Como entrar com recurso na prova discursiva do BANESE? Saiba quais são as brechas para você subir na classificação.

Falarei nas próximas linhas sobre as oportunidades deixadas pela banca para você se dar bem na fase de recursos e subir posições no ranking final de classificação do concurso do BANESE.

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Ufa! Parecia que não chegaria nunca, mas o dia 5 de outubro finalmente chegou e você agora tem uma dúvida na cabeça: não sabe o que fazer para recorrer da pontuação da prova discursiva do concurso do BANESE.

Sim! É muito comum a gente só prestar atenção na fase de recursos quando estamos diante da classificação preliminar.

Também é muito comum a banca colocar uma nota que não condiz com a nossa expectativa. Muitos concurseiros que já estão na estrada há mais tempo sabem da importância de se recorrer na prova discursiva.

Outros concurseiros ainda duvidam que pode ser útil. No entanto, está cada vez mais claro que o que acontece na fase de recursos pode ter uma enorme repercussão na classificação final.

Isso mesmo! A cada concurso a disputa fica mais acirrada e cada décimo conquistado passa a ser fundamental para aumentar dezenas de posições no ranking de classificação (ou até mesmo centenas de posições).

Você ainda tem dúvidas que uma subida de posições muito grande pode acontecer? Então veja o que essa candidata que fez uma parceria de recursos comigo disse em depoimento recebido no final do ano passado:

“Quero agradecer imensamente a Deus por ter colocado o profissional Bruno Pimentel no meu caminho.

De uma sabedoria invejável, Bruno escreveu meu recurso e com ousadia sugeriu que a banca restituísse os pontos penalizados em prova.

Após o envio do recurso, eu com as esperanças quase findadas, enchi o Bruno de perguntas, [SIC] ele prontamente respondeu todas e ainda me motivou a esperar um bom resultado.

Quando foi publicado [SIC] no DOU a nota final para meu espanto a banca me devolveu 8,00 pontos!!!

Quanta felicidade, quanto agradecimento!!! Nesse dia se concretizou, ainda mais, o que Deus estava preparando!

Simplesmente eu saí da zona de eliminação e entrei para a turma dos aprovados, subindo 270 posições!!!

Hoje (dia 20 de novembro de 2020) venho lhe informar que estou sendo convocada a assumir o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário na próxima semana!

É a realização de um sonho e Deus te colocou no meu caminho para que esse sonho se concretizasse!

Que Deus possa continuar [SIC] enchendo de sabedoria, entendimento e que possa proporcionar para muitas outras pessoas a possibilidade de realizar um sonho, assim como fez comigo!

Mais uma vez, muito obrigada por tudo!

Daniela Pieroti”

Percebeu como é importante acreditar em cada fase do concurso? Para quem ainda acredita que fase de recurso da prova discursiva não faz diferença, está na hora de rever seus conceitos.

Primeiramente, vamos ao enunciado da prova discursiva:

“Considerando que os fragmentos de texto precedentes têm caráter motivador e que as situações referentes ao estado de Sergipe neles apresentadas poderiam referir-se a qualquer estado brasileiro, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

 

O LUGAR DA MULHER BRASILEIRA NA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI

Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

1 Mencione avanços para a população feminina brasileira em diferentes áreas. [valor: 9,50 pontos]

2 Aborde a importância dos reflexos da atuação feminina na cultura e na economia do Brasil no século XXI. [valor: 9,50 pontos]

3 Cite problemas que persistem ao longo do tempo no Brasil no que diz respeito à atuação feminina. [valor: 9,50 pontos]”

 

Diante do enunciado acima, o que podemos fazer para entender as brechas que foram deixadas pela banca.

 

BRECHA Nº 1 – O ITEM 2.1 ESTÁ COM PADRÃO DE RESPOSTA MUITO ABERTO 

Veja que a banca foi bem econômica sobre o que gostaria que o candidato escrevesse acerca do item 2.1, qual seja “Mencione avanços para a população feminina brasileira em diferentes áreas”.

Olha o que a banca diz sobre esse item:

“Com relação à determinação 1, espera-se que sejam abordados, entre outros avanços, o maior acesso à educação pela mulher e a ocupação de posições de maior destaque no lar e no trabalho ao longo das últimas décadas.”.

Isto é, o candidato, ao abordar avanços da população feminina em relação à educação e ao trabalho, já estará apto a ter nota máxima para esse item.

A nota para esse item será escalonada em três níveis de conceito:

Conceito 0 – ganhará nota 0,00;

Conceito 1 – ganhará nota 3,17;

Conceito 2 – ganhará nota 6,37;

Conceito 3 – ganhará nota 9,50.

Se a sua nota ficou em conceito 3, não há o que recorrer. Se sua nota ficou em conceito abaixo e você abordou sobre educação, trabalho e outras áreas em que as mulheres se destacam à medida que avançam por espaço igual com os homens, você merece uma nota maior do que a nota preliminarmente concedida pela banca.

 

BRECHA Nº 2 – O ITEM 2.3 É FACILMENTE PASSÍVEL DE RECURSO PORQUE TRAZ EXEMPLOS QUE PODEM SER ABORDADOS, E NÃO UM ROL TAXATIVO

Valendo outros 9,50 pontos, o candidato teve que responder ao seguinte comando no item 2.3: “Cite problemas que persistem ao longo do tempo no Brasil no que diz respeito à atuação feminina”.

O padrão de resposta preliminar diz que se espera que sejam citados como problemas persistentes, por exemplo,

a) o preconceito e a violência contra a mulher;

b) a injusta divisão do trabalho doméstico e familiar (com relação aos dependentes);

c) a remuneração inferior ao do homem no trabalho,

d) a persistência da cultura machista; e

e) a situação ainda mais grave por que passa a mulher negra.

 

Percebe-se que a banca nos apresenta apenas alguns exemplos possíveis de serem abordados. A lista de injustiças, no que diz respeito à atuação feminina na sociedade, é enorme.

Poderia adicionar à lista:

f) a não representatividade da mulher no legislativo brasileiro;

g) a desvalorização da mulher na ocupação de posições de destaque nas empresas;

h) a dupla ou tripla jornada que a mulher exerce ao adicionar trabalhos domésticos na sua rotina;

i) a interrupção da fala em debates e em discussões por homens que carregam características da sociedade patriarcal.

 

Vocês entenderam? O “buraco” é muito mais embaixo. Isso permite que se fale de muitas injustiças, mas que não estão no padrão de resposta da banca.

Caso o examinador só se atenha ao rol exemplificativo que a banca trouxe, teremos problemas – e muita chance de recuperar pontos porque o rol não é taxativo.

Portanto, a oportunidade de ganhar pontos com recurso é maravilhosa para o caso do item 2.3 de prova.

 

BRECHA Nº 3 – O PESO 6 NOS ASPECTOS MICROESTRUTURAIS/GRAMATICAIS DA PROVA É FUNDAMENTAL PARA MELHORAR SUA NOTA FINAL

Os aspectos microestruturais nada mais são do que a correção feita pelo examinador dos itens gramaticais, a saber: ortografia, morfossintaxe, pontuação e propriedade vocabular.

Aqui é a hora em que o examinador verifica o domínio da norma culta formal, com atenção à estrutura sintática de orações e períodos; elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

No momento em que você está escrevendo a dissertação, os aspectos microestruturais não precisam ser o foco da atenção. Os aspectos microestruturais funcionam na prova dissertativa com o papel que eu chamo de “sugadores de pontos”. O aspecto gramatical para a banca CESPE/CEBRASPE é o responsável por descontos na nota da dissertação e punição para quem comete muitas falhas.

Atente para o fato de que alguns descontos podem acarretar um bom impacto na nota final, principalmente se o examinador apontar muitos erros nas suas linhas.

Como o cálculo da nota leva em consideração o peso 6 para os erros morfossintáticos, vamos imaginar a seguinte situação entre dois candidatos:

Candidato A: Escreveu 28 linhas, tirou nota máxima em todos os itens 2.1, 2.2 e 2.3, mas errou em 14 linhas.

Candidato B: Escreveu 25 linhas, tirou nota máxima em todos os itens 2.1, 2.2 e 2.3, mas teve apenas erros em 3 linhas.

 

Como a prova vale 30,00 pontos e o peso para cada erro microestrutural é 6, veja o que acontece:

a) Para o candidato A, o cálculo é 14 dividido por 28. Igual a 0,5. Multiplica-se o valor 0,5 pelo peso 6. Isso resulta em 3,0. Ou seja, apesar de ter gabaritado a redação em 30,00 pontos porque foi bem demais nos itens 2.1, 2.2 e 2.3, vai ter nota final global de 27,00, pois 30,00 menos 3,00 é 27.

b) Já o candidato B, que teve menos erros vai ter o seguinte cálculo: 3 dividido por 25 é igual a 0,12. 0,12 multiplicado por 6 é igual a 0,72. No final, como obteve nota máxima nos conceitos macroestruturais, a sua nota será de 30,00 menos 0,72, ou seja, 29,28 pontos.

Apesar de o candidato A ter escrito mais linhas, ele também cometeu mais erros microestruturais.

Isso significa que o Candidato A fica com 27,00 pontos e o Candidato B fica com 29,28 pontos!

Acreditem: 2,28 pontos pode ser a diferença de dezenas de posições acima para o Candidato B em relação ao Candidato A.

O Candidato A pode e deve se recuperar, entrando com recurso no quesito microestrutural da prova.

Portanto, qualquer desconfiança de que a banca tenha cometido algum deslize em apontar erro ortográfico, morfossintático, pontuação ou impropriedade vocabular em linhas da sua prova não perca tempo.

Entre com recurso para o aspecto gramatical da prova para ganhar preciosos pontos!

 

DICA FINAL

Não seja um concurseiro cético em relação à fase de recursos. Siga os seguintes passos para se dar bem:

  1. Analise sua prova, a grade de correção e compare com o padrão de resposta divulgado no site do CESPE/CEBRASPE.
  2. Verifique os possíveis erros do examinador. Se preferir, entre em contato com um amigo, um colega ou um mentor experiente em concursos e liste quais são os itens avaliados que chamam sua atenção para a revisão de pontuação.
  3. Monte seu recurso e envie para a banca no tempo hábil. Geralmente, o prazo de submissão do recurso no sistema encerra às 18h do dia seguinte. Não deixe para a última hora, porque o site fica congestionado.

Atenção! É possível aprender a interpor recurso na prova discursiva assistindo vídeos de professores que explicam como fazer. Seja direto e objetivo no pedido à banca, embasando bem e procurando fugir de uma linguagem demasiadamente coloquial ou demasiadamente formal (equilíbrio é tudo).

Pode não ser fácil para quem está fazendo pela primeira vez, mas não é impossível elaborar um recurso.

Se considerar uma tarefa difícil demais, há a possibilidade de contratar um especialista para fazer seu recurso.

Conheço alguns bons professores que prestam esse serviço, cumprindo rigorosamente seus prazos e sendo referência na área com histórico de majoração em diversos certames.

Caso esteja difícil, procure por auxílio profissional, pois pode te ajudar enormemente nessa etapa. Pense nisso!

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Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil em que vivemos.

Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para auxiliar com suas metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.

Espero que tenha gostado das dicas e que esteja consciente da importância que a nota da discursiva tem na manutenção ou na SUBIDA DA SUA POSIÇÃO NO RANKING DA CLASSIFICAÇÃO do certame.

Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.

Para qualquer dúvida nessa fase ou indicação de especialista em recurso, você pode entrar em contato comigo:

– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;

– enviando um direct no Instagram em https://www.instagram.com/prof.brunopimentel/; ou

– dando um “oi” no Telegram: https://t.me/profbrunopimentel.

 

Foco na missão, guerreiro(a)!

Você é capaz.

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Para quem não me conhece: Sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.

Realizo coaching no Gran Cursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching com a certificação Professional Coach Certification – PCC®.

Tenho 11 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.

Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas. Elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.

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