas quando se tem vivência com o SGBD.

Dessa forma encerro mais esse artigo sobre o assunto MySQL! Até mais!

 

GABARITO

  1. Letra B.

 

Referências

 

[1] https://dev.mysql.com/doc/  [2] https://mariadb.org/documentation/

 

Professor MSc, Washington Almeida

 

Doutorando e Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1), Professor de vários cursos no Mercado e no Gran Cursos Online. É certificado ISF 27002.

 

Avatar


31 de março2 min. de leitura