Recursos Semsa de Manaus AM: prazo até 06/05. Confira!

Veja as questões passíveis de recurso da prova tipo 04, cargo de enfermeiro, e confira a fundamentação elaborada pelos nossos mestres!

Avatar


05 de maio6 min. de leitura

As provas do concurso Semsa de Manaus AM para os cargos de Especialista em Saúde e Assistente em Saúde foram aplicadas no domingo, 1º de maio.

Os gabaritos oficiais preliminares já estão disponíveis para consulta no site da banca organizadora do concurso da Prefeitura de Manaus desde o dia 3 de maio de 2022.

O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar disporá de três dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação do documento.

A prova corrigida pelos especialistas do Gran Cursos Online foi a do tipo 04, para o cargo de enfermeiro.

 

Correção da prova

Estão disponíveis os recursos para a disciplina de conhecimentos específicos da prova tipo 04, para o cargo de enfermeiro.

Clique aqui e veja a prova!

 

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

Conhecimentos Específicos – Questão 41

  1. (FGV SEMSA 2022) De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, a profilaxia da conjuntivite gonocócica no recém-nascido com colírio antibiótico deve ser realizada em até

(A) 24 horas após o nascimento.

(B) 2 horas após o nascimento.

(C) 1 hora após o nascimento.

(D) 12 horas após o nascimento.

(E) 30 minutos após o nascimento.

 

Sr. Examinador, na questão DE N° 41, que tem como tema “a PREVENÇÃO DA OFTALMIA NEONATAL”, o gabarito considerou a alternativa “C” como correta. Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta banca examinadora, requer revisão desse quesito, pois na Portaria GM/MS 371/2014 artigo 4°, inciso IV – orienta que deve ser postergada a profilaxia para tender aos critérios de humanização, verifique “postergar os procedimentos de rotina do recém-nascido nessa primeira hora de vida. Entende-se como procedimentos de rotina: exame físico, pesagem e outras medidas antropométricas, profilaxia da oftalmia neonatal e vacinação, entre outros procedimentos. Ademais, o manual do parto do Ministério da Saúde na página 35, recomendação 202, mostra o seguinte texto: “O tempo de administração da profilaxia da oftalmia neonatal pode ser ampliado em até 4 horas após o nascimento.” Assim, requer a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a anulação da questão, visto que nenhuma das alternativas estão corretas sobre o tempo adequado para instituir a oftalmia neonatal. 

 

Conhecimentos Específicos – Questão 52

  1. (FGV SEMSA 2022) Acerca do tratamento da Hanseníase, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) a falsa.

(  ) O paciente paucibacilar (PB) deve receber uma dose mensal supervisionada de 600 mg de Rifampicina, e tomar 100 mg de Dapsona diariamente (em casa).

(   ) O tempo preconizado para tratamento de um paciente multibacilar (MB) é de 12 meses.

(  ) Para crianças com peso superior a 30 kg deve-se utilizar o mesmo tratamento prescrito para adultos.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

(A) V – V – V.

(B) V – F – V.

(C) F – F – F.

(D) F – V – F.

(E) V – V – F.

 

Sr. Examinador, na questão DE N° 52, que tem como tema “HANSENÍASE”, o gabarito considerou a alternativa “E” como correta. Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta banca examinadora, requer revisão desse quesito, pois a Nota Técnica do Ministério da Saúde n° 20/2020 determina a inclusão da medicação clofazimina no tratamento da Hanseníase, assim descrito na referida norma:  “a) A partir de setembro/2020 todos os casos novos de hanseníase PB deverão iniciar esquema único de tratamento (rifampicina, clofazimina e dapsona).” Assim, percebe-se que o item I, ora considerado correto, encontra-se errado, por não contemplar o correto tratamento da hanseníase paucibacilar. Assim, requer a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a mudança do gabarito da questão para letra “D” (FVF). 

 

Conhecimento Específico – Questão 59

  1. (FGV SEMSA 2022) Paciente do sexo masculino, 56 anos, hipertenso e diabético, em uso de corticoide, hidroclorotiazida e digoxina, apresentou bradicardia e ECG com encurtamento do segmento ST e do intervalo QT. 

Os sintomas apresentados e a alteração no ECG são característicos de um quadro de

(A) hipocalemia.

(B) hipercalemia.

(C) hiponatremia.

(D) hipercalcemia.

(E) hipernatremia.

 

Sr. Examinador, na questão de n° 59, que tem como tema “DISTÚRBIOS HIDROELETRÓLITICOS”, o gabarito considerou a alternativa “B” como correta. Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta banca examinadora, requer revisão desse quesito, pois o paciente em questão faz uso de hidroclorotiazida que é um diurético tiazídico que produz hipocalemia, segundo a bula da medicação e o livro “Medicina de Emergência” da editora Manole. Esse livro reforça que os diuréticos são drogas que aumentam a excreção renal de potássio. Ademais, o caso clínico trazido pela banca é incompatível com as alterações de ECG, pois não há nenhum relato de risco de hipercalemia no caso em análise. Caso houvesse somente a descrição do ECG, poderia ter sido considerada a hipercalemia, porém a descrição da clínica do paciente como fator causal do problema apresenta uma alteração de hipocalemia. Somado a isso, na hipocalemia o ECG pode apresentar diversas arritmias, o livro referenciado cita as seguintes alterações eletrocardiográficas: “As arritmias associadas a hipocalemia mais comuns são redução da amplitude das ondas T (achatamento ou até inversão), depressão do segmento ST e ondas U”. Portanto verifica-se uma questão sem clareza e com inconsistências entre a clínica e o exame apresentado. Dessa forma, requer a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a anulação da questão. 

 

Conhecimentos Específicos – Questão 65

  1. (FGV SEMSA 2022) De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde acerca do pré-natal de baixo risco, fazem parte dos exames que devem ser solicitados no terceiro trimestre de gestação

(A) o teste de tolerância para glicose com 75g, o teste rápido de triagem para sífilis e/ou VDRL/RPR e o anti-HIV.

(B) a sorologia para hepatite B (HbsAg), a glicemia em jejum e o teste rápido diagnóstico anti-HIV.

(C) a toxoplasmose IgM e IgG, o teste de tolerância para glicose com 75g e o hemograma.

(D) a tipagem sanguínea e fator Rh, coombs indireto, o anti-HIV e a sorologia para hepatite B (HbsAg).

(E) o hemograma, a urocultura + urina tipo I, a glicemia em jejum e bacterioscopia de secreção vaginal.

 

Sr. Examinador, na questão de n° 65, que tem como tema “EXAMES SOLICITADOS NO PRÉ-NATAL”, o gabarito considerou a alternativa “E” como correta. Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta banca examinadora, requer revisão desse quesito, pois na alternativa “B” – “a sorologia para hepatite B (HbsAg), a glicemia em jejum e o teste rápido diagnóstico anti-HIV” –  também, contempla exames solicitados no terceiro trimestre de gestação. As referências que colaboram com essas informações estão contidas tanto no Caderno de Atenção Básica n° 32, quanto no Protocolo de Atenção a Saúde das Mulheres, ambos publicações oficiais do Ministério da Saúde. Assim verifica-se uma questão com duas alternativas corretas. Dessa forma, requer a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a anulação da questão. 

Conhecimentos Específicos- Questão 67

  1. (FGV SEMSA 2022) No tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnivelamento do ST – IAMCSST, há um indicativo de melhores desfechos quando o paciente procura atendimento com até 12 horas de sintomas e consegue ser atendido com os seguintes tempos

(A) porta-ECG de até 40 minutos; porta-balão inferior a 100 minutos; ou tempo porta-agulha inferior a 60 minutos.

(B) porta-ECG de até 30 minutos; porta-balão inferior a 90 minutos; ou tempo porta-agulha inferior a 30 minutos.

(C) porta-ECG de até 60 minutos; porta-balão inferior a 130 minutos; ou tempo porta-agulha inferior a 20 minutos.

(D) porta-ECG de até 20 minutos; porta-balão inferior a 120 minutos; ou tempo porta-agulha inferior a 40 minutos.

(E) porta-ECG de até 90 minutos; porta-balão inferior a 60 minutos; ou tempo porta-agulha inferior a 90 minutos.

 

Sr. Examinador, na questão de n° 67, que tem como tema “ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO”, o gabarito considerou a alternativa “B” como correta. Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta banca examinadora, requer revisão desse quesito, pois na alternativa “B”, bem como nas demais alternativas, o tempo ideal para realização do ECG não está compatível com a literatura, que mostra o tempo ideal de 10 minutos para a realização do ECG no atendimento do paciente com dor torácica. Esse exame deve ser realizado ainda no local do atendimento pré-hospitalar de forma mais precoce possível, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a American Heart Association. Ademais, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de IAM da CONITEC/ Ministério da Saúde, reforça essa recomendação do tempo Porta-ECG de no MÁXIMO 10 minutos. Verifica-se que a estimada banca considerou a alternativa correta o tempo de realização do ECG de 30 minutos, que está em discordância de todas as literaturas sobre o tema. Assim, verifica-se uma questão com nenhuma das alternativas corretas. Dessa forma, requer a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a anulação da questão. 

Materiais gratuitos

Muitas oportunidades vão aparecer este ano no mundo dos concursos públicos. As seleções serão retomadas e novos concursos vão ser abertos. A chance de ter uma remuneração alta, estabilidade e um vida melhor nunca esteve tão perto de ser alcançada.

Quando você vai parar de postergar a realização dos seus sonhos e começar a agir para alcançá-los?

Se você tem o desejo de vencer todas as dificuldades e tem a dedicação necessária para alcançar os seus objetivos, o Gran Cursos Online preparou algo especialmente para você.

A nossa equipe de especialistas em concursos públicos e mudanças de vidas organizou um material focado nas principais disciplinas e conteúdos cobrados nos concursos de todo o país!

Um material incrível e feito sob medida para você começar a se preparar para as principais seleções. Nós poderíamos cobrar caro em um material como esse, mas transformar histórias é o que amamos fazer. Por isso, estamos disponibilizando todo esse curso GRATUITAMENTE para todos que acessarem o link abaixo.

Agora não há mais a hora de dar desculpas, é hora de começar a agir.

Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito

 

Assinatura Ilimitada do Gran Cursos Online

Adquira a assinatura ilimitada do Gran Cursos Online e tenha acesso aos melhores professores e materiais para sua preparação. Potencialize sua aprendizagem para o concurso Sefaz PE. Veja a que melhor se encaixa para atender as suas necessidades. Queremos que você seja mais um vitorioso no mundo dos concursos públicos.

Clique aqui e adquira sua assinatura!

Leia mais sobre o concurso SEMSA AM AQUI

Resumo do concurso SEMSA AM

Concurso SEMSA

Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)

Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis superior, técnico e médio
Carreiras Saúde
Lotação Manaus, Amazonas
Número de vagas 2.001 vagas
Remuneração R$ 1.550,00 e R$ 13.867,91
Inscrições 05 /01/2022 a 14/02/2022 para o cargo de Especialista em Saúde – Médico

10/01/2022  a 21/02/2022 para cargos de Especialista em Saúde (nível superior) e Assistente em Saúde (níveis médio, médio técnico e fundamental)

Taxa de inscrição  de R$ 75,00 a R$ 150,00
Data da prova objetiva Especialistas em Saúde: provas em 1° de maio de 2022
Assistente em Saúde: provas em 1° de maio de 2022
Assistente em Administração (40 H/S): 5 de junho de 2022
Assistente em Saúde: 5 de junho de 2022
Clique aqui para ver o edital 001/2021 do Concurso SEMSAClique aqui para ver o edital 002/2021 do Concurso SEMSA

Clique aqui para ver o edital 003/2021 do Concurso SEMSA

Clique aqui para ver o edital de retificação do cronograma do Concurso SEMSA

Confira aqui a retificação do edital 02/2021

Confira aqui a retificação do edital 03/2021


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


05 de maio6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado