Concursos Públicos: dicas para superar os dias difíceis

Concursos Públicos: "Não consigo estudar", confira 10 dicas para abandonar essa frase do seu vocabulário.

Avatar


18 de outubro4 min. de leitura

Estudar para concurso é um desafio e, como para todos os combates que enfrentamos durante a vida, é necessário estar preparado. Este ano está recheado de concursos abertos, não se deixe vencer.

Há dias que serão mais difíceis que outros, então, saiba como encarar esses obstáculos e alcançar a sua aprovação.

Veja 10 dicas que farão você parar de dizer “Não consigo estudar para concursos públicos”

  1. Comece pelo mais fácil

Nos momentos de desânimo e cansaço é normal não sentir o desejo de estudar, por isso dar o primeiro passo e não quebrar o ritmo é o que vai fazer a diferença e impedir que você entre em um ciclo de procrastinação e culpa.

Comece pelo conteúdo que te deixa mais à vontade e aumentará seu ânimo.

  1. Lembre do seu propósito

A realidade é que os dias difíceis são a regra e não a exceção. Manter os olhos voltados para a meta é o diferencial de quem chega onde deseja.

Tenha sempre em mente o porquê de tanto esforço e confie que vai valer a pena quando seu nome estiver no Diário Oficial.

  1. Entenda o que tornou aquele dia mais difícil

Existem vários fatores que interferem no nosso desempenho. Nosso corpo e mente possuem necessidades que precisam ser atendidas para que o rendimento nos estudos seja mantido.

Examine-se diariamente para entender quais fatores interferem nos dias de maior e menor resultados. Exemplos do que pode estar afetando são: atividade física regular, noite bem dormida, alimentação balanceada, meditação, possíveis causas de ansiedade.

  1. Use material adequado

Estudar com um material o qual não corresponde com o nível de entendimento que você possui acerca de determinado tema pode ser prejudicial.

Procure por videoaulas, apostilas e livros que estejam desafiadores na medida certa. Materiais que vão muito além do conteúdo dominado vão causar o sentimento de insatisfação, mas também, utilizar materiais muito básicos impediram o progresso. Busque equilíbrio no nível de dificuldade do que está consumindo.

  1. Faça intervalos regulares

Assim como os músculos cansam e precisam de uma pausa após uma sequência de exercícios, o cérebro precisa relaxar após exposição a muito conteúdo.

Existe uma técnica de gerenciamento de tempo chamada Pomodoro, ela consiste na utilização de cronômetro para dividir o tempo de atividade e pausa.

Os ciclos de Pomodoro são muito curtos, por isso o mais adequado é ajustar para um período maior de atividade e pausa proporcionais.

  1. Pratique atividade física

Calma, a ideia aqui não é te transformar em um bodybuilder ou crossfiteiro, a não ser que você queira.

A atividade física é essencial para manutenção do corpo humano, sem ela várias funções mentais ficam comprometidas, prejudicando o desempenho nos estudos.

Para evitar que o rendimento mental sofra impactos, é importante movimentar o corpo com regularidade. Inclua caminhadas, subir e descer escadas, aulas funcionais no Youtube, o importante é sair do lugar.

  1. Faça um plano de estudo

Ansiedade é um dos principais fatores que nos afastam de nossos sonhos, o planejamento ajuda no controle desse sentimento.

Colocar no papel de maneira organizada e realística o que precisa ser feito é uma maneira de diminuir a carga mental e deixar a cabeça livre para o que realmente importa: a aprendizagem.

  1. Resolva questões no início

Seguindo a lógica de dar o primeiro passo, comece pelos exercícios. Resolver questões de provas antigas, além de ser uma estratégia incrível e com grande impacto no resultado, fará você utilizar conhecimentos já adquiridos, mantendo a menta mais relaxada do que se precisasse assimilar algo novo.

  1. Saia do modelo de estudo clássico

Para aprender é necessário mais do que estudar no sentido mais clássico da palavra. Para complementar as videoaulas, resumos, mapas-mentais, resolução de questões, use os dias em que está esgotado para ler algo sobre o assunto em outro contexto.

Veja notícias sobre Direito Civil, faça a análise estrutural ou gramatical de um livro que gosta, explique para um amigo a matéria que você domina, mas que não está tão clara para ele.

Tudo isso contribuirá para a consolidação do conhecimento na sua memória.

  1. Faça um diário de estudo

O diário de estudo é uma ferramenta de autoconhecimento que no longo prazo será útil para identificar o que contribuiu para dias produtivos ou improdutivos. Saber isso vai ajudar na construção de um planejamento que atenda às peculiaridades da sua vida.

Porém, para mais do que ajudar a olhar para frente, é fundamental para avaliar todo o caminho percorrido e perceber os avanços no decorrer da sua jornada.

Nos dias difíceis é ótimo perceber que o objetivo está cada dia mais próximo.

Se prepare com o Gran: Assinatura Ilimitada 8.0

Alô, concurseiros! Os concursos em 2023 vem com tudo e o Gran Cursos Online oferece toda a estrutura necessária para a sua aprovação.
Downloads ilimitados das aulas e dos PDFs, fórum de dúvidas, mapas mentais, acesso a mais de 27.194 cursos, acesso a mais de 28.000 audiolivros e outras ferramentas incríveis continuam disponíveis.
A grande novidade é que a Assinatura Ilimitada 8.0 ganhou um upgrade! Acompanhe:
Programa de Estudos:  funcionalidade Premium do Gran Questões que traz o conteúdo programático do edital verticalizado: ele exibe a lista com todos os assuntos e com todas as disciplinas de cada cargo do edital publicado.
App Mobile 5.0: melhor e mais completa plataforma para concursos públicos e Exame de Ordem do país! Nele, o aluno pode acessar um moderno ambiente de estudos e diversas funcionalidades que vão acelerar a sua aprovação.
Termômetro de relevância: é uma funcionalidade que visa melhorar o desempenho do aluno ao estudar com um curso do Gran. Nessa funcionalidade, consideramos a relevância das disciplinas no edital. Assim, o aluno aumentaria o foco e qualidade nos estudos.
PDF Turbinado: é uma funcionalidade exclusiva para assinantes ilimitados. Trata-se de uma evolução significativa em um dos materiais autossuficientes mais utilizados pelos alunos. Cerca de 20% dos nossos alunos estudam, preferencialmente, por meio dos livros digitais / audiolivros.
Dashboard de performance: Essa funcionalidade irá centralizar as informações do atual monitor de desempenho de curso do Gran Cursos Online, do desempenho geral de questões do Gran Questões e das estatísticas dos ciclos de estudo do Gerenciador de Estudos.
Recomendação de cursos + dá pra conciliar 2.0: ambos terão um incremento na assertividade, ou seja, os modelos de ML ficaram mais inteligentes, a partir do processo de entendimento e estruturação dos dados do sistema de questões, que foram adicionados ao modelo
Acessibilidade: funcionalidades mais usadas da plataforma de estudos em conformidade com as diretrizes de acessibilidade do WCAG v3.0. Player de videoaula, visualizador dos pdfs, player dos audiolivros, resolução de questões e a criação de ciclo de estudos no Gran Gerenciador de Estudos.

VEJA AQUI a Assinatura Ilimitada 8.0

 

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


18 de outubro4 min. de leitura