4 pilares para a sua aprovação

Avatar


02 de setembro4 min. de leitura

A vida de um concurseiro não é fácil, nós bem sabemos disso. São dias e noites de estudo intenso, uma sequência de renúncias aos convites dos amigos e dos familiares, viagens postergadas e uma montanha-russa de emoções: em um momento, estamos com todo o gás, entregues aos estudos, já em outro, perguntamo-nos se tudo isso realmente vai valer a pena.

Tudo isso é muito normal, pode perguntar a qualquer um que tenha sido aprovado em concurso público. As dúvidas e as inquietações, os medos e o cansaço fazem parte da rotina de quem aspira a ser um servidor, mas existem alguns pilares que podem te nortear e servir de apoio caso você se encontre nessas encruzilhadas durante o processo.

SAIBA ONDE VOCÊ QUER CHEGAR

Quando não sabemos ao certo o que queremos ou o que estamos buscando, qualquer dificuldade nos paralisa e nos faz querer desistir, às vezes até mesmo no início da caminhada. Quando nossos objetivos não são claros, somos dominados por cansaço extremo, estresse, desânimo e desorientação. Vem-nos uma sensação de esgotamento e dúvidas, e estas mais atrapalham que ajudam.

Pode parecer clichê, mas ter um objetivo bem claro ajuda a que nos mantenhamos firmes em nosso alvo. Quando lutamos por um sonho, algo que nosso coração deseja muito, os esforços e os desafios não são mais tão cansativos, e sim são vistos como passos necessários em direção à meta que estabelecemos.

A CONSTÂNCIA É SUSTENTADA PELO SENSO DE PROPÓSITO.

Experimente pensar diariamente na vida que você gostaria de ter. Em como seria sua vida trabalhando em um setor ou em uma área com os quais se identifica, com estabilidade e uma remuneração acima da média. Experimente ter a sua aprovação como a sua razão de viver e o motivo pelo qual você desperta toda manhã. Você verá como os estudos e as abdicações se tornarão menos penosos e melhor aproveitados.

Espalhe post-its na sua mesa de estudos, na tela do seu computador, nas paredes de seu quarto, para você se lembrar de qual é o seu sonho e o que você fará quando ele se realizar. Para onde você vai querer viajar? Quem você vai querer ajudar? O que você vai querer comprar? Viva e sinta esse sonho agora. Hoje. As emoções despertadas te darão um novo ânimo e uma nova disposição para continuar os estudos.

Sendo assim, torne sua vida plena de sentido através de uma meta bem definida e observe que o seu sofrimento e os desafios do caminho serão combustíveis para a concretização do seu sonho.

ESTUDE COM AS FERRAMENTAS QUE VOCÊ TEM

Para evitar o desconforto causado por uma rotina de estudos, muitos se estagnam e optam por reclamar do que não tem. Alegam que não querem ler um material em PDF e estão esperando entrar um dinheiro para comprar o livro físico, que o notebook é lento e não dá para assistir às videoaulas com uma resolução melhor, que a cadeira não é confortável ou a mesa é alta demais. Reclamam também do barulho do vizinho e que não têm canetas e marca-textos coloridos, muito menos post-its.

TUDO ISSO SÃO DESCULPAS PARA NÃO FAZER O QUE PRECISA SER FEITO.

O importante aqui é que o estudo se consolide com você usando o que tem, dentro das suas limitações. Tente absorver o melhor das aulas e do material disponibilizado na Internet, não interessando se você usa um notebook ou um smartphone. Aproveite as bibliotecas públicas (quando elas voltarem a funcionar normalmente) e use os papéis e as canetas que estão ao seu alcance para fazer as anotações, mesmo que só tenha lápis e um caderno brochurão.

É comum que ferramentas melhores surjam pelo caminho. O que não se deve fazer é ficar parado esperando que elas apareçam para só a partir daí você começar a estudar. O momento de começar é agora, seja qual for a sua realidade. Não adie seu sonho esperando por melhores condições. Recolha e organize o que você tem e comece imediatamente seus estudos.

FAÇA O MELHOR QUE VOCÊ PODE

No dia a dia de um concurseiro, vários são os momentos que nos sentimos desmotivados e indispostos, e isso é normal. É tão normal que acontece até com certa frequência, principalmente quando os objetivos não estão claramente alinhados (como já conversamos anteriormente).

Nesses dias e durante todo o processo, é importante que a gente dê o nosso melhor – o nosso melhor para estudar um material novo, assim como para produzir nosso material de revisão. O nosso melhor para cuidar da mente e do corpo, alimentando-nos bem, hidratando-nos, praticando exercícios físicos e dando a devida prioridade ao descanso (durma bem!).

Precisamos dar o nosso melhor na hora de priorizar os estudos e para ignorarmos as redes sociais, o nosso melhor para abrirmos mão das saídas constantes de um sábado à noite ou das comemorações as quai sempre surgem bem nos horários em que tínhamos um compromisso com o nosso sonho.

QUEM TEM UM CLARO PROPÓSITO NÃO TEM TEMPO PARA AQUILO QUE ESTÁ FORA DELE.

É necessário fazer o nosso melhor inclusive naqueles dias em que a nossa disposição for zero. O pouco que pudermos fazer com certeza será melhor do que nada. Nesses dias, opte por estudar as matérias de que mais gosta ou com as quais tenha mais afinidade. Se achar que não vai conseguir aprender algo novo, tente fazer simulados ou questões, que usarão o que você já aprendeu.

Por menor que seja o passo, é muito importante que você o dê. A sensação ao final do dia de ter feito o seu melhor é maravilhosa e gratificante.

SÓ PARE QUANDO CHEGAR LÁ

Seu foco é tornar o seu sonho real. Nenhum obstáculo pode te parar ou te impedir de continuar lutando por tudo aquilo que você quer. Só você mesmo.

Então, não se sabote com desculpas que, no fundo, você sabe que não passam disso. Não se distraia com assuntos ou situações irrelevantes e que possam te tirar do caminho. Não se permita desanimar e desistir do seu alvo porque os resultados não foram os melhores ou porque teve algumas reprovações durante o processo. Não mude seu cronograma de estudos por motivos frívolos e/ou secundários.

SEJA VOCÊ O SEU MAIOR INCENTIVADOR.

Por mais difícil que seja (porque é difícil mesmo), procure ter sempre o seu objetivo muito claro e vívido em sua mente; faça sempre o seu melhor estudando com as ferramentas que você tem e, por você, decida só parar quando seus olhos avistarem o seu sonho se tornando realidade.

Avatar


02 de setembro4 min. de leitura