Olá, pessoal! Vamos estudar com determinação e motivação?
Sei que não é fácil a dedicação para concursos na nossa área de enfermagem, pois temos pouco temo para estudar e um trabalho exaustivo. Porém, essa é a realidade de todos os concorrentes também. Faça a sua parte e tenha o diferencial que levará você a aprovação. Acorde mais cedo, durma mais tarde e estabeleça metas diárias de estudo para que você consiga alcançar o seu sonho: a aprovação.
Hoje, vamos abordar as diferenças entre infecções relacionadas à assistência à saúde e a infecções comunitárias. Esse tema é muito importante para provas de concursos, portanto, fique atento! Vamos nessa?
Atualmente, tem sido sugerida a mudança do termo infecção hospitalar por INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE (IrAS), uma vez que este último reflete melhor acerca do risco de aquisição dessas infecções.
É fundamental saber diferenciar os critérios para classificar a infecção relacionada à assistência à saúde e à infecção comunitária, vamos verificá-los?
Infecção Hospitalar (ou relacionada à assistência à saúde)
- Infecção adquirida durante a hospitalização e que não estava presente ou em período de incubação por ocasião da admissão do paciente;
- Adquirida após a admissão e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares;
Atenção a esse aspecto: existem procedimentos que vinculam a infecção hospitalar por até 1 ano, como, por exemplo, o uso de próteses.
- Infecção na mesma topografia da infecção comunitária quando isolar um germe diferente e somado ao agravamento das condições clínicas;
- Manifestação clínica de infecção maior que 72h após admissão, quando desconhecer o período de incubação do microrganismo e não houver evidência clínica de infecção no momento da internação;
- Manifestações clínicas de infecção menor que 72h da admissão quando estiverem associadas aos procedimentos;
- Infecções em recém-nascidos são infecções hospitalares, exceto as transmitidas de forma transplacentária ou bolsa rota maior que 24h;
- Os pacientes provenientes de outro hospital, que se internam com infecção, são considerados portadores de infecção hospitalar do hospital de origem.
A ilustração abaixo ajuda na fixação de uma infecção hospitalar e comunitária:
Vamos analisar uma questão?
- (CESPE/DEPEN/2013) Julgue o item seguinte, acerca do controle da infecção hospitalar.
A infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente no hospital, manifestando-se apenas durante a internação.
Comentário: questão errada. A Infecção Hospitalar pode ocorrer após a alta do paciente, desde que esteja relacionada com procedimentos, por exemplo, uma infecção em ferida cirúrgica. Mesmo após a alta, será considerada infecção relacionada à assistência à saúde.
Vamos relembrar o conceito de infecção hospitalar:
Infecção hospitalar é a infecção adquirida durante a hospitalização e que não estava presente; ou em período de incubação, por ocasião da admissão do paciente; ou que se manifeste após a admissão, ou durante a internação ou após a alta, quando relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
- (FAFIPA/2014) Proliferação de microrganismos patogênicos em um determinado hospedeiro, podendo causar um processo patológico, é a definição de:
a) Infecção.
b) Desinfecção.
c) Contaminação.
d) Transmissão.
Comentário:
Gabarito: a
Esse é o conceito de infecção, que ocorre quando um microrganismo, seja um vírus, bactéria ou fungo, entra e se prolifera no corpo de um hospedeiro, podendo causar doença ou um processo patológico.
Vamos aproveitar essa questão para tratar da diferença entre colonização e infecção?
Colonização: presença de um microrganismo sobre a superfície epitelial sem invasão tecidual, sem clínica e reação imunológica. Não apresenta sintomas, e o microrganismo vive em harmonia com o ser humano.
Ex.: a microbiota humana em situações de equilíbrio.
Infecção: implica em parasitismo (interação metabólica) e reação do hospedeiro (inflamação e imunidade). Quando se manifesta clinicamente, é chamada de doença infecciosa.
- (PREFEITURA DO RJ/2016) A infecção constatada ou em incubação no ato da admissão, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital, é denominada:
a) hospitalar.
b) cruzada.
c)
d) comunitária.
Comentário:
Gabarito: d
Vamos revisar os critérios para classificar as infecções comunitárias:
- Aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
- Infecção que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção.
- Infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foicomprovada, e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS).
- As infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 horas.
Finalizamos nosso artigo, mas espero você nos cursos e no fórum do Gran Cursos Online para contribuir com sua aprovação. Vamos caminhar juntos rumo ao seu SUCESSO!
___________________________________________________________________
Fernanda Barboza – Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.
____________________________________________________________________
Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Participe da conversa