O concursando com visão de águia. Por: Wellington Antunes

Avatar


16 de maio3 min. de leitura

visão de águia

“Deus dá força aos cansados e vigor aos fracos e desanimados. Até os jovens se cansam, até os moços perdem as forças e caem de tanto cansaço, mas os que esperam no Senhor sempre renovam suas energias. Caminham e não perdem as forças. Correm e não se cansam, sobem voando como águias”.(Isaías 40. 29-31)

Olá, querido leitor.

Há alguns dias, eu estava lendo algumas informações sobre a águia e espantei-me com as características dessa ave, que a diferenciam das demais.

A águia é forte, é ágil, é veloz, é “paciente”, é “estrategista”, é ousada e – um dos pontos que mais me impressionou – possui uma acuidade visual extraordinária, ou seja, consegue enxergar a longas distâncias.

Acerca desse ponto, o livro de Recordes de Animais (The Guinness Book of Animal Records) explica que “em condições ideais, a águia-real, por exemplo, consegue detectar os mínimos movimentos de uma presa a mais de dois quilômetros de distância”. Destaca-se que há quem creia que a águia enxergue mais longe ainda.

Não é à toa que ouvimos falar, no meio empresarial, por exemplo, de pessoas com visão de águia.

Esse tipo de profissional possui a habilidade de enxergar aparentemente o invisível, ou seja, ele detecta cenários não vistos pela maioria das pessoas. É uma pessoa que sabe ajustar o foco das metas. Possui plano de ação. Possui atitude. É determinado. E mais que isso: age, independentemente dos obstáculos que lhe são apresentados.

Note que as características da águia, sejam as tomadas em sentido próprio, sejam as adotadas em sentido figurado (como destaquei quanto ao meio empresarial), podem fazer toda a diferença na jornada de um concursando que realmente pretende alcançar um lugar ao sol – a posse em um cargo público.

Veja uma situação bem recorrente: há vários concursandos que, ao tomarem conhecimento de informações sobre cortes de gastos públicos, redução do número de vagas imediatas em concursos, terceirização, entre outras, decidem logo paralisar o projeto. Desistem do objetivo, pois são vencidos (e convencidos) por essas notícias que, na maioria das vezes, são viralizadas por pessoas que não conhecem bem o que estão falando.

Nesses mais de dez anos envolvido e comprometido com o mundo dos concursos públicos, já assisti a situações desse tipo diversas vezes.

Entretanto, não posso deixar de ressaltar que há um outro grupo de concursandos com visão de águia que possuem um foco bem definido e estão dispostos a avançar, ajustando as metas diante dos novos desafios que se lhes apresentam.

O concursando com visão de águia consegue enxergar seu objetivo, bem além dos obstáculos imediatos que, diariamente, param muitas pessoas. Enxerga cenários que muitos não veem. Sabe que logo após a tempestade vem a bonança. Faz como a águia, que consegue plainar em meio aos ventos impetuosos. E até faz uso desses ventos em seu favor.

O concursando com visão de águia, enquanto muitos estão desanimados, esforça-se mais na busca de seu sonho. É paciente. Sabe aproveitar as oportunidades.

Em linhas conclusivas, há algum tempo, tive a honra de conhecer o professor Gretz, conhecido conferencista em todo o Brasil e no exterior, e de participar de uma palestra por ele ministrada.

Gretz, inspirado no texto bíblico de abertura deste artigo, escreveu o livro “Voando como a águia”, no qual lista vinte atitudes que geram resultados vitoriosos em nossa vida.

Várias dessas atitudes, se corretamente aplicadas pelo concursando com visão de águia, contribuirão significativamente para a realização de seu projeto. Seguem algumas delas:

1. Meta – Saber exatamente o que se deseja alcançar.

2. Estratégia – Definir a forma de atingir os objetivos.

3. Visão de longo alcance – Enxergar de longe o objetivo e os obstáculos.

4. Foco – Escolher exatamente um alvo.

5. Planejamento – Planejar o modo de chegar ao seu objetivo.

6. Preparação – Estar apto para a ação.

7. Concentração – Não se dispersar no momento de agir.

8. Paciência – Aguardar a hora certa.

9. Senso de oportunidade – Perceber o momento certo.

10. Preparo físico – Manter-se em boa forma.

11. Força – Ter energia para enfrentar os momentos decisivos.

12. Técnica – Ter capacidade de atingir o objetivo com precisão.

13. Confiança – Acreditar em sua capacidade.

14. Determinação – Tentar de novo, caso a investida não dê certo.

Então, amigo leitor com visão de águia, voe alto! Visualize sua aprovação e vá em busca dela!

 

Sucesso na jornada!

Conte conosco.


Wellington Antunes

Professor de Direito Constitucional. Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)

 

 


Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

assinatura-222-1

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


16 de maio3 min. de leitura