Quantas horas por dia eu preciso para ser aprovado(a)?

Avatar


24 de março2 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também pontuei 70 dos 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.

Hoje vamos conversar sobre um tema que vocês sempre me questionam: quantas horas por dia eu preciso estudar para ser aprovado?

Confesso que recebo inúmeras dúvidas dos alunos que sempre tangenciam o mesmo assunto: tempo. Muitos alunos ficam preocupados, ansiosos e desmotivados porque têm pouco tempo por dia para estudar. Outros alunos ficam preocupados e ansiosos porque têm o dia inteiro para estudar e não conseguem aproveitar esse tempo, sendo certo que rendem muito pouco.

Bom, considerando essas “variáveis de tempo disponível”, vamos partir da seguinte premissa: você precisa entender que a sua realidade quanto ao tempo disponível para estudar é esta (ao menos por enquanto) e que você precisará construir a sua aprovação dentro dessa realidade, certo? Então não adianta ficar perdendo tempo querendo comparar a sua rotina com a rotina de outra pessoa. Não adianta perder tempo para ficar pensando “e se eu tivesse mais tempo para estudar…”.

Evidentemente, se você tem menos tempo por dia para estudar, a sua aprovação vai demandar mais dedicação, foco e renúncias. No entanto, não significa que você não será aprovado. Inúmeros são os aprovados que trabalhavam enquanto estudavam, tinham família e outras diversas obrigações.

A questão é que você já deve ter escutado que só passa aquela pessoa que estuda o dia inteiro, e isso é uma grande mentira. O candidato que será aprovado de forma mais rápida é aquele(a) que compreendeu, o mais cedo possível, que estudar certo antecipa a sua aprovação.

É por isso que não adianta ter o dia inteiro para estudar, se você estuda da forma errada. Também é por isso que pouco importa há quanto tempo você está estudando para aquela prova. Nenhum examinador te questionará sobre quantas horas por dia você tinha para estudar e há quanto tempo você vem estudando para aquele concurso.

Eu sei que já te falaram, por diversas vezes, que “basta continuar na fila dos concurseiros que a hora da sua aprovação chegará”. Não é bem assim, viu?! Não existe uma “fila da aprovação”. Vai passar aquele que estudou certo e que sabe aplicar o conhecimento acumulado no dia da prova.

Compreendidos os pontos anteriores, eu falo para os meus alunos que eles precisam se preocupar em aprender a estudar certo antes de querer estudar muito.

Não há uma quantidade de horas de estudo por dia que vá garantir a sua aprovação. A sua aprovação é construída quando você estuda certo repetidamente. A partir disso, a sua pontuação nas provas passa a aumentar, e a sua aprovação chega.

Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o feedback de vocês. Sugiro, também, que vocês conheçam a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo,

 

            Mariana Fioravante Romualdo Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

            No Instagram: mari.fioravante

Avatar


24 de março2 min. de leitura