Qual o impacto do coronavírus para os concursos públicos e como aproveitar esse momento para ficar em alto nível

Avatar


03 de abril3 min. de leitura

Você, como toda a população mundial, deve estar muito triste, desanimado e desmotivado por causa desse problema que pegou a todos nós de surpresa, o novo coronavírus!

Estamos vivendo um momento crítico no Brasil e no mundo, pois não sabemos mais quando voltaremos à nossa rotina como era antes, seja de estudos, de trabalho, de lazer etc.

Eu, como coach para concursos, tenho visto inúmeros concurseiros que desanimaram de estudar, mesmo com mais tempo livre agora, muitos “paralisados” por causa do avanço da pandemia no Brasil e, principalmente, em decorrência da suspensão dos concursos.

Infelizmente, com o excesso de informação sobre esse vírus, além das famosas fake news, as pessoas pararam suas vidas apenas para ler notícias sobre desgraças. Muitos sequer conseguem sair do WhatsApp. Não se fala mais em outra coisa!

Não sei se você acredita em Deus, se é cristão ou se tem outra religião. Há uma passagem bíblica da qual gosto muito, que diz: “Se o Senhor não guardar a casa, em vão vigia a sentinela”. Isso quer dizer que devemos fazer a nossa parte, mas, acima de tudo, devemos acreditar em Deus e ter fé de que tudo isso vai passar, pois é Ele que nos guarda.

A nossa mente é muito poderosa e, se ficarmos só pensando nesse problema, 24 horas por dia, ficaremos apavorados. Há uma frase de que gosto muito e ela cabe muito bem aqui: “onde a mente vai, o homem segue”. Cuidado com a sua mente!

“Mas professor, é quase impossível continuar focado com isso tudo acontecendo!”. Eu sei, mas, nesse momento, você poder escolher apenas duas atitudes: ficar paralisado com as notícias ou transformar essa adversidade na oportunidade que te impulsionará para o seu objetivo de ser um servidor público.

Vários concursos foram suspensos, principalmente os estaduais, sendo que, aqui no DF, foram suspensas as provas da PGDF e de Escrivão da PCDF. Concursos cujos editais estavam perto de ser lançados serão adiados, acredito eu, para o segundo semestre, com provas no final do ano ou no início de 2021. Acredito também que os concursos que já estavam com editais abertos terão provas só daqui a três meses, que é a estimativa de quando declinarão os casos do novo coronavírus no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

É importante você encarar esse momento como uma oportunidade de se preparar melhor para o concurso dos seus sonhos e de chegar em alto nível. A pergunta que eu te faço é: se a sua prova fosse hoje, ou daqui a um mês, você estaria competitivo para disputar por uma das vagas?

Essa semana participei de uma live do Gran Mentor (se você nunca participou, não sabe o que está perdendo). Um dos alunos falou que já estudava há algum tempo para concursos de tribunais, sendo que chegou a ter o desempenho de 80% de acerto na prova de um dos últimos concursos que prestou. Mesmo assim, passou longe de a sua redação corrigida e de ter o seu nome na lista dos aprovados. Lembro que, na minha época, 80% de acerto numa prova era quase certeza de nomeação – hoje, não mais.

Cada vez mais, os concurseiros estão mais especialistas, com o desempenho maior nas provas e, atualmente, você precisa estar em alto nível para ter o seu nome na lista dos aprovados. Para chegar a esse nível, é importante você ter indicadores de desempenho. Infelizmente a maioria dos concurseiros estuda de qualquer jeito e não sabem se estão evoluindo ou não. Por isso vejo a importância da mentoria e do coaching para concursos, pois muitos precisam de um feedback para saber se estão evoluindo.

Durante a minha jornada de concurseiro, já cheguei a fazer diversos concursos; em alguns fui aprovado dentro do número de vagas, em outros “bati na trave” e em outros, passei longe. Um dos maiores indicadores de desempenho que tinha era o fechar o edital.

Talvez você esteja iniciando a sua jornada de concurseiro agora e ainda não sabe o que é isso. Fechar o edital significa estudar todos os assuntos do edital com qualidade, implementando revisões e fazendo bastantes questões do tema estudado.

Em concursos nos quais eu fechava o edital e ainda tirava um mês, ou pelo menos 15 dias, para revisar os assuntos estudados, ou eu era aprovado ou “batia na trave”. Já em concursos nos quais não fechava o edital, eu passava “bem longe”.

A paralisação dos certames em decorrência do coronavírus é uma oportunidade de você fechar o edital e ainda ter bastante tempo para revisar os conteúdos estudados, principalmente por resolução de questões.

Se você está começando agora ou se já se considera um estudante de nível intermediário, essa é a sua oportunidade de fechar o edital. Se já se considera em alto nível, você está tendo uma oportunidade de trabalhar as suas fragilidades, de estudar mais as disciplinas nas quais ainda não chegou aos 80% de média de acertos, de melhorar o seu desempenho nos  simulados, de fazer mais redações e mais uma “penca” de exercícios.

A escolha é sua! Você ficar paralisado diante do cenário atual ou das adversidades vai te impulsionar, vai te “catapultar” para o seu objetivo de passar no concursos dos seus sonhos?

Eu te desejo muita sorte nesse momento. Fique com Deus, e te vejo no pódio!

 

Marcos Almeida

Avatar


03 de abril3 min. de leitura