Recursos PMERJ: prazo até 12/4; confira as questões!

Recursos PMERJ: provas foram aplicadas neste domingo, 07 de abril de 2024. Confira!

Por
3 min. de leitura

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Atenção, concurseiro! Os Recursos PMERJ devem ser realizados até às 13h59 desta sexta-feira, 12 de abril de 2024, concurseiro. Para interpor recurso, o candidato precisa acessar o site da FGV, https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmerj24.

As provas para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro foram realizadas no dia 07 de abril de 2024.

Confira abaixo os comentários dos Recursos PMERJ dos mestres do Gran!

Saiba todas as informações sobre o concurso PMERJ AQUI!

Confira abaixo os recursos PMERJ elaborados por nossa equipe de especialistas:

Para elaboração dos recursos, os professores utilizaram esta prova.

Língua portuguesa – Questão 10 – Professor Lucas Lemos

QUESTÃO NÚMERO 10
RESPOSTA PRELIMINAR DA BANCA: E
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR LUCAS LEMOS: C
ENUNCIADO DA QUESTÃO: A frase abaixo em que os dois adjetivos nela destacados representam estados, é:

(A) Homem resfriado não deve ficar deitado;

(B) É um milagre divino que a curiosidade sobreviva à educação formal;

(C) O objetivo da educação é substituir uma mente vazia por uma mente aberta;

(D) Nossas necessidades são poucas, mas nossos desejos são incontáveis;

(E) Não se pode descobrir novas terras sem aceitar perder de vista a terra por um longo tempo.

FUNDAMENTAÇÃO: Requeremos, respeitosamente, a anulação da questão 10 da prova de tipo 3.

No gabarito preliminar, a banca considerou a alternativa (A), que traz os adjetivos “resfriado” e “deitado”, como correta. No entanto, a letra (C) também é correta conforme explanaremos a seguir.

O examinador exige a assertiva em que o adjetivo destacado indica estado. Então, é preciso saber o conceito adequado para o adjetivo de estado: refere-se àquilo que é passageiro, ou seja, que apresenta mudanças.

Em “mente vazia” e em “mente aberta”, conseguimos identificar a ideia do adjetivo de estado, já que se trata de características transitórias. É importante destacar que não podemos analisar o adjetivo solto, mas sim no contexto em que foi empregado.

Na frase “o objetivo da educação é substituir uma mente vazia por uma mente aberta”, verificamos a ideia de mutável, já que podemos concluir que o estado como a mente se encontra no momento em que é feita a declaração é de “oco”, podendo ser preenchida. A mesma relação também notamos em “mente aberta” que pode ser fechada a qualquer momento. Sempre é bom lembrar que o adjetivo de estado é aquele que se permite variações.

Com base nessas informações, podemos afirmar que há duas alternativas corretas; por isso, pedimos a anulação da questão.

QUESTÃO NÚMERO 45
ENUNCIADO DA QUESTÃO:

Recursos PMERJ

No primeiro cenário, se considerarmos que Tício pretendia praticar um furto, podemos concluir, de fato, pela desistência voluntária. Contudo, se seu intento fosse o roubo, discutiríamos a atipicidade em relação ao crime contra o patrimônio, já que não teria sido iniciada a execução do delito, conforme decidiu o STJ ao julgar o AREsp 974254-TO. De qualquer maneira, como a questão menciona “subtrair”, verbo nuclear de ambos os crimes, furto e roubo (CP, arts. 155 e 157), apesar da falta de clareza do texto, é possível concluir, de fato, pela desistência voluntária.

Entretanto, no segundo cenário, as lacunas comprometem a análise. Conforme o texto apresentado, Mévio desferiu socos na vítima e, diante do pedido de clemência dela, interrompeu a agressão. Considerando a resposta dada como correta pela banca, desistência voluntária em ambas as hipóteses, parece que quem elaborou a questão tinha em mente o crime de homicídio. Contudo, essa informação não foi fornecida, nem mesmo de maneira indireta. Para ilustrar o problema causado pela falta de informações no enunciado, trago três exemplos:

(A) Mévio queria lesionar a vítima, mas cessou as agressões diante do pedido de clemência. Em consequência, deve ser responsabilizado por lesão corporal consumada;

(B) Mévio queria causar lesão corporal grave ou gravíssima na vítima (exemplo: quebrar os dentes), mas não prosseguiu com as agressões diante do pedido de clemência. Nesse caso, ele responderá pelo que efetivamente ocorreu (exemplo: lesão leve consumada), mas não se enquadra na hipótese de desistência voluntária;

(C) Mévio queria matar a vítima e, diante do pedido de clemência, abandonou a execução do crime, impedindo a consumação, quando, de fato, verificar-se-ia a desistência voluntária, na forma do artigo 15 do CP. Esta é a situação imaginada por quem elaborou a questão, mas não suficientemente esclarecida no texto.

Considerando que a prova visa avaliar o raciocínio jurídico do candidato, bem como seu conhecimento sobre os temas abordados, não há como considerar válida uma questão cujo enunciado não esclarece com exatidão o problema proposto, restando como única alternativa a anulação.

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

Resumo do Concurso PMERJ

Concurso PMERJPolícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Situação atualEm andamento
Banca organizadoraFundação Getúlio Vargas – FGV
CargosSoldado
EscolaridadeNível médio
CarreirasPolicial
LotaçãoRio de Janeiro
Número de vagas2.000 vagas
RemuneraçãoR$ 2.956,40 (Soldado-aluno)
Inscrições14/06 a 12/07/2023
Taxa de inscriçãoR$ 100,00
Data da prova objetiva07/04/2024
Clique aqui para ver o edital retificado

Clique aqui para ver o comunicado sobre o edital retificado

Clique aqui para ver o último edital concurso PMERJ

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

em andamento