#PergunteaoGG (12): Qual é a melhor forma de estudar por videoaulas?

Avatar


27 de julho3 min. de leitura

#PergunteaoGG (12): Qual é a melhor forma de estudar por videoaulas?
Sempre estudei pelo sistema presencial, mas agora estou tendo meu primeiro contato com o EAD. Sobre o estudo com videoaulas, eu lhe pergunto: como extrair o melhor dessa ferramenta? Confio em você e em toda a sua experiência para me orientar. Lucinda Beltrão – Campinas/SP

Cara Lucinda,

Excelente pergunta! Para muitos, o ensino a distância ainda é uma novidade, por isso ainda não sabem como otimizar o uso dessa maravilhosa e revolucionária ferramenta de aprendizado. Agradeço a confiança e vou fazer o possível para corresponder a ela.

Antes de iniciar os estudos, recomendo que você monte um planejamento. Leve em conta o tempo que você tem para se dedicar à preparação, o conteúdo que pretende vencer e o prazo disponível até o dia do concurso. Veja aqui algumas dicas para a elaboração de um bom plano de estudos.

Ao incluir no planejamento o tempo destinado às videoaulas, é muito importante contabilizar cada segundo! Considere o tempo médio delas (no caso do Gran Cursos Online, compute cerca de 30 minutos por aula), prevendo também o tempo necessário para pausar o vídeo, fazer anotações, voltar para rever os pontos mais difíceis da matéria etc. Quarenta minutos de tempo total de estudo são uma boa média para uma videoaula de 30 minutos. Se quiser um norte em sua organização, há uma ferramenta muito interessante em nosso ambiente do aluno que pode ajudá-la. Chama-se “Cronograma de Estudos”.

Depois que tiver elaborado o planejamento, é hora de montar sua “base de guerra”. Sugiro que você organize um espaço em casa ou no escritório em que você sabe que pode estudar com traquilidade. Vale, ainda, deixar como carta na manga alguns pontos da cidade que oferecem esse tipo de sossego. O local da preparação deve ser um espaço em que você consiga estudar sem distrações. Sei que nem sempre dispomos de recursos financeiros para montar o ambiente ideal, mas se esforce para fazer o melhor dentro de suas condições.

Outra boa ideia para esse espaço é montar um mural dos sonhos, com fotos do órgão ou da entidade onde você almeja trabalhar, do seu futuro contracheque, do carro que estará na garagem depois da nomeação… Observar essas imagens diariamente servirá de incentivo para você continuar na luta por seus objetivos.

Por fim, parta efetivamente para os estudos. Ligue o computador, acesse a internet e, se tiver, coloque fones de ouvido, que são ótimos para aumentar o nosso foco. E o mais importante: assista às videoaulas sem fazer nada, absolutamente nada além disso. Só interrompa a tarefa se algo muito grave e urgente acontecer. A cada 30 minutos de estudo, você pode até dar uma pausa para ir ao banheiro, checar o celular e, se estiver muita ansiosa, ler uma notícia ou outra. Mas lembre-se: durante a aula, o foco deve ser total.

Assista às aulas conforme o que estiver definido em seu cronograma e alterne as disciplinas do conteúdo programático, seguindo as orientações do artigo que já mencionei. O professor Aragonê, especialista em Direito Constitucional e juiz de direito do TJDFT, recomenda assistir às aulas anotando os pontos principais em um caderno ou por meio de nossa ferramenta de anotações na plataforma do aluno.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre as vantagens de estudar por videoaulas, em especial para quem não tem muito tempo nos horários convencionais, veja só este depoimento do nosso mestre: “Estudei por videoaulas no fim da minha preparação, pois era o melhor método para me atender, dadas as restrições de horários. Na época, eu já trabalhava no STJ durante o dia todo, como assessor de ministro, e à noite dava aulas. Então, sobravam as madrugadas e os finais de semana.  Nesse cenário, o curso online foi fundamental para me auxiliar, especialmente diante da flexibilidade de horários e da possibilidade de ter aulas com professores nacionalmente reconhecidos.”

Espero ter ajudado.

Bons estudos e GRAN sucesso!
P.S.: Siga-me em minha página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional. Sempre soube que a sua missão de vida era ser empreendedor. Por força do destino, ingressou no mercado de concursos muito novo, há mais de 10 anos. Acumulou experiências de grande valia ao acompanhar as atividades empresariais de seus pais, ambos ex-servidores com quase 3 décadas de experiência no mercado de concursos. Em 2013, decidiu que queria montar sua própria empresa e convidou o amigo Rodrigo Calado, também muito experiente na área, para ser o seu sócio. Nasceu ali a GG Educacional, uma organização totalmente dedicada à educação a distância, cujo lema é: “Ensino aliado à tecnologia”. Esse foco, em conjunto com o trabalho de colaboradores e professores dedicados e altamente especializados, resultou em crescimento exponencial ao longo dos últimos 2 anos. Atualmente, o Gran Cursos Online, principal marca da empresa, está entre as maiores do País e é referência em sua esfera de atuação.

É formado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de grande destaque no mundo corporativo. Nela, estudaram empreendedores de sucesso, como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e John Paulson (fundador e presidente de um dos maiores fundos de investimento do mundo). Lá, participou de projetos desafiadores, interagindo com alunos do mundo inteiro e de visões muito diferentes da sua. Essa educação global e empreendedora hoje faz parte do DNA de Gabriel e da empresa que ele lidera, onde busca oferecer aos alunos o que há de melhor; tudo para ajudá-los a atingir os seus objetivos e a mudar de vida.

Avatar


27 de julho3 min. de leitura