Antes de querer estudar muito, aprenda a estudar certo

Por
2 min. de leitura

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também pontuei 70 dos 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.

Concurseiro, a finalidade deste artigo é te acalmar. Recebo diversas perguntas de concurseiros me questionando o seguinte: “Professora, quero aumentar minhas horas de estudo, porque acho que estudo pouco se comparado aos meus colegas!”.

Pessoal, vamos partir do seguinte pressuposto: todo mundo que passou em um concurso público concorrido realmente estudou muito e, principalmente, estudou certo. Esse “estudou muito” não significa, necessariamente, quantidade de horas por dia.

Esse “ter estudado muito” deve ser compreendido como: a pessoa deu o seu máximo dentro da realidade que ela tinha, ou seja, se você tem quatro horas por dia para estudar, estude por quatro horas. Se você tem oito horas por dia para estudar, estude por oito horas.

A real preocupação que vocês deveriam ter envolve a qualidade durante o seu processo de estudos. Eu sempre digo e repito: antes de querer estudar muito, aprenda a estudar certo. Isso porque eu te garanto que uma pessoa que estuda muitas horas por dia pode nunca ser aprovada em concurso público, mas uma pessoa que estuda certo, mesmo que por poucas horas por dia, com certeza será aprovada.

Também não comecem a estudar pensando em quando, exatamente, passarão no concurso. O foco deve ser no seu processo de estudos! A data da aprovação é incerta. Entretanto, a aprovação não é incerta se você está estudando da forma correta. Será apenas uma questão de “ganhar maturidade de prova” para que a aprovação chegue.

Então, se você já está na caminhada de estudos para concurso e percebeu que a sua nota não está aumentando, apesar de você estudar muito (muitas horas por dia), comece a ver qual é o seu ponto fraco nas etapas do seu processo de estudos.

Reflita se você está estudando de forma ativa, se está realizando as revisões, se está resolvendo questões e montando o seu caderno de erros. Verifique se você está evoluindo no edital ou se você somente estuda os mesmos temas sem conseguir avançar. Perceba se você está sabendo diferenciar o seu estudo pré-edital do seu estudo pós-edital, afinal de contas, ambos os períodos exigem formas e intensidades diferentes no processo de estudos.

Preocupe-se em manter a constância durante o processo de estudos. Todo dia estude aquilo que você planejou. Estudar é vida real, gera dor, ansiedade e sofrimento. Se você ficar esperando a motivação chegar, é melhor nem começar a estudar para concurso.

Também mantenha-se sempre atento a sua performance nos simulados. Mais do que apenas ver a sua nota final, compreenda se traçou uma boa estratégia de realização da prova, se conseguiu evoluir em disciplinas que estava com a nota estagnada, se conseguiu administrar bem o tempo, a ansiedade e a sua concentração durante a prova.

Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o feedback de vocês. Sugiro, também, que conheçam a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado. Isso te ajudará muito a deixar de ser um concurseiro inconstante.

 

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo,

 

            Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

            No Instagram: mari.fioravante

Por
2 min. de leitura