Deseje, mentalize, receba!

Avatar


28 de novembro4 min. de leitura


Muitas das falhas da vida ocorrem quando não percebemos o quão próximos estávamos do sucesso na hora em que desistimos.” Thomas Edison

O pontapé inicial para qualquer conquista é o desejo. Quando uma pessoa deseja muito e intensamente algo, vai moldando a realidade e a direcionando rumo à concretização desse desejo. De fato, a mente tem o poder extraordinário de fabricar realidade, mas não sozinha. Quem quer muito algo precisa agir e se fazer merecedor do objeto de desejo. Há que desenvolver inteligência emocional (veja aqui nosso artigo sobre o assunto), há que pensar positivo (veja aqui), há que se esforçar (veja aqui) e há que fazer sacrifícios (veja aqui). Não basta querer muito um cargo público e esperar que o ato de nomeação chegue em casa, como num passe de mágica, sem que o candidato tenha feito sua parte para isso. O desejo é apenas o início da conquista, e não o seu fim.

A universidade americana de Yale desenvolveu uma pesquisa em que ficou demonstrado o poder da mente. Os pesquisadores selecionaram trinta indivíduos que, em comum, nunca haviam disparado uma arma de fogo antes e, submetidos a uma prova de tiro, obtiveram a mesma média de acertos. Esses indivíduos foram divididos em três grupos. O primeiro praticou tiro por vinte minutos, cinco dias por semana, durante seis semanas. O segundo grupo, durante o mesmo período de tempo e no mesmo ambiente, apenas se imaginou acertando o alvo, reproduzindo na mente os gestos de atirar. Já o terceiro grupo, na mesma situação e no mesmo período, ficou à toa, simplesmente brincando com a arma. Depois de seis semanas, os testes de proficiência foram repetidos. Os dados foram surpreendentes: o primeiro grupo teve índice de acertos de 83%; o segundo grupo, de 82%; e o terceiro manteve a média de antes, sem alteração. A grande lição que esse experimento nos ensina é que os exercícios mentais são tão eficientes quanto o treino prático quando se trata de se preparar para um desafio. O indivíduo pode simplesmente simular na mente a situação que enfrentará ou visualizar a si mesmo conquistando o objeto de desejo, que suas chances de tornar a imagem concreta são tão altas quanto seriam se ele estivesse pondo a mão na massa.

“Quando um concurseiro visualiza bem o seu propósito, a tendência é que ele tenha um aproveitamento muito bom em relação ao que visualizou.”

Quando um concurseiro visualiza bem o seu propósito, a tendência é que ele tenha um aproveitamento muito bom em relação ao que visualizou. Entretanto, não basta projetar o sonho na mente nos mínimos detalhes; é preciso carregar essas imagens com sentimentos e emoções positivas. Vejamos uma situação concreta. Imagine que amanhã você, amigo concurseiro, fará a prova do concurso dos seus sonhos, para uma vaga de policial federal. Hoje, você não pode ficar projetando pensamentos negativos como: E se der branco? E se todos os inscritos comparecerem? E se eu me atrasar? E se as provas vierem muito fora do que eu estudei ou do que domino? Em vez de ceder a esse tipo de pensamento pessimista, você deve é imaginar-se feliz durante a prova, tranquilo ao constatar que tudo que está sendo cobrado nela constava do seu plano de estudos e dos milhares de questões que você resolveu como treino. Em seguida, com os olhos fechados e controlando a respiração, você deve conseguir imaginar-se de arma na mão, vestindo o uniforme e já com o brasão pendurado no pescoço, acompanhando presos de colarinho branco levados à delegacia da Polícia Federal.

“Pensamento e sentimento certos dão forma ao desejo. O resultado será o universo trabalhando para a concretização dele. Como tudo na vida, essa simulação requer treino e mais treino.”

Outra imagem boa de visualizar é o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, namorada ou noiva, assistindo a você na tevê escoltando presos da operação “Lava-jato”. Mentalize cada detalhe dessa imagem e sinta-se merecedor de estar presente nela. Pensamento e sentimento certos dão forma ao desejo. O resultado será o universo trabalhando para a concretização dele. Como tudo na vida, essa simulação requer treino e mais treino. Cabe repetir: você se torna aquilo que pensa e projeta na maior parte do tempo.

Agradeça, agradeça sempre e todo dia, especialmente pelo que você já tiver conquistado e por tudo que já tem. A gratidão nos faz ter mais felicidade e maior motivação para buscar novos desafios.

Em outro artigo, ensinamos que todo concurseiro deve criar o seu “mural dos sonhos”. Nele, deve pendurar fotos do órgão ou entidade onde pretende trabalhar, imagens de servidores em operação e cópia do contracheque do cargo, entre outros objetos que ilustrem o que ele poderá conquistar graças à estabilidade financeira garantida pelo cargo público. Outra boa dica é carregar no bolso um cartão plastificado com a frase “Eu sou muito feliz, grato e desejo ser [por exemplo] policial federal”. Acrescentamos a tudo isso, ainda, o atributo da gratidão. Agradeça, agradeça sempre e todo dia, especialmente pelo que você já tiver conquistado e por tudo que já tem. A gratidão nos faz ter mais felicidade e maior motivação para buscar novos desafios.

Você sabia que o que nos move em direção ao nossos objetivos, desejos, sonhos e necessidades é a dopamina? Conhecida como molécula da motivação, é ela que nos proporciona aquela ótima sensação de empoderamento que experimentamos quando atingimos uma meta. A falta de entusiasmo, de motivação, está diretamente ligada a baixos níveis de dopamina. Estudos conduzidos com hamsters mostram que as cobaias com deficiência desse neurotransmissor costumam optar pelo caminho mais fácil, ainda que a recompensa, no fim, seja menos alimento. Já os ratinhos com maiores níveis de dopamina se esforçam mais quando sabem que o resultado será o dobro de comida. Interessante, não?

Sabendo disso, o que recomendamos é a divisão dos grandes objetivos em várias pequenas metas. Cada conquista, por menor que seja, liberará dopamina, o que produzirá em você a sensação de felicidade e de prazer que o motivará a seguir em frente. Isso ocorre porque cada realização significa um passo adiante na conquista do objetivo maior, o que permite que você visualize a vitória como algo mais próximo e concreto. Em outras palavras, experimentamos uma boa “ressaca” de dopamina a cada pequena conquista, no nosso caso cada nova aprovação com melhor classificação do que a anterior.

Deseje, mentalize, trabalhe muito, comemore as suas pequenas conquistas, pois, com certeza, a aprovação no concurso de seus sonhos chegará. E, quando chegar, não se esqueça de me convidar para o churrasco da posse. Rs

“Na maioria das vezes, a diferença entre ganhar e perder é não desistir.” Walt Disney

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 


 

Avatar


28 de novembro4 min. de leitura