Quem criou o Guia do PMBOK?

Avatar


22 de junho3 min. de leitura

O Guia PMBOK registra apenas um subconjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Para compilar um guia de tamanha importância, foi necessário criar uma organização específica para esse fim. Essa organização é o Project Management Institute (PMI). O PMI foi fundado em 1969. Segundo o próprio site do PMI,

O PMI é uma associação profissional sem fins lucrativos para a profissão de gerenciamento de projetos. Seus recursos e pesquisas profissionais agregam valor a mais de 2,9 milhões de profissionais que trabalham em quase todos os países do mundo para aprimorar suas carreiras, melhorar o sucesso organizacional e amadurecer ainda mais a profissão. (tradução e adaptação nossas)

Segundo o site PMIGO,

A meta principal do PMI é avançar na prática, na ciência e na profissão de gerenciamento de projetos em todo o mundo, de uma maneira consciente e proativa, para que as organizações em todos os lugares apoiem, valorizem e utilizem o gerenciamento de projetos – e então atribuam seus sucessos a ele. Além das oportunidades de associação, o PMI administra e coordena um programa de credenciamento mundialmente reconhecido que promove o desenvolvimento da profissão e da carreira. 

Por meio do PMI que é possível tirar a Certificação PMP (Project Management Professional)​. A Certificação PMP® é uma das certificações mais reconhecidas no mundo na área de gerenciamento de projetos. Quem possui essa certificação passou por um processo de avaliação para comprovar suas experiência e conhecimento em gerenciamento de projetos.

Um concorrente do PMBOK seria o PRINCE2. O PRINCE2 é um framework para gerenciamento de projetos  que faz parte do OGC (Office of Government Commerce​). O PRINCE2 também tem um escopo amplo podendo ser aplicado a qualquer tipo de projetos e em qualquer tipo de organização. O ponto diferenciador é que o PRINCE2 pode ser considerado prescritivo.  Ou seja, diz exatamente o que deve ser feito.

O PMBOK é descritivo, ou seja, é um grande catalogador de práticas, mas nada é obrigatório. Assim, note que o PMBOK não é a única alternativa quando o assunto é gerenciamento de projetos. Geralmente as bancas acabam fazendo menção ao PRINCE2, mas inserindo com uma das alternativas erradas ou tentado fazer confusão com o PMBOK. Para nossos propósitos, são esses pontos que você precisa saber sobre o PRINCE2.

Vejamos como esses tópicos já foram cobrados.

(CS-UFG/Analista/2017) Project Management Institute (PMI) é uma

A) certificadora de PMP.

B) ferramenta de gestão de projetos.

C) forma de PMBOK.

D) estrutura de apoio gerencial.

LETRA A.

O PMI é muito mais que uma entidade certificadora. Ela é uma associação profissional, mas também é responsável pela certificação PMP. Logo, a melhor resposta de fato é a letra A.

(FEC/DETRAN-RO/2007) O movimento, liderado pelo Project Management Institute (PMI), produziu um guia de conhecimentos de grande aceitação universal, que identifica e define os principais conceitos e técnicas sobre administração de projetos, que as pessoas envolvidas ou interessadas neste campo devem hoje dominar. Este guia é conhecido em todo o mundo pela sua sigla, em inglês, representando os termos

A) PMIBOK – Guide to The Project Management Institute Body ofKnowledge;

B) PMBOOK – Guidy to Project Management Boom of Known;

C) PMBOK – Guide to The Project Management Body of Knowledge;

D) PMIBOOK-Guidy toProjectManager InBook ofKnows;

E) PMBOOK – Guide to The Project Manager Book of Knowledge.

LETRA C.

O PMI é responsável pelo desenvolvimento pelo Guia do PMBOK. Portanto, letra C.

(CESPE/Analista de Administração Pública (TC-DF)/Serviços Técnicos e Administrativos/Serviços Técnicos e Administrativos/2014) A organização que resolver adotar o Prince2 como metodologia de gestão de projeto deverá abandonar as práticas de gestão adotadas pelo PMI dada a incompatibilidade entre elas.

ERRADO.

Tanto o  PRINCE2  quanto o PMBOK podem ser aplicados em qualquer tipo de projeto. Nada que está no PMBOK é obrigatório. As práticas do PMBOK devem ser adotadas e adaptadas a a realidade de cada organização. Assim, no caso concreto não há nenhum impedimento combinar o PRINCE2 com o PMBOK. Por isso, a questão está incorreta.

 (CESPE/Analista Administrativo/ANS/2013)  Com relação à gestão de projetos, julgue o item subsecutivo.

A organização que pretenda se estruturar para a gestão de projetos a partir de uma metodologia prescritiva poderá se basear no PRINCE2.

CERTO.

A diferença entre o PRINCE2 e o PMBOK é que primeiro é prescritivo e o segundo é descritivo.

(COVEST/COPSET/Administrador (UFPE)/2012) Conjunto de conhecimentos gerenciado pelo Project Management Institute, tornou-se um importante padrão de gerenciamento de projetos. Trata-se do:

a) PERT-CPM.

b) Microsoft Project.

c) ISO-9000.

d) PMI.

e) PMBOK.

LETRA E.

Com vimos, o PMI é responsável pela organização do Guia do PMBOK.

(QUADRIX/Assistente Administrativo (CREFONO 5)/2020) O PMBOK é um guia, desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute), que contém as melhores práticas relativas à gestão de projetos.

CERTO.

O PMBOK foi criado pelo PMI e é um guia de boas práticas de gerenciamento de projetos. Apesar da questão usar o termo “melhores práticas”, ele foi considerada correta. O CESPE também já usou essa expressão como equivalente a “boas práticas”.

Já sabemos que PMI elaborou o Guia do PMBOK, também já sabemos que o guia possui apenas um subconjunto dos conhecimentos em gerenciamento de projetos. Assim,​ a pergunta agora é: como o PMI seleciona o que deve estar e o que não deve estar nesse guia?

Veremos isso em um outro post!

Grande Abraço!

Avatar


22 de junho3 min. de leitura