Ao nos depararmos com o estudo para concurso ou para vestibulares, descobrimos que a nossa forma de estudar até agora pode não ser tão eficaz assim. “Mas, Yuri, que forma de estudar é essa que você está falando?” Bom… Corrija-me se eu estiver errado, mas, durante o ensino médio e até mesmo no período de faculdade (caso você seja graduado), o que você fazia era o seguinte:
- Fazia anotações de basicamente tudo o que o professor escrevia no quadro e falava em sala de aula.
- Fazia os exercícios do livro somente após a leitura do capítulo e apenas aqueles que o professor solicitava.
- Na semana da prova, lia e relia suas anotações do caderno até não aguentar mais e fazia o mesmo com os capítulos do livro escolhido pelo professor para cada disciplina.
- Os alunos que faziam apenas isso (o que não é muito) conseguiam obter êxito na prova.
No entanto, quando você se depara com uma prova de concurso público, percebe que a quantidade de informação que deverá absorver é muito, mas MUITO maior. Ainda assim, você estuda da mesma forma como estudava no ensino médio, acreditando que irá obter êxito, e, quando chega o resultado da prova, a frustração é quase certa. Muitos começam a pensar que:
- É impossível passar em concurso público.
- Concurso público é armação. Todos que passam devem ter comprado o gabarito.
- Só passa em concurso quem é GÊNIO.
- Sou burro! Meu cérebro não funciona.
Calma… Pode ficar tranquilo, principalmente em relação ao item de número 4. Você não é burro e seu cérebro funciona perfeitamente. O que está acontecendo é simplesmente uma falha na estratégia utilizada. Existem metodologias de estudo mais eficientes para você, e vou apresentar algumas agora. Antes de julgar ou dizer “EU JÁ SEI DISSO”, peço que leia até o fim.
LEITURA DINÂMICA: Em seu livro Leitura dinâmica para principiantes, o autor Tony Buzan nos ensina algumas técnicas e fornece algumas informações que irão auxiliar na execução de métodos mais eficientes de estudo. Trarei aqui alguns conceitos apresentados por ele que irão auxiliar na execução da técnica SQ3R (que explicarei mais adiante).
1°: Ler a mesma linha ou o mesmo trecho mais de uma vez e SEM INTERVALO pouco influenciará na melhoria da sua compreensão do texto. Portanto, é contraproducente e perda de tempo ler a mesma página novamente assim que você termina de lê-la. Acontece que o cérebro necessita de um tempo para assimilar a informação obtida, vasculhando em sua memória um sentido lógico para armazenar aquela informação. A releitura apenas é eficiente quando feita de maneira intervalada. Quando você lê novamente um material ao qual já teve acesso, a sua compreensão e retenção do conteúdo aumentam, pois aquilo que está sendo apresentado não é algo totalmente novo, mas sim uma matéria já conhecida, que você está relembrando e esclarecendo o que tenha ficado obscuro.
2°: Fazer a leitura com o auxílio de uma caneta ou com o dedo indicador, utilizando a técnica da Leitura Guiada, pode dobrar a sua velocidade de leitura. Isso ocorre, pois, quando utilizamos um guia para direcionar a nossa leitura, evitamos cometer o erro de ler a mesma linha mais de uma vez. Além disso, nós podemos controlar a velocidade na nossa mão. Isso força nossos olhos a se movimentarem mais rápido para acompanharem o guia, melhorando a nossa velocidade de leitura.
Ok, absorva essas dicas e acredite: elas funcionam. Caso queira se aprofundar mais em leitura dinâmica, aconselho que Leia o livro de Tony Buzan, ou você pode fazer a aquisição do livro de Willian Douglas sobre leitura dinâmica, pois também é muito bom.
Vamos mudar um pouco o assunto. Se eu te dissesse que você pode ser assertivo em suas anotações e resumos e somente sobre aquilo que realmente interessa da matéria, você acreditaria em mim? Ainda fica melhor: essas anotações serão voltadas a assuntos que realmente caem na prova. O que vou contar a seguir sem sombra de dúvida é muito melhor do que a técnica de “anota o que não entendeu ou o que você acha que é mais importante”. Meu amigo… Quando se está estudando uma matéria nova, essa é a receita perfeita para se perder tempo. Pensa comigo: se você não conhece a matéria, TUDO é desconhecido e TUDO parece importante. Suas anotações ficarão gigantescas, e, com todo o material que tem pela frente, parecerá impossível concluir seus estudos. Por isso apresento o método de estudo SQ3R aplicado aos estudos para concurso.
Survey (pesquisar/examinar): nessa fase, você faz uma leitura prévia e rápida no material a ser estudado. Inicie pelo sumário para que sua mente saiba o conteúdo que virá pela frente. Leia os títulos e subtítulos, prestando atenção se aquele é ou não um conteúdo conhecido. É muito importante que você se atenha às palavras-chaves e às informações em destaque. Tenha consciência de que essa primeira leitura não é para compreender toda a matéria, ela serve apenas como um sobrevoo de reconhecimento e visa deixar sua mente alerta sobre o estudo a ser realizado.
Question (perguntas): a orientação aqui é que você formule perguntas a respeito do texto que estudou. NO ENTANTO, se você possui um BOM material de estudo, ele dispõe de questões elaboradas ou escolhidas por professores especializados na área. Portanto, não se dê ao trabalho de formular novas perguntas, vá direto às que já existem e foram selecionadas para você. Sei que pode parecer errado ir direto à questão antes de ler atentamente o material de estudo, mas a intenção aqui não é ser correto e sim estudar com eficiência.
Read (leitura): agora você irá ler o texto todo de uma vez, buscando identificar e destacar a resposta para as perguntas que foram levantadas pelo professor para aquele material. Essa leitura deve ser feita com atenção! Não adianta ir avançando na matéria se não estiver compreendendo o conteúdo.
Recite (recitar): embora a palavra recitar signifique dizer em voz alta, não é necessário que você faça isso. Você fará anotações dos assuntos associados às respostas encontradas no texto. É importante que essas respostas não sejam meramente transcrições daquilo que foi encontrado no texto. Faça resumos pessoais, parafraseando e escrevendo de tal forma que o conteúdo fique claro para VOCÊ. Destaco a palavra você, pois muitas pessoas perdem tempo tentando elaborar o material mais perfeito do mundo, algo que qualquer um possa entender. Como sua intenção não é revender esse material e sim aprender com ele, faça esses resumos de forma que fiquem compreensíveis ao menos para você.
Review (revisão): após finalizar a confecção desse resumo, revise o que criou, assim você aumenta a compreensão e retenção da matéria estudada. Você também pode refazer os exercícios. Dessa vez, eu tenho certeza que seu rendimento e entendimento daquilo que está sendo perguntado será muito maior.
OBSERVAÇÃO: A fim de otimizarmos o nosso tempo, eu sugiro que as partes da leitura e do recitar sejam feitas concomitantemente.
Por fim, gostaria de salientar que a utilização da leitura dinâmica será fundamental na parte de pesquisa. Sei que você deve estar pensando: “Esse cara deve estar maluco, eu não tenho tempo para isso. Vou demorar uma vida inteira para finalizar meus estudos se fizer dessa forma. Isso é perda de tempo”. Entenda o que vou te falar: perder tempo é gastar horas estudando e não aprender nada. ISSO SIM é perda de tempo.
Compreenda que tudo na vida tem o seu tempo. Uma semana dura 7 dias, uma gestação demora 9 meses, uma semente precisa de tempo para brotar e virar uma árvore. Você também precisará de tempo para aprender as matérias de um edital. Portanto, tenha paciência, essa virtude o levará ao caminho do sucesso.
Ainda há muito o que conversarmos a respeito de técnicas e metodologias de estudo como, por exemplo:
“Como fazer para não esquecer de toda a matéria que eu já estudei”
Mas isso é assunto para outra hora.
Participe da conversa