Questões de concurso comentadas sobre as teorias de Enfermagem – parte 3

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Olá, enfermeiros concurseiros! Vamos continuar falando sobre as teorias de enfermagem.

Neste artigo, vamos comentar mais questões sobre o tema Teoria de Enfermagem. Se você não leu as primeiras partes dessa série de artigos, clique AQUI e AQUI.

Agora, vamos lá!

 

  1. (2013/FUNCAB/SESACRE) A teórica Dorothea Orem identificou três classificações de sistemas de enfermagem para satisfazer aos requisitos de autocuidado do paciente. Os sistemas são os seguintes:

a) hospitalar, domiciliar para o autocuidado e de autoajuda.

b) psicobiológico, psicossocial e psicoespiritual.

c) sociais (sociedade), interpessoais (grupos) e pessoais (indivíduos).

d) totalmente compensatório, parcialmente compensatório e de apoio-educação.

e) de ação, reação e interação.

Comentário:

Questão interessante. Temos que lembrar de algumas divisões importantes na Teoria de Orem.

A Teoria proposta por Orem possui três teorias relacionadas, quais sejam:

  1. autocuidado;
  2. déficit do autocuidado;
  3. sistemas de enfermagem.

A teoria de sistemas de enfermagem: dividida em sistema totalmente compensatório, quando o ser humano está incapaz de cuidar de si mesmo, e o(a) enfermeiro(a) o assiste, substituindo-o, sendo suficiente para ele. Sistema parcialmente compensatório, quando o(a) enfermeiro(a) e o indivíduo participam na realização de ações terapêuticas de autocuidado. O sistema de apoio-educação é quando o indivíduo necessita de assistência na forma de apoio, orientação e ensinamento.

Gabarito: D

 

  1. (2017/IADES/CORREIOS) O sistema de enfermagem planejado pelo profissional tem base nas necessidades de autocuidado e na capacidade do paciente para a execução de atividades de autocuidado. Para satisfazer os requisitos de autocuidado do indivíduo, Dorothea Orem identificou três classificações de sistemas de enfermagem, que são o sistema

a) totalmente compensatório, o sistema parcialmente compensatório e o sistema de apoio-educação.

b) totalmente compensatório, o sistema parcialmente compensatório e o sistema livre de compensação.

c) parcial de autonomia, o sistema total de autonomia e o sistema de apoio-educação.

d) parcial de autonomia, o sistema total de autonomia e o sistema interligado de autonomia.

e) de autocuidado parcial, o sistema de autocuidado total e o sistema de autocuidado complementado.

Comentário:

A teoria do Autocuidado, de Dorothea Orem, é composta por três teorias inter-relacionadas:

1) Teoria do autocuidado;

2) Teoria do déficit do autocuidado;

3) Teoria dos sistemas de enfermagem: os sistemas de enfermagem são sistemas formados por enfermeiros através do exercício de sua atividade. Pressupõe que o indivíduo esteja nas seguintes condições:

  • Totalmente compensatório = indivíduo incapaz de cuidar de si, portanto, é o fazer pelo paciente;
  • Parcialmente compensatório = indivíduo é capaz de cuidar de si, mas precisa de ajuda para fazê-lo;
  • Apoio-educação = o indivíduo é plenamente capaz, necessitando, contudo, de orientação.

Gabarito: A

 

  1. (2017/CONSULPLAN/TRF – 2ª REGIÃO) A educação para o autocuidado requer não apenas o treinamento de práticas de autocuidado, mas também o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes positivas relacionadas ao autocuidado. O processo de se autocuidar é fundamental para o equilíbrio de diversas condições patológicas, principalmente as crônicas, como a hipertensão arterial, o Diabetes mellitus, a insuficiência renal, entre outras. A teoria de enfermagem que apresenta como conceito básico a prática de atividades executadas pelo próprio indivíduo em seu benefício, para manutenção da vida, da saúde e do bem-estar é conhecida como Teoria

a) de Neuman.

b) de Wanda Horta.

c) de Dorothea Orem.

d) de Hildegard Peplau.

Comentário:

OREM, (1971) apud Remor et al (1986), define autocuidado como “a prática de atividades que indivíduos pessoalmente iniciam e desempenham em seu próprio benefício para manter a vida, saúde e bem-estar.”

Gabarito: C

 

  1. (2014/FUNRIO/IF-PIP) Uma teoria de enfermagem é uma conceitualização de alguns aspectos da enfermagem que descrevem, explicam, preveem ou prescrevem os cuidados de enfermagem. Dentre as teóricas de enfermagem, assinale aquela cuja teoria é concentrada sobre as relações interpessoais entre a enfermeira, o paciente e a família do paciente e no desenvolvimento da relação enfermeira-paciente.

a) Florence Nightingale.

b) Virgínia Henderson.

c) Dorothea Orem.

d) Hildegard Peplau.

e) Madeleine Leininger.

 

Comentário:

Sobre as interações terapêuticas oriundas do processo de relação interpessoal ou relacionamento enfermeiro-cliente, Peplau conceitua como sendo aquela em que duas pessoas chegam a se conhecer suficientemente para enfrentar os problemas que surjam de forma cooperativa. Para que a dinâmica da relação interpessoal possa acontecer, é necessário que as ações do enfermeiro sejam destinadas às pessoas que necessitem de cuidados, de tal modo que essas possam refletir na comunidade em que vivem (MORAES, 2006).

Gabarito: D

 

No próximo artigo, comentarei mais questões sobre as teorias de enfermagem.

Referências Bibliográficas

Diógenes MAR, Pagliuca LMF. Teoria do autocuidado: análise crítica da utilidade na prática da enfermeira. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2003 dez; 24(3):286-93

GEORGE, J. B. et al. Teorias de enfermagem: dos fundamentos para à prática profissional. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

HADDAD. Veronica Cristin do Nascimento. SANTOS, Tânia Cristina Franco. A teoria ambientalista de florence nightingale no ensino da escola de enfermagem Anna Nery (1962 – 1968). Esc. Anna Nery vol.15 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400014. Acesso em 03/04/2018.

Rodrigues DP, Pagliuca LMF, Silva RM. Modelo de Roy na enfermagem obstétrica: análise sob a óptica de Meleis. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):165-75.

TANNURE, M. C., PINHEIRO, A.M. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem. Guia Prático. 2° Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Professora Natale Souza

Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador. Coach, Mentora, Consultora e Professora na área de Concursos Públicos e Residências. Graduada pela UEFS em 1998, pós-graduada em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Urgência e Emergência, Auditoria de Sistemas, Enfermagem do Trabalho e Direito Sanitário. Autora de 02 livros – e mais 03 em processo de revisão: – Legislação do SUS – vídeo livro ( Editora Concursos Psi); Legislação do SUS – Comentada e esquematizada ( Editora Sanar). Aprovada em 16 concurso e seleções públicas (nacionais e internacionais) dentre elas: – Programa de Interiorização dos Profissionais de Saúde – MS – lotada em MG; – Consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue (OPAS), lotada em Brasília; – Consultora Internacional do Programa Melhoria da Qualidade em Saúde pelo Banco Mundial, lotada em Brasília; – Governo do estado da Bahia – SESAB – urgência e emergência; – Prefeitura Municipal de Aracaju; – Prefeitura Municipal de Salvador; – Professora da Universidade Federal de Sergipe UFS; – Governo do Estado de Sergipe (SAMU); – Educadora em Saúde mental /FIOCRUZ- lotada Rio de Janeiro.

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