O governo vai travar os concursos públicos?

Avatar


15 de março2 min. de leitura

Quem leu a Folha de São Paulo ontem e ficou apenas na manchete, se desesperou:

Governo prepara medidas para travar concursos públicos

Só que o que se espera não é uma trava dos concursos, mas, unicamente, uma melhora no processo de solicitação de novas vagas.

A questão é a seguinte: o governo Bolsonaro, através do seu supermegapower ministro Paulo Guedes espera dar mais eficiência aos processos do poder público, o que eu acredito ser algo muito bom.

Além disso, a ideia não é acabar com os concursos, mas criar mais regras para que a solicitação de vagas, quando acontecer, venha mais consubstanciada em reais evidências de necessidade de novos servidores. Isso vai acabar por facilitar a aprovação do concurso quando o Órgão mostrar todo o seu esforço em alcançar as novas métricas para pedir novas vagas.

Nas palavras do Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel:

“Os concursos serão realizados quando for estritamente necessário. A ideia, por hora, é não ter concurso, e sim trabalhar para a melhoria operacional.”

Assim, veja que o que for mais urgente continuará sendo realizado. Nesse sentido, não há desculpas para você não estudar. Vai ter que ter concurso, sim! Como o governo vai funcionar sem servidores? Como a gente sabe, existem órgãos, como o INSS, que, com a saída dos funcionários para a aposentadoria, ficará em situação precária para continuar a sua operação.

Além disso, note que o Secretário diz ainda “Os concursos serão realizados quando for estritamente necessário”, ele não diz que os concursos estão suspensos por tempo indeterminado. A questão é que ao invés de ficar uma ida e vinda de processos, quando a solicitação chegar, ela já virá com todas as métricas de eficiência alcançada, o que dará mais celeridade ao processo de autorização. Então, nada de ficar fazendo corpo mole, o negócio é estudar!

Finalmente note que essa medida não é ruim. Nós nos beneficiamos como contribuintes e usuários do serviço público, já que, entre as solicitações criadas pelo governo, está a digitalização dos serviços realizados, a exemplo do que acontece hoje com a Anvisa que emite o Certificado Internacional da Vacinação.

Então, meu povo, nada de ficar arrumando desculpas, é sentar na cadeira e estudar!

Gran Abraço,

Amanda Aires

Amanda AiresAssessora de Economia do Governo do Estado de Pernambuco, autora de livros em economia. Comentarista de Economia da rádio CBN. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco com extensão na Université Laval, Canadá. Mestra em Economia também pela UFPE com dissertação premiada no III Prêmio de Economia Bancária pela Federação Brasileira de Bancos. Economista pela UFPE, com extensão universitária na Universität Zürich, na Suíça.

 

 

 


WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


15 de março2 min. de leitura