O poder da gratidão

Avatar


7 de Agosto de 2018

“A gratidão é o único tesouro dos humildes.”
William Shakespeare

Atualmente, vemos a palavra “gratidão” em muitos lugares e nas redes sociais. Mas já pensou no significado dela? Ela vem do latim gratia, que significa literalmente graça, ou gratus, que se traduz como agradável, de forma literal. Na prática, para mim, a gratidão significa você se sentir bem em estar exatamente onde você está agora, ser feliz com o que você tem hoje e com o que você é agora. Isso não significa ser acomodado, muito pelo contrário, quanto mais você é grato pelo que você tem hoje, mais você tende a se sentir motivado a conquistar novas coisas amanhã. A gratidão te faz se sentir capaz e digno de novas conquistas, olhar para o futuro com olhos de esperança.

Mesmo que você olhe para sua vida agora e ache que não tem motivos para agradecer, que só veja problemas ao seu redor, situações que surgem para te desanimar, comece a passar a ver o lado bom das coisas e veja o quanto você pode ser grato hoje. Tudo pode mudar quando mudamos a nossa forma de enxergar o mundo. Passe a ver as dificuldades como uma oportunidade de crescimento e sabedoria. Mude sua forma de ver as coisas, que tudo ao seu redor tenderá a melhorar também. Experimente!

Apesar de não te conhecer, acredito que, se você olhar ao seu redor, poderá ser grato por fatores aos quais muitas vezes não damos valor, como mais um dia de vida, caminhar, respirar, ter saúde, poder ler, estudar, apreciar a natureza, sentir o calor do sol, receber um abraço de um amigo, comer algo que gosta, ter um lar para morar, agasalho, entre outros.
Acredito que todos nós temos alguma coisa ou motivo para sermos gratos, por mais que tudo pareça conspirar em nosso desfavor. Reflita sobre isso! Muitas vezes, ficamos tão focados no que queremos conquistar, no futuro, no que não temos e esquecemos aquilo que já alcançamos.

Não espere o momento perfeito chegar ou deposite suas energias em algo que espera acontecer para ser grato e se sentir feliz, pois o momento é agora! Trabalhe com os recursos que você tem agora!

A diferença entre os vencedores e os insatisfeitos é que aqueles possuem resiliência e o hábito de emanar emoções positivas, como a gratidão, o que os faz se sentirem merecedores de conquistas vindouras.

“Nunca deixe que as coisas que você quer te façam esquecer das coisas que você tem.”
Autor Desconhecido

Sei que não é fácil fazer isso. Muitas vezes surgem a revolta, as comparações e a vontade de desistir. Em várias ocasiões, já passou pela minha cabeça que essa “história” de gratidão deve ser apenas mais um clichê… No entanto, a partir do momento em que decidi tornar a gratidão um hábito, percebi mudanças internas em mim e tudo à minha volta passou a ser menos enfadonho. Minha postura mudou no sentido de passar a dormir melhor, ser uma pessoa mais paciente, menos ansiosa, menos queixosa, menos agressiva e mais agradável, por exemplo. Além disso, comecei a relevar mais as coisas ruins e passei a agradecer por cada oportunidade de aprendizado. Com determinação, percebi que praticar a gratidão é um hábito diário que faz a diferença. Que tal refletir hoje sobre como você é VENCEDOR por ter chegado até aqui?

Então, essa é a minha mensagem para você hoje. Respire fundo e seja grato, apesar de tudo, em todas as circunstâncias! Eu te desafio a ser grato pela sua caminhada e por ser único. Não desista! O melhor ainda está por vir!

 


Stephanie Moira – Aprovada em 17 concursos públicos federais e distritais, sendo o mais recente o 1° lugar de analista judiciário – área biblioteconomia, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Atualmente, é agente de polícia da PCDF. Graduada em biblioteconomia na UnB e pós-graduada em marketing. Possui vasta experiência em concursos públicos, com aprovações em 1° lugar no Ministério das Cidades, 1° lugar na FUB, 2° lugar em oficial de carreira da FAB, 2° lugar na CAESB, 3° lugar no TJDFT, 3° no CHO/CBMDF, 7° lugar no TCDF, entre outros, grande parte em sua área de formação. Com seus métodos de estudos e técnicas de como fazer provas de concurso público, conseguiu ser aprovada especialmente em tribunais e na administração direta, inclusive na área de segurança pública, como PMDF e PCDF.


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

Avatar


7 de Agosto de 2018

Tudo que sabemos sobre:

coaching para concursos