Prezados estudantes,
Nos concursos para a área fiscal, é certo que será cobrado uma questão sobre a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC). Assim, neste post, vou apresentar os conceitos básicos, os métodos de apresentação, direto e indireto, e um exemplo prático de elaboração da DFC.
O interesse do Fisco sobre este assunto está relacionado com a atividade na prática, pois muitas vezes o auditor analisa a movimentação da empresa, para fins de tributação, com base no seu fluxo financeiro que é apresentado no livro-caixa; assim, a DFC será uma ferramenta importante para o profissional fazer uma referência cruzada entre os dados apresentados nela e no livro-caixa.
A DFC tem por objetivo primordial apresentar de forma clara todos os ingressos e todas as saídas de dinheiro da conta-caixa e do equivalente a caixa.
É por meio da DFC que a administração apresentará aos usuários das informações a movimentação dos recursos financeiros, incluindo não somente saldos de moeda em caixa como também depósitos em conta bancária e as aplicações financeiras com característica de liquidez imediata, que são os equivalentes a caixa. De uma maneira simples e direta, a DFC busca apresentar todas as entradas e saídas de dinheiro da conta-caixa, do banco e do equivalente a caixa, ou seja, do disponível da empresa.
Confira o artigo completo clicando AQUI !!
Professor Claudio Zorzo
Bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em Análise Gerencial; Docência para Nível Superior; Auditoria e Perícia Contábil. É ex servidor público do Executivo Federal – Ministério do Exército e ex servidor público do Legislativo Federal. Assessor Parlamentar. Atualmente é professor de Contabilidade e Auditoria Pública e Privada.
Estudando para concursos da área fiscal? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
Participe da conversa