Concurso IBAMA: “Tem que abrir concurso,” diz vice-presidente

Concurso IBAMA: o vice-presidente, Hamilton Mourão, reforçou a necessidade de um novo concurso público

Por
1 min. de leitura

O novo concurso do IBAMA foi mencionado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão. Em entrevista ao Estadão, Mourão reforçou a necessidade de um novo concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis devido ao déficit no quadro de pessoal.

“Não posso ter na Amazônia só 40 agentes do Ibama. Tenho de ter 500. Tem de abrir concurso e botar os agentes para trabalhar, estabelecidos em bases com barco, com helicóptero, com capacidade de cumprir sua tarefa. Se não fizermos isso, não iremos avante”, comentou o vice-presidente.

O déficit já foi reforçado pelo presidente do IBAMA, Eduardo Bim. Durante a audiência no STF, o presidente esclareceu que existe uma perda histórica do quadro de pessoal desde 2010. Eduardo Bim ainda acrescentou que a redução do quadro de pessoal contribuiu para a queda nas autuações das infrações ambientais e no ressarcimento na área cível das multas aplicadas.

Em meados de maio, o IBAMA respondeu aos nossos questionamentos e, na época, disse esperar a autorização do concurso IBAMA ainda em 2021.

No último contato foi informado que um novo pedido seria encaminhado até o dia 31 de maio ao Ministério da Economia. O pedido seria para a solicitação de 1.818 vagas.

Confira aqui mais informações

Resumo do concurso IBAMA

Concurso Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Concurso Ibama)
Banca organizadora a definir
Cargos Analista ambiental; Analista administrativo e Técnico Administrativo
Escolaridade nível médio e superior
Carreiras a definir
Lotação Nacional
Número de vagas a definir
Remuneração até R$ 8 mil
Situação previsto!
Link do edital AdministrativoAmbiental – Técnico

Por
1 min. de leitura