O empregador é obrigado a aceitar a conversão de 1/3 do período de férias em abono pecuniário?

Avatar


27 de janeiro3 min. de leitura

O abono de férias, introduzido no direito positivo brasileiro pelo Decreto-lei nº 1.535/77, é o valor pecuniário recebido pelo empregado em razão da conversão de 1/3 do período de férias a que tem direito.

Como bem adverte a doutrina, o abono previsto no art. 143 da CLT é o abono de conversão de férias em pecúnia, que não deve ser confundido com o abono de férias previsto no art. 7º, inciso XVII, da CRFB/88, que se refere ao acréscimo salarial de 1/3 sobre as férias.[1]

Questiona-se se o “abono” de férias integra a remuneração do empregado. Dispõe o art. 144 da CLT que o abono de férias, bem como o concedido em virtude de cláusula do contrato de trabalho, do regulamento da empresa, de convenção ou acordo coletivo, desde que não excedente de vinte dias do salário, não integrarão a remuneração do empregado para os efeitos da legislação do trabalho.

Assim, a natureza jurídica do abono de férias é de indenização pelo período de férias não gozado, já que a redução do número de dias das férias causa prejuízos ao organismo do trabalhador.

E, ainda, indaga-se: se o empregado quiser “vender” 1/3 de suas férias o empregador é obrigado a comprá-las?

Nos termos do artigo 143 da CLT “é facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário”, ou seja, é uma faculdade do empregado, não podendo o empregador se recusar a comprar, logo o empregador é obrigado a aceitar a vontade do empregado.

Nesse sentido também se posiciona Mozart Victor Russomano, para quem o art. 143 da CLT faculta a conversão ao empregado sem necessidade de qualquer concordância por parte do empregador.[2] Portanto, a conversão de 1/3 do período de férias em abono pecuniário constitui, nos termos do art. 143 da CLT, um direito potestativo do empregado.

Nesses casos, caso o empregado queira converter (“vender”) o período em dinheiro deverá fazer um requerimento ao empregador em até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo das férias. Passado esse prazo, o empregador não mais estará obrigado a “comprar” o período.

Se as férias forem coletivas não é preciso o requerimento individual do empregado. Nesse caso, a conversão deverá ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independente de requerimento individual a concessão do abono.

Pelo que foi exposto, pode-se afirmar que o empregador não pode impor ao empregado a “venda” de 1/3 do período. Como dito acima, a conversão de 1/3 do período de férias em abono pecuniário é um direito potestativo do empregado, razão pela qual não pode ser imposta pelo empregador, sob pena de pagamento em dobro.[3] Sobre o tema:

Não havendo, contudo, livre escolha do trabalhador, mas sim imposição patronal à conversão de parte do período de férias em pecúnia, o que se observa é o descumprimento tanto do que preceitua o referido dispositivo quanto do que estabelecem os arts. 7º, XVII, da Constituição Federal[4] e 134 da CLT[5].

Nesse caso, como se vê, aplica-se o disposto no art. 137 da CLT, pelo qual “sempre que as férias forem concedidas após o prazo de que trata o art. 134, o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração”.

Contudo, verificado que o empregado já recebeu o abono pecuniário, esse montante deve ser considerado para efeito de aplicação da penalidade, evitando-se o pagamento em triplo da remuneração de férias e o consequente enriquecimento sem causa.

Em outros termos, constatado que o trabalhador já recebeu a remuneração de férias do período não usufruído, a título de abono pecuniário, esse valor deve ser levado em consideração para efeito de aplicação da penalidade (em termos práticos, a indenização judicial será, portanto, fixada na forma simples – ou seja, é dobrada, mas com o abatimento do valor pago, resta metade a pagar).

Com efeito, segundo a SDI-1, conclusão em sentido contrário ensejaria o pagamento da remuneração de férias não em dobro, como preceitua o referido dispositivo legal, mas em triplo, configurando enriquecimento sem causa.

É preciso uma advertência em relação ao empregado em regime de tempo parcial. Antes da Reforma Trabalhista o art. 143, § 3º, da CLT vedava aos empregados submetidos ao regime de tempo parcial a faculdade de converter 1/3 (um terço) do período de férias em abono pecuniário. No entanto, tal dispositivo foi revogado pela Lei nº 13.467/2017, de modo que, atualmente, os empregados em regime de tempo parcial também gozam da faculdade assegurada no art. 143, caput, da CLT.

Autores: Carolina Hirata e Raphael Miziara

Referências

[1] SILVA, Homero Batista Mateus da. Curso de direito do trabalho aplicado. Volume 5 – Livro da remuneração. 2. ed. São Paulo: RT, 2015. p. 158.

[2] RUSSOMANO, Mozart Victor. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. Vol. I. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. p. 235.

[3] TST-E-ED-RR-104300-96.2009.5.04.0022, Relator Ministro: Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Data de Julgamento: 08/11/2018, Subseção I Especializada em Dissídios Individuais, Data de Publicação: DEJT 23/11/2018.

[4] Art. 7º, XVII, da CRFB/88 – São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: […] XVII – gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.

[5] Art. 134 da CLT – As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017) (Revogado). (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017) É vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

Avatar


27 de janeiro3 min. de leitura