Salve! Salve, Turma!
No artigo desta semana, iremos entender, em especial, o uso do verbo INFORMAR que poderá ser TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO, ou seja, aquele que exige dois complementos.
Com este verbo, há duas possibilidades de regência:
Informar “alguém” “de ou sobre algo”
– objeto direto: alguém; objeto indireto: de/sobre algo;
Informar “algo” “a alguém.”
– objeto direto: algo; objeto indireto: alguém.
Veja a seguir os verbos que admitem a mesma variação entre objeto direto e indireto:
Verbos da PANI (mnemônico):
Prevenir
Avisar
Notificar
Informar
Com esses quatro verbos, você pode usar as duas regências diferentes.
Ex.: Informei a situação à servidora.
VTDI Obj. Dir. Obj. Ind.
Em “informei a situação à servidora”, o verbo informar é transitivo direto e indireto, pois exige um complemento sem preposição e outro com preposição. Afinal, você informa algo a alguém.
O interessante aqui é que o verbo informar admite outra regência que mantém a mesma ideia. Veja:
Ex. Informei a servidora sobre a situação.
VTD Obj. Dir. Obj. Ind.
Em “informei a servidora sobre a situação”, o verbo informar continua transitivo direto e indireto. A diferença é que agora você informa alguém sobre algo ou de algo. Entenda que você pode tanto usar preposição “sobre” quanto a preposição “de” no objeto indireto. Isso também pode acontecer com outros verbos da PANI: prevenir; avisar; notificar; informar.
Ou seja, você pode prevenir, avisar, notificar e informar algo a alguém. Ou prevenir, avisar, notificar e informar alguém de ou sobre algo.
Veja outro exemplo:
Ninguém o informou das mudanças no setor.
O verbo “informar” é transitivo direto e indireto, porque exige dois complementos (quem informa, informa alguém de algo). Observe a análise:
- Sujeito: Ninguém;
- Verbo transitivo direto: informou;
- Objeto direto: o;
- Objeto indireto: das mudanças;
- Ajunto adverbial de lugar: no setor;
- Predicado verbal: o informou das mudanças no setor.
Poderíamos também reescrever da seguinte forma: Ninguém lhe informou as mudanças no setor.
Agora, chegou a hora de treinar na questão de prova.
(TCE-RN/ ADMINISTRADOR/ CESPE) Mantém-se a correção gramatical do texto se o trecho “informar ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) os atos ilegítimos” for reescrito da seguinte forma: informar ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) sobre os atos ilegítimos.
Gabarito errado.
Em “informar ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) os atos ilegítimos”, o verbo “informar” é transitivo direto e indireto, trazendo como objeto direto a expressão “os atos ilegítimos” e o objeto indireto “ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN)”. Ao reescrever, a questão manteve incorretamente dois objetos indiretos. Bastava eliminar a preposição “a” em “ao Tribunal” para que a questão ficasse correta. Por isso, assinalamos este item como errado.
Espero que você tenha aprendido um pouco mais comigo esta semana. Continue acompanhando o blog para aprendermos juntos cada vez mais.
Um abraço do @Lucaslemos.pro
![[BF 2025] Lote do mês – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/10/23172755/CABECALHO-1238X216.webp)
![[BF 2025] Lote de mês – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/10/23173301/POST-730X150.webp)



Participe da conversa