Os temas que estão na agenda do dia, nos noticiários, nos sites e nos jornais não tardam até chegarem às bancas organizadoras de concursos e passarem a ser cobrados em provas.
É preciso ficar antenado no que está acontecendo no Brasil e no mundo para ser um concurseiro safo e não ficar para trás.
A grande notícia do primeiro semestre de 2022 que abalou o mundo e deixou todos os ânimos tensos está relacionada à invasão da Rússia ao território da Ucrânia.
Poderosos ataques foram sentidos nos primeiros meses de guerra, e agora o que se vê é uma estabilização do conflito, o qual, tudo indica, não se resolverá muito rapidamente.
Veja os principais comentários a seguir:
1) IMPACTO TERRITORIAL:
O ex-diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), Otaviano Canuto, avalia que a intensidade desses impactos varia de país para país, dependendo das condições econômicas internas. Para ele, existe um impacto econômico relevante na própria destruição da Ucrânia, que demorará anos para se reconstruir e se reinserir na economia mundial.
2) DURAÇÃO DO CONFLITO:
Segundo Paulo Feldmann, professor da FEA-USP, a duração do conflito também influencia esses efeitos. “Achava-se que a guerra ia ser de curta duração, e não está sendo, então os impactos são maiores”, diz o professor.
3) CONSEQUÊNCIAS FINANCEIRAS:
A primeira consequência que a guerra já gerou foi a financeira, em especial com uma série de sanções anunciadas pelos Estados Unidos, Europa e aliados contra a Rússia, impactando setores como o bancário, de energia e mineração.
O impacto dessas medidas é direto e gera o que economistas chamam de “isolamento sem precedentes”. A expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia caia pelo menos 15% em 2022. Dá para ver como houve uma tentativa de preparação da Rússia de minimizar as sanções, um processo gradual nos últimos anos pelo banco central de venda de reservas de títulos em dólar e, em menor nível, euro, trocando por ouro e títulos chineses.
4) CRISE DE REFUGIADOS E SITUAÇÃO HUMANITÁRIA:
A cada dia, vidas são destroçadas, e famílias, separadas. Em um mês, mais de 10 milhões de pessoas foram obrigadas a fugir para salvar suas vidas, deixando suas casas e pertences para trás. Mais de 6,5 milhões de pessoas estão deslocadas dentro da Ucrânia, e 3,7 milhões de pessoas foram forçadas a fugir do país.
Esses números estão aumentando a cada dia. Estima-se que cerca de 13 milhões de pessoas estejam presas em áreas afetadas ou impedidas de sair devido ao aumento dos riscos de segurança, destruição de pontes e estradas, bem como a falta de recursos ou informações sobre onde encontrar segurança e alojamento.
5) AUMENTO DOS PREÇOS DAS COMMODITIES:
O principal efeito da guerra na Ucrânia para a economia é a disparada nos preços de uma série de commodities. A Rússia e a Ucrânia são países relevantes na produção de grãos, como: soja, milho e trigo, e a economia russa é bastante ligada ao petróleo, ao gás natural e aos minerais como o alumínio.
Desde que a guerra começou, todos esses produtos dispararam, levando a itens como o milho e a soja a alcançarem os maiores preços dos últimos dez anos, sendo que o trigo chegou a subir 49,5%.
A fonte dos dados acima se baseia nos sites: www.ancur.org e www.cnnbrasil.com.br
Aproveitando o último tópico “Aumento dos preços das commodities”, a banca organizadora Cespe/Cebraspe colocou em enunciado recente de prova.
Vejamos na prática como é cobrado:
6) ENUNCIADO DE PROVA DA APEX 2022 (CARGO 3):
Texto motivador:
A guerra entre a Ucrânia e a Rússia trouxe diversos desdobramentos para o mundo, com impacto direto nas economias com relacionamento estreito com esses dois países, além de efeitos indiretos por meio do impacto no preço de commodities.
Pedido:
Discorra sobre como esse evento impactou a economia mundial, as exportações e importações do Brasil, bem como sobre seus reflexos diretos na economia brasileira.
7) TEXTO NA PRÁTICA:
Diante do pedido acima, trago, neste momento, um texto escrito em treinamento por um aluno (autorizado por ele) sobre a resposta que ele conseguiu desenvolver para a pergunta:
Diante do texto acima, está claro que se respondeu e que se desenvolveu no texto alguns dos pedidos realizados pela banca.
No primeiro parágrafo, ele tratou que a guerra está impactando de sobremaneira a economia, principalmente em relação às commodities agrícolas e energética. No entanto, não explicitou o caso do petróleo, nem sobre a escalada inflacionária e as suas consequências. Ficou uma abordagem mais tangencial. Portanto, conceito 2 de 4 (50% dos pontos para o tópico).
No segundo parágrafo do texto, houve uma abordagem na linha correta porque se tratou dos aspectos relacionados à importação de bens agrícolas e se colocou o impacto dos fertilizantes. Porém, a banca exigia que se explicitasse os casos de alguns bens, como milho e trigo. Por isso, novamente conceito 2 de 4 (50% dos pontos para o tópico).
No último parágrafo, há uma coordenação melhor sobre o tópico ao tratar dos efeitos do conflito no preço da gasolina e seus reflexos no nível geral de preços da economia (elevação da inflação), de forma adequada (relatando como um fator afeta o outro). Restou apenas abordar uma parte, que é a elevação da taxa Selic para frear a subida da inflação como política monetária do país. Conclusão: conceito 3 de 4 (75% dos pontos para o tópico).
8) VEJA O PADRÃO RESPOSTA DA BANCA:
Como a Rússia é uma grande exportadora de petróleo, além de derivados e combustíveis fósseis, a eclosão da guerra elevou o preço dessa commodity no mercado internacional, com impacto inflacionário em todo o mundo. Além do petróleo, ambos os países são exportadores de grãos, cujo preço internacional também se elevou e pode impactar a segurança alimentar de vários países, uma vez que esses produtos são também insumos para a produção de proteína animal. O Brasil, em particular, importa parcela significativa de fertilizantes da Rússia e teria dificuldade de substituir essa fornecedora por outra em curto espaço de tempo. Além disso, o Brasil é um grande importador de trigo, principalmente da Argentina, cujos preços também foram afetados pelo conflito.
Por outro lado, como o Brasil é exportador de trigo milho, o país pode se beneficiar da elevação do preço do produto e da exportação para a China, hoje atendida pelos países afetados diretamente pela guerra.
Contudo, o aumento da demanda e dos preços internacionais pode representar também um problema de abastecimento interno e aumento da pressão
inflacionária.
Conceitos
2.1 – Preço do petróleo, derivados, outros produtos exportados por Rússia e Ucrânia e impacto inflacionário mundial
0 – não abordou o tema ou o fez de forma equivocada.
1 – tratou do preço do petróleo e derivados, mas não fundamentou ou o fez de forma inadequada.
2 – tratou do preço do petróleo e derivados, fundamentando o tema de forma adequada.
3 – tratou do preço do petróleo e derivados de forma adequada, além de citar o impacto do conflito em outros produtos exportados
pelos países envolvidos, como grãos e fertilizantes, mas sem um desenvolvimento adequado dos tópicos.
4 – tratou de todos os aspectos relevantes para o item (impacto no preço do petróleo e derivados, bem como nos preços de outros
produtos exportados pelos países envolvidos, como grãos e fertilizantes), citando o impacto inflacionário mundial que o conflito
está causando.
2.2 – Impactos positivos e negativos para as importações e exportações brasileiras
0 – não abordou o tema ou o fez de forma equivocada.
1 – tratou apenas dos aspectos negativos para as importações brasileiras, sem desenvolver o tema de forma adequada.
2 – tratou apenas dos aspectos negativos para as importações brasileiras, desenvolvendo o tema de forma adequada ao citar a
dependência brasileira de produtos específicos e a dificuldade de substituir os fornecedores em curto espaço de tempo.
3 – tratou de aspectos negativos para as importações brasileiras (trigo, por exemplo), com desenvolvimento adequado, além de
citar potenciais aspectos positivos, tendo em vista a elevação do preço de commodities exportadas pelo Brasil (trigo milho, por
exemplo).
4 – tratou de aspectos negativos para as importações brasileiras (trigo, por exemplo), com desenvolvimento adequado, além de
citar potenciais aspectos positivos, tendo em vista a elevação do preço de commodities exportadas pelo Brasil (trigo milho, por
exemplo) e a exportação para outros países, como a China, prejudicados pelo conflito no fornecimento desse(s) produto(s).
2.3 – Impacto geral na economia brasileira (inflação, taxa de câmbio e juros)
0 – não abordou o tema ou o fez de forma equivocada.
1 – tratou apenas dos efeitos do conflito no preço da gasolina.
2 – tratou dos efeitos do conflito no preço da gasolina e seus reflexos no nível geral de preços da economia (elevação da inflação), mas de forma inadequada.
3 – tratou dos efeitos do conflito no preço da gasolina e seus reflexos no nível geral de preços da economia (elevação da inflação), de forma adequada (relatando como um fator afeta o outro).
4 – tratou dos efeitos do conflito no preço da gasolina, seus reflexos no nível geral de preços da economia (elevação da inflação) de forma adequada (relatando como um fator afeta o outro) e na taxa de juros da economia (elevação da taxa Selic).
…
..
.
Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco neste período difícil em que vivemos.
Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.
Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.
Para qualquer dúvida nessa fase ou indicação de especialista em recurso, você pode entrar em contato comigo:
– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;
– enviando um direct no Instagram em https://www.instagram.com/prof.brunopimentel/; ou
– dando um “oi” para mim no Telegram https://t.me/profbrunopimentel
Foco na missão, guerreiro!
Você é capaz.
.
…
…..
Para quem não me conhece: Sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.
Realizo coaching no Gran Cursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching, a certificação Professional Coach Certification (PCC®).
Tenho 12 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.
Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa