Recurso para prova discursiva da ALCE: tudo que você precisa saber para subir sua classificação

Os futuros servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará devem ficar ligados nas próximas fases do concurso. Após a prova ocorrida em 19 de dezembro de 2021, vem o resultado preliminar com a abertura da fase de recursos. Esteja atento aos recursos para ganhar pontos preciosos.

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Trarei, neste artigo, uma análise de como você precisava responder aos itens da prova discursiva para se sair bem e obter os 70.00 pontos da prova. Lembro que a prova objetiva teve a pontuação total de 120.00 pontos e, consequentemente, isso faz com que a prova discursiva corresponda a 36.84% da nota das provas antes da fase de títulos.

Ir bem na prova discursiva significa ter aproximadamente um terço da sua nota garantida. Por isso, devemos estar muito atentos ao que nos espera na fase de recursos porque cada ponto a mais ou a menos é capaz de fazer uma enorme diferença.

Para quem ainda não conhece o quão importante pode ser essa fase, trago depoimento de uma aluna que fez parceria comigo no recente concurso da Polícia Civil de Sergipe e de outro do aluno que assumiu suas funções no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais:

“Hoje venho aqui agradecer primeiramente a Deus e depois ao professor, Bruno Pimentel. Conheci o Bruno através de um curso preparatório para concursos. Conversei com o professor por mensagem e com a sua gentileza e sabedoria elaborou um brilhante recurso para mim. O tema da nossa redação foi muito específico, difícil e ele conseguiu até mesmo me convencer que minha redação tinha sido razoável, agradeço imensamente. Obtivemos êxito e conseguimos majoração de 1,50 pontos que foi excelente. Neste concurso muitos recursos não obtiveram nenhum ponto e o maior aumento de agente da ampla concorrência foi de 1,75. Com isso, consegui subir 27 classificações. Deus não coloca ninguém nas nossas vidas por acaso. O meu único arrependimento é não ter feito antes a mentoria do Professor Bruno Pimentel. Rumo às próximas etapas do concurso. Agradeço de coração e que continue a trilhar esse caminho altruísta.”

Márcia Felix – PC-AL (Cespe/Cebraspe)

“Agradeço ao professor Bruno Pimentel pela majoração da minha nota na prova discursiva. Precisava de 0,04 pontos para sair da segunda posição para ser o primeiro na categoria PCD, e, com a excelência do recurso interposto, consegui bem mais do que precisava: 1,29 pontos a mais no total da nota, o que me garantiu com folga o primeiro lugar. Absolutamente recomendável!”

João Paulo Bouchardet – TCE/MG (Cespe/Cebraspe)

Percebeu como é importante acreditar em cada fase do concurso? Para quem ainda acredita que fase de recurso da prova discursiva não faz diferença: está na hora de rever seus conceitos.

Com base no padrão de resposta preliminar divulgado pela banca e no enunciado de prova, vamos aos comentários:

 

PROVA DISCURSIVA PARA NÍVEL SUPERIOR:

Textos motivadores:

Inaugurada oficialmente no dia 7 de abril de 2006, Dia do Jornalista, data em que também se comemoraram os 171 anos da instalação da Assembleia da Província do Ceará, a TV Assembleia — Canal 31.1 Digital — é mais um veículo de aproximação e interlocução entre o Poder Legislativo e a sociedade. Por meio da emissora, o Poder Legislativo oferece ao povo cearense um instrumento de acompanhamento do trabalho de seus representantes, de transparência de todos os atos emanados da Casa, de educação para a cidadania e de prestação de serviços comunitários.

Internet: <www.al.ce.gov.br> (com adaptações).

Ainda que estivesse explícito na legislação que a prioridade das emissoras legislativas era a veiculação das sessões parlamentares — algo que não era atribuição da mídia privada — a inserção das TVs legislativas nos canais básicos de utilização gratuita da TV a cabo não passou imune às críticas dos principais grupos e redes de comunicação comercial do país. No período da instalação tanto da TV Senado quanto da TV Câmara, jornais impressos, revistas e emissoras de televisão veicularam matérias e editoriais ressaltando que aquelas TVs serviriam apenas como instrumento de manipulação dos eleitores ou como palanques eleitorais para os parlamentares.

Paulo V. Melo. TVs legislativas e políticas de comunicação no Brasil: perspectivas no Novo Marco Regulatório das Comunicações.
V Congresso da Compolítica, Curitiba – PR, 8 a 10 de maio de 2013 (com adaptações).

[…] não é preciso buscar fórmulas mágicas para aumentar o interesse do cidadão pelo que se passa no Parlamento […] basta criar canais de inclusão política, pois o cidadão quer falar, reclamar, denunciar, propor e debater as decisões que afetam a vida dele.

Júlio Mósquera. E eu com isso? Rio de Janeiro: Globo, 2006, p. 185.

 

Enunciado da prova:

Considerando que os textos anteriores têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.


O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NA APROXIMAÇÃO DA POPULAÇÃO COM A ATIVIDADE LEGISLATIVA

 

Diante do enunciado acima, fica claro que a banca Cespe/Cebraspe saiu um pouco do seu padrão de pedido, porque não abordou pontos ou tópicos que necessariamente tinham que constar na dissertação.

A ideia de deixar mais aberta para o candidato pode ser uma preocupação, mas eu vejo mais como uma oportunidade.

Oportunidade porque se espera que o candidato produza texto dissertativo, na modalidade escrita padrão, a língua portuguesa, acerca do tema apresentado, que se refere ao papel das mídias digitais na aproximação da população com a atividade legislativa.

O padrão de resposta ainda diz que se sabe que, nos últimos tempos, especialmente devido à popularização das redes sociais, as pessoas passaram a opinar mais sobre política de modo geral, muitas vezes com a expectativa de fazer valer sua voz em ambientes de decisão que impactam toda a população. Nesse contexto, o poder público adotou ferramentas digitais, como as consultas públicas virtuais, por exemplo, para que a população manifeste seu apoio ou sua rejeição a propostas de lei formuladas pelos parlamentares.

Em muitos Estados do Brasil, outra estratégia para aproximar o Poder Legislativo local da população foi a criação de TVs legislativas, que transmitem as sessões parlamentares — em algumas unidades da Federação, isso foi adotado apenas recentemente, o que é o caso do Distrito Federal.

Além disso, muitos parlamentares têm utilizado suas próprias redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook, para mostrar seu trabalho e se comunicar com a população.

Portanto, citar redes sociais, televisões legislativas e ambiente de aceitação ou rejeição de projetos legislativos está na pauta da banca para que o candidato tome o caminho certo da argumentação.

Considerando esse contexto, o candidato poderá, em seu texto, posicionar-se de maneira a criticar ou a apoiar o uso de mídias digitais para aproximação da população om a atividade legislativa.

Vale ressaltar que o tema proposto se restringe aos trabalhos no âmbito do Poder Legislativo. Portanto, para fins de avaliação do atendimento completo do tema, não será considerada válida a mera abordagem do uso de mídias digitais no âmbito dos Poderes Judiciário e Executivo.

A meu ver, a banca, ao não incluir tópicos e incluir no seu padrão de resposta as possibilidades de aproximação do Poder Legislativo com o cidadão, dá uma enorme vantagem para o candidato que não tenha tangenciado ou fugido ao tema. Aliás, a banca é bem clara que uma das fugas ao tema é considerada quando o candidato faz uma mera abordagem do uso de mídias digitais no âmbito dos Poderes Judiciário e Executivo.

Já a prova discursiva para nível médio foi um pouco diferente. Vamos a ela:

 

PROVA DISCURSIVA PARA NÍVEL MÉDIO:

Textos motivadores:

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova Iorque e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Ao adotarem o documento. Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável até o ano de 2030, sem deixar ninguém para trás. A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, e busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países os adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que oriente as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Internet: <www.rebob.org.br> (com adaptações).

 

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos.

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
Objetivo 14. Conservar e utilizar, de forma sustentável, os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Internet: <nacoesunidas.org> (com adaptações).

Enunciado da prova:

A partir dos textos anteriores, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

DIMENSÃO SOCIAL DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

Ao elaborar seu texto, atenda o que se pede a seguir.

1 Selecione dois ODS exclusivamente de âmbito social e, a partir deles, sugira ações práticas — em âmbito individual, coletivo e(ou) governamental — que viabilizem o alcance de cada um deles.

2 Explicite a relevância dos ODS de âmbito social para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável propostas.

O padrão de resposta diz que candidato deverá redigir texto dissertativo, na modalidade formal da língua portuguesa, abordando dois dos ODS de âmbito social, que são os de número 1 a 7, assim como o 16 e o 17. O objetivo 10 pode ser tanto de âmbito econômico quanto de âmbito social. Os objetivos de 8 a 12 relacionam-se ao âmbito econômico e os de 13 a 15 têm viés ambiental.

Para cada ODS selecionado, o candidato deverá apresentar uma ou mais ações individuais, coletivas e(ou) governamentais que viabilizem o alcance das metas selecionadas.

A relação entre a ação proposta e o ODS selecionado deverá ser claramente apresentada no texto. O candidato deverá, ainda, explicitar que o atendimento das necessidades de cunho social é imprescindível para o desenvolvimento sustentável, argumentando em favor dessa ideia.

Um tema que a banca Cespe/Cebraspe já dá um direcionamento bem interessante por causa dos textos motivadores. Nesse caso, a importância de se ler o texto motivador com cada um dos ODS é fundamental. Mais fundamental ainda é a seleção de dois deles que o candidato, de fato, domine e consiga detalhar, conforme os quesitos avaliados a seguir:

A pontuação tem uma escala clara no item 1:

Conceito 0 – Não menciona nenhum ODS de âmbito social.

Conceito 1 – Menciona um ou dois ODS de âmbito social, mas não sugere ações práticas que viabilizem o seu alcance.

Conceito 2 – Menciona somente um ODS de âmbito social e ao menos uma ação prática — em âmbito individual, coletivo e(ou) governamental — que viabilize o seu alcance, mas não a desenvolve.

Conceito 3 – Menciona dois ODS de âmbito social, mas indica ação prática – em âmbito individual, coletivo e(ou) governamental — que viabilize o alcance de somente um deles e não a desenvolve.

Conceito 4 – Menciona somente um ODS de âmbito social e desenvolve ao menos uma sugestão de ação prática — em âmbito individual, coletivo e(ou) governamental — que viabilize o seu alcance.

Conceito 5 – Menciona dois ODS de âmbito social, mas desenvolve sugestão de ação prática — em âmbito individual, coletivo e(ou) governamental — que viabilize o alcance de apenas um deles.

Conceito 6 – Menciona dois ODS de âmbito social e desenvolve sugestão de ações práticas — em âmbito individual, coletivo e(ou) governamental — que viabilizem o alcance de ambos.

E outra escala no item 2:

Conceito 0 – Não explicita a relevância dos ODS de âmbito social para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável propostas.

Conceito 1 – Menciona a relevância dos ODS de âmbito social para o alcance as metas de desenvolvimento sustentável propostas, mas não desenvolve essa ideia.

Conceito 2 – Explicita a relevância dos ODS de âmbito social para o alcance as metas de desenvolvimento sustentável propostas, mas apresenta algum argumento inconsistente ou desconectado dos ODS de âmbito social.

Conceito 3 – Explicita, com argumentação organizada e consistente, a relevância dos ODS de âmbito social para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável propostas.

 

Curiosamente, o Cespe/Cebraspe não divulgou o peso dos pontos para cada um dos dois tópicos da prova de técnico. Teremos que aguardar para saber os detalhes da correção da banca.

 

SE LIGA:

Recomendo fortemente que, em relação à fase de recursos, você siga os seguintes passos para se dar bem:

  1. Analise sua prova e a grade de correção e os compare ao padrão de resposta divulgado no site do Cespe/Cebraspe
  2. Verifique os possíveis erros do examinador. Se preferir, entre em contato com um amigo, um colega ou um mentor experiente em concursos e liste quais são os itens avaliados que chamam sua atenção para a revisão de pontuação.
  3. Monte seu recurso e envie para a banca no tempo hábil. Geralmente, o prazo de submissão do recurso no sistema encerra às 18h do dia seguinte. Não deixe para a última hora, porque o site fica congestionado.

Atenção! É possível aprender a interpor recurso na prova discursiva assistindo vídeos de professores que explicam como fazer. Seja direto e objetivo no pedido à banca, embasando bem e procurando fugir de uma linguagem demasiadamente coloquial ou demasiadamente formal (equilíbrio é tudo).

Pode não ser fácil para quem está fazendo pela primeira vez, mas não é impossível elaborar um recurso.

Se considerar uma tarefa difícil demais, há a possibilidade de contratar um especialista para fazer seu recurso.

Conheço alguns bons professores que prestam esse serviço, cumprindo rigorosamente seus prazos e sendo referência na área com histórico de majoração em diversos certames.

Caso esteja difícil, procurar auxílio profissional pode te ajudar enormemente nessa etapa. Pense nisso!

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Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil em que vivemos.

Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.

Espero que tenha gostado das dicas e que esteja consciente da importância que a nota da discursiva tem na manutenção ou na SUBIDA DA SUA POSIÇÃO NO RANKING DA CLASSIFICAÇÃO do certame.

Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.

Para qualquer dúvida nessa fase ou indicação de especialista em recurso, você pode entrar em contato comigo:

– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;

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Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

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Para quem não me conhece: Sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.

Realizo coaching no GranCursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching a certificação Professional Coach Certification – PCC®.

Tenho 11 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.

Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.

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