Recurso extraordinário não vale em ação sobre honorários de dativo

Por
1 min. de leitura

honorários de dativo

Ministro Humberto Martins, vice-presidente do STJ.


O encaminhamento de um recurso extraordinário sobre o pagamento de honorários advocatícios devidos a dativo em processo criminal foi negado pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins. Para ele, o tema envolve a aplicação das leis federais 1.060/50 e 8.906/94, o que resultaria em violação reflexa à Constituição, caso ocorra.
No recurso analisado, o estado de Santa Catarina questiona uma decisão da 5ª Turma do STJ que garantiu ao defensor dativo, em casos criminais, o direito aos honorários a serem fixados com base nos valores estabelecidos na tabela da Ordem dos Advogados do Brasil do estado em que o feito foi processado e julgado.
Para Santa Catarina, o entendimento viola dispositivos constitucionais, o que justificaria o recurso extraordinário. O estado alegou que a Fazenda Pública não poderia se submeter a valores definidos pela OAB. Afirmou ainda que os montantes fixados pela OAB-SC são muito altos, sendo, em alguns casos, quase o triplo dos estipulados para defensor dativo pela Ordem em São Paulo.
Humberto Martins lembrou que o STF tem entendimento pacífico no sentido de que eventual violação constitucional nesses casos seria reflexa, pois em primeiro lugar haveria afronta à legislação ordinária, razão pela qual não é cabível o recurso extraordinário. A mesma solução dada ao caso foi aplicada a outras 40 demandas idênticas na vice-presidência. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.
REsp 1.562.926
 
 
Fonte: http://www.conjur.com.br/

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

xxii-exame-de-ordem

Por
1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

STJ