Questões comentadas da FCC sobre Humaniza SUS! Por: prof.ª Natale Souza

Por
5 min. de leitura

Com a proximidade do concurso da Câmara Legislativa do DF, resolvi comentar algumas questões da Banca Fundação Carlos Chagas – FCC para que vocês gabaritem a parte de Saúde Pública/Saúde Coletiva. Neste bloco, há 05 questões do tema Humaniza SUS. Vamos lá?

  1. (2017/ FCC/TRE-SPP/Técnico Judiciário – Enfermagem) Ao acolher o usuário que procura atendimento nos serviços de saúde com uma escuta qualificada, a instituição de saúde estará atendendo a uma das diretrizes lançada em 2003 na Política

a) do Programa Mais Médicos.

b) Nacional de Humanização.

c) Nacional de Promoção da Saúde.

d) do Programa de Escuta Especializada.

e) Nacional de Estratégia Acolher/SUS.Parte inferior do formulário

Comentário: De acordo com Brasil (2013), lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. O acolhimento é uma das diretrizes que norteiam o trabalho da PNH – devendo ser feito com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.

GABARITO: B

  1. (2014/FCC/TRF – 3ª REGIÃO/Técnico Judiciário – Enfermagem) A Política Nacional de Humanização, destaca o fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, fomentando, dentre outros, a transversalidade que é

a) construir redes solidárias interativas e participativas, tendo os profissionais da saúde e os gestores como únicos protagonistas do Sistema Único de Saúde.

b) ampliar o grau do contato e da comunicação entre as pessoas e os grupos, fortalecendo as relações de poder hierarquizado no sistema de saúde.

c) aumentar o diálogo entre os profissionais, entre os profissionais e a população, entre os profissionais e a administração, promovendo a gestão mediadora e centralizada.

d) reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem “conversar” com a experiência daquele que é assistido, pois esses saberes juntos podem produzir saúde de forma mais corresponsável.

e) dar autonomia aos sujeitos e ao coletivo, centralizando a gestão e atenção tornando-a menos concreta se construída com as pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades.

Comentário: Segundo Brasil (2013), a Política Nacional de Humanização deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Transversalizar é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.

GABARITO: D

  1. (2010/FCC/AL-SP/Agente Técnico Legislativo Especializado – Enfermagem) A Política Nacional de Humanização relaciona o acolhimento como o modo de operar os processos de trabalho em saúde de forma a atender a todos os usuários. Nesse sentido, o acolhimento requer atitudes de mudanças relacionadas à

a) elaboração de projeto terapêutico individual e coletivo com verticalização em linhas de cuidado.

b) reorganização dos serviços de saúde a partir da centralização e do controle da participação social.

c) possibilidade de intervenção do Estado, exigindo da comunidade a elaboração de regimentos para resolução do problema.

d) adequação da área física, ao dimensionamento das equipes e à compatibilização entre a oferta e a demanda por ações de saúde.

e) escuta e análise da demanda, cujo atendimento tem como pré-requisitos o agendamento do horário e local determinados, visando ao maior vínculo com o cliente.

Comentário: De acordo com Brasil (2010), acolher com a intenção de resolver os problemas de saúde das pessoas que procuram uma unidade de saúde pressupõe que todas as pessoas que procuram a unidade, por demanda espontânea, deverão ser acolhidas por profissional da equipe técnica. O profissional deve escutar a queixa, os medos e as expectativas, identificar os riscos e a vulnerabilidade, acolhendo também a avaliação do próprio usuário, e se responsabilizar para dar uma resposta ao problema. Nesse funcionamento, o acolhimento deixa de ser uma ação pontual e isolada dos processos de produção de saúde e se multiplica em inúmeras outras ações, que, partindo do complexo encontro entre o sujeito profissional de saúde e o sujeito demandante, possibilitam que sejam analisados:

GABARITO:D

  1. (2016/FCC/TRT – 20ª REGIÃO (SE)/Analista Judiciário – Enfermagem) Uma Unidade de Saúde passará por reforma em sua área física com o objetivo de criar espaços saudáveis, acolhedores, confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciando mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas. Para operacionalizar essa ação, o gestor da unidade criou um grupo de trabalho com representantes das diversas áreas da instituição, para uma discussão compartilhada do projeto arquitetônico da reforma e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores. Na perspectiva da Política Nacional de Humanização, essa ação corresponde à diretriz denominada de

a) Clínica Ampliada e Compartilhada.

b) Ambiência.

c) Gestão da Clínica.

d) Transversalidade.

e) Acolhimento Verticalizado.

Comentário: Segundo Brasil (2013), a ambiência é criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas. Deve ser realizada por meio da discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço é uma orientação que pode melhorar o trabalho em saúde.

GABARITO: B

  1. (2015/FCC/TRT – 15ª Região/Técnico Judiciário – Enfermagem) A humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as esferas do Sistema Único de Saúde, pressupõe

a) trabalhar em rede com equipes multiprofissionais, com atuação transdisciplinar.

b) fragmentar o atendimento nos serviços de saúde.

c) adequar a cultura local aos serviços de saúde.

d) promover a dissociabilidade entre atenção e gestão.

e) implantar medidas de segregação social.

GABARITO:B

Parte inferior do formulário

Comentário: De acordo com Brasil (2010), a Humanização do SUS se operacionaliza com:

O resgate dos fundamentos básicos que norteiam as práticas de saúde no SUS, reconhecendo os gestores, trabalhadores e usuários como sujeitos ativos e protagonistas das ações de saúde;

– A construção de diferentes espaços de encontro entre sujeitos (Grupo de Trabalho em Humanização; Rodas; Colegiados de Gestão, etc.);

– A construção e a troca de saberes;

O trabalho em rede com equipes multiprofissionais, com atuação transdisciplinar;

– O mapeamento, análise e atendimento de demandas e interesses dos diferentes sujeitos do campo da saúde;

– O pacto entre os diferentes níveis de gestão do SUS (federal, estadual, e municipal), entre as diferentes instâncias de efetivação das políticas públicas de saúde (instâncias da gestão e da atenção), assim como entre gestores, trabalhadores e usuários dessa rede;

– A construção de redes solidárias e interativas, participativas e protagonistas do SUS;

– Valorização da dimensão subjetiva e coletiva em todas as práticas de atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos de cidadania, destacando-se as necessidades específicas de gênero e étnicas;

– racial, orientação/expressão sexual e de segmentos específicos (população negra, do campo, extrativista, povos indígenas, quilombolas, ciganos, ribeirinhos, assentados, população em situação de rua, etc.);

– Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, fomentando a transversalidade e a grupalidade;

– Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e com a produção de sujeitos;

– Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS;

– Co-responsabilidade desses sujeitos nos processos de gestão e atenção;

– Fortalecimento do controle social, com caráter participativo, em todas as instâncias gestoras do SUS.

GABARITO: A

Aguardem os próximos blocos!

Muita paz,

Professora Natale Souza

Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador. Coach, Mentora, Consultora e Professora na área de Concursos Públicos e Residências. Graduada pela UEFS em 1998, pós-graduada em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Urgência e Emergência, Auditoria de Sistemas, Enfermagem do Trabalho e Direito Sanitário. Autora de 02 livros – e mais 03 em processo de revisão: – Legislação do SUS – vídeo livro ( Editora Concursos Psi); Legislação do SUS – Comentada e esquematizada ( Editora Sanar). Aprovada em 16 concurso e seleções públicas (nacionais e internacionais) dentre elas: – Programa de Interiorização dos Profissionais de Saúde – MS – lotada em MG; – Consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue (OPAS), lotada em Brasília; – Consultora Internacional do Programa Melhoria da Qualidade em Saúde pelo Banco Mundial, lotada em Brasília; – Governo do estado da Bahia – SESAB – urgência e emergência; – Prefeitura Municipal de Aracaju; – Prefeitura Municipal de Salvador; – Professora da Universidade Federal de Sergipe UFS; – Governo do Estado de Sergipe (SAMU); – Educadora em Saúde mental /FIOCRUZ- lotada Rio de Janeiro.

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/cursos/carreira/saude” target=”blank” background=”#ef2f2d” size=”6″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

 

Por
5 min. de leitura